Olá pessoal tudo bem?

gorgeous newborn baby sleeping

Faz um tempão que quero publicar algo sobre o sono dos bebês x sonecas diurnas mas sempre deixo para outro dia e outro dia e o post estava começado e parado por aqui! Hoje resolvi então trazer essas dicas super importantes sobre o sono dos pequenos.

Já escrevi aqui no blog como fiz meu filho dormir a noite inteira, que isto era a nossa maior preocupação aqui em casa. Quando engravidei pela segunda vez, muita gente me falava que eu ia ver, porque se meu primeiro filho dormia bem, o segundo não ia etc etc….ficava mega preocupada!! Aí a Isabela nasceu, aplicamos nossa rotina de sempre e cá estamos com dois filhos (2 anos 9 meses e 9 meses) dormindo cedo e a noite toda! Super importante para o casal!

10 coisas que você pode fazer e entender sobre o sono dos bebês

    1. A primeira soneca do dia é a mais importante!  É claro que todas as sonecas do dia são importantes mas as mamães muitas vezes acham que é importante que o filho tire uma sonequinha a tarde etc…e isso está completamente errado! A primeira soneca do dia é a que deixa o bebê restaurado, bem humorado e apto para o dia todo! Um bebê que dorme bem de dia, e na primeira soneca, dormirá melhor a noite pois o dia flui muuito melhor!
    2. A maioria dos bebês faz 2 sonecas até 1 ano a 1 ano e meio. Depois de cerca dos 18 meses de idade, passam a fazer apenas 1 soneca. Meu filho mesmo dormiu 2 sonecas até 1 ano e meio. E a soneca da manhã sempre foi mais longa (cerca de 2 horas a 2 1/2 horas) e a soneca da tarde mais curta (até 1 hora no máximo!).
    3. Para a quantidade de sonecas fica mais ou menos assim….1Até os 6 ou 7 meses o bebê faz de 3 a 4 sonecas ao dia. Depois reduz para 2 e após um ano e meio para uma soneca após o almoço!*3-4 MESES – 4 sonecas.

      *5-8 MESES – provavelmente 3 sonecas

      *9-15 MESES – 2 sonecas. Alguns bebês podem passar para 1 soneca só a partir do primeiro ano.

      *15-18 MESES – 1-2 sonecas

      *18 MESES-4 YEARS – 1 soneca. Entre o terceiro e o quarto ano de vida a criança passa a não fazer mais as sonecas!

    4. Um bebê que dorme bem a noite pode ou não dormir bem de dia. As mães tem que entender que as sonecas do dia devem ocorrer em um ambiente mais claro, quando tem um pouco de som. Já a noite não, o quarto deve estar escuro, sem barulho. Meu filho dormia bem as sonecas e minha filha agora dorme menos de dia, mas vai dormir mais cedo também.
    5. Aquelas sonecas que ocorrem no carro ou em movimento são diferentes das que ocorrem em um ambiente mais tranquilo. Isso é bem interessante já que por exemplo existem crianças que só conseguem dormir sem em movimento no carrinho, ou num carro etc. Essas sonecas não são tão restauradoras quanto as em ambiente tranquilo. São geralmente mais curtas e podem viciar a criança a dormir apenas assim.
    6. Ao mesmo tempo que as sonecas são super importantes, dormir demais de dia ou nos horários errados pode afetar o sono noturno. lUm ponto comum e que você já até pode ter ouvido falar é o de crianças que trocam o dia pela noite. Isso precisa ser revertido caso você queira uma noite tranquila. Mas o outro ponto fundamental é que muitas crianças brigam com o sono durante o dia e vão cair de cansaço para uma soneca lá pelas 17 ou 18 hs! Isso não é hora de soneca!! Dormir neste horário vai certamente tirar um pouco o sono noturno. Experimente você dormir uma horinha as cinco ou seis horas da tarde e veja o que acontece! Seu sono vai demorar para aparecer depois!
    7. Se o seu filho cresceu e parou de fazer sonecas, substitua-as por momentos de tranquilidade e descanso enquanto acordados. Quanto seu filho desistir de dormir de dia, lá pelos 3 anos, troque aquele horário por um período de tranquilidade. Pode ser assistir um desenho, descansar na rede ouvindo música ou deitar num tapete para “ler” um livro!

Bom, espero ter ajudado! Aqui em casa temos tido bastante sucesso. Meu filho vai dormir as 20hs diariamente e minha filha as 19! Dormem 11 a 12 horas por noite!

O post anterior sobre sono dos bebês onde dei dicas está neste link aqui: SONO DO BEBÊ.

Até a próxima

Carol Di Guimarães

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author