Olá pessoal tudo bem?

Sabe aquela abobrinha cozidinha, refogada ou aquele brócolis no vapor ou refogadinho de toda semana? Pois é, esqueça isso e coloque temperos, cores e sabores na sua cozinha. Assar os vegetais é uma idéia muito mais prática, mais saborosa e diferente de se incluir vegetais na sua alimentação.

vegetais

Os vegetais assadinhos podem ser servidos puros com com molhos como guacamole, hummus, coalhada…além de ser uma ótima opção para colocar junto com carnes e massas e preparar um delicioso prato único. Também ficam deliciosos quando jogados sobre uma salada, sopa ou quinoa.

Se você chega do trabalho super cansada e não quer ficar ali no fogão, ligue o forno baixo a médio (180 a 220 graus), coloque os vegetais que você deseja, cubra com um fio de óleo (ou uma borrifada de azeite), sal, alho, cebola, os temperos que você gosta e asse. Os vegetais assados preservam muitos nutrientes, mais do que quando cozidos ou até mesmo no vapor, já que a água pode levar embora boa parte das vitaminas e minerais.

Só não se esqueça de desligar o forno (Se você é desses que vai pro banho, vai ver TV, liga o telefone e esquece da vida, fique de olho) e também tente manter os vegetais todos do mesmo tamanho (por ex uma abobrinha em cubos os maiores assarão em mais tempo e os menores podem queimar!

Normalmente demoram…

  • Vegetais finos (aspargos e vagem): 7 to 10 minutos
  • Vegetais crucíferos (brócolis, couve flor): 15 to 20 minutos
  • Raízes, tubérculos (batata doce e cenoura): 20 to 30 minutos
  • Vegetais macios(cebola, pimentões): 20 to 30 minutos

Você pode cortar em cubos, em tiras finas (juliene) ou em rodelas chipando tudo.

Alho assado fica uma maravilha! Já postei aqui sobre ele.

Ah, se você quiser jogar um raio gourmetizador nos seus vegetais assados, coloque ervas frescas ou desidratadas sobre eles (alecrim, manjericão, orégano, tomilho…) ou ainda vá de temperos em pó com propriedades funcionais como curcuma, açafrão, pimenta, canela…

Se desejar vire os vegetais na metade do tempo para deixá-los mais macios ainda. Você terá vegetais macios por dentro mas com uma suave crosta por fora. Uma delícia, imperdível. Corre já para fazer!

Até a próxima

Carol

 

 

foto e inspiração do texto: Self Magazine
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author