Olá pessoal tudo bem?

whey1Hoje vamos falar sobre Whey! Suplemento dos mais comuns, principalmente entre os praticantes de atividade física, sendo usado principalmente para ganho de massa magra. O Whey Protein é um extrato protéico derivado do leite, e pode ter seu uso muito além do que apenas para malhadores de carteirinha. Os componentes biológicos do whey demonstram propriedades importantes para a saúde em geral também, sendo apontado como antioxidante, anti-hipertensivo, antitumoral, hipolipidemico, antiviral…mas….também sabemos de propriedade inflamatória do whey e que o seu uso indiscriminado não é aconselhável tanto pelo teor de proteína e outros macronutrientes da dieta, quanto para o aporte calórico da mesma.

Existem 3 principais tipos de Whey:

CONCENTRADO- fruto da primeira extração do soro, contém não apenas proteínas mas um pouco de carboidrato e gordura.

ISOLADO- fazendo juz ao nome, passa por um processo de extração que ISOLA a proteína, por isso é o mais comum e um pouco mais caro do que a versão concentrada: tem apenas proteína.

HIDROLISADO- as proteínas passam pelo processo de hidrolisação ou seja, ficam parcialmente quebradas e de mais fácil absorção. É também o mais indicado em casos de intolerância à lactose, má digestão.

Nutrientes e calorias:

Normalmente quando recomendo o Whey Protein para um paciente que quer emagrecer e ele não dá o braço a torcer achando que vai engordar. Um Whey Protein isolado de boa qualidade terá entre 100-120 calorias a cada duas doses, ou seja, o mesmo que uma barra de cereal mas com muito mais proteína, cerca de 25g para nem 1g da barra.

Quem deve usar: 

O Whey pode ser sim uma boa fonte de proteína e eu particularmente gosto bastante porque as fontes de proteína são “salgadas” e mais para refeições : carnes, queijos e ovos. O Whey é prático, doce e pode vir a calhar para quem não tem tempo de ir para casa e comer um bom filé de frango com cottage por exemplo.

Hoje já sabemos que a “janela de oportunidade” pós treino, ou seja, sair da academia correndo tomando seu whey ou outro suplemento protéico é menor e menos importante do que uma boa alimentação com proteína EM TODAS AS REFEIÇÕES! Isso mesmo, em todas as refeições, o que significa que comer uma fruta no lanche da tarde não é a melhor alternativa. Podemos inclusive usar o whey como pré treino, pois será uma fonte importante de nutrientes que vão ser usados durante o treino e após ele.

A nutrição esportiva não tem uma receita de bolo e portanto dizer: tome x doses tal hora não funciona! Você precisa se alimentar bem e se necessário suplementar. Eu com dois filhos pequenos muitas vezes uso o whey como café da manhã porque consigo tomar em pé enquanto arrumo meu mais velho para a escola ou dou mama para minha filha menor. Quem é mãe sem babá sabe o que estou falando, ainda mais se forem dois filhos pequenos como eu.

O whey também é uma boa para preservar massa magra de pacientes idosos, pois é fácil de ser consumido, mesmo os que tem dificuldades de mastigação, deglutição.

Para adolescentes não vejo problema, muitas mamães levam seus filhos preocupadas porque estão tomando whey. Mas….como está a alimentação deles? Muitos comem um monte de bobagem, não se alimentando direito e vão querer gastar o dinheiro do pai com suplementos! Bobagem! Novamente reforço: uma boa alimentação, rica em proteínas e todos os outros nutrientes e se necessário o whey!!!

Como usar: 

Hoje o que vemos é panqueca de whey, crepe de whey, bolo de whey….aaaai, dá até agonia! rsrsrs Parece que se tem whey na receita tá fit, tá lindo, tá saudável. Pelo contrário, há indícios de que o aquecimento do whey traria alteraões não tão interessantes para a biodisponibilidade da proteína dele (ainda não li a fundo, peguei uns artigos agorinha e recebi uma sopa de whey que vou testar! Além disso ficar acrescentando whey em tudo pode prejudicar a dieta, aumentando o valor calórico das receitas, desnecessariamente. Muitas vezes usar um cacau em pó pode ser melhor do que o whey!

A melhor forma é a tradicional mesmo, misturando com água ou leite ou batendo com uma fruta. Uma bela vitamina usando whey pode até substituir uma refeição para quem vive sem tempo. Basta usar verduras, legumes, frutas e o whey na receita! Fica bem completo.

Também gosto de misturinhas como: whey com iogurte (vira um lanche da tarde mara, usar o whey isolado de chocolate e um iogurte qualquer até de morango já coloquei), whey com 100ml de leite e uma paçoca (amo!!!) e whey batido com frutas ou até meu suco detox com whey (amo o nome detox!! rs), usado para o café da manhã:

suco1 ou 2 doses de whey protein isolado de baunilha

canela a gosto

2 folhas médias  de couve

1 col. chá de farinha de linhaça

1 fruta- laranja/ abacaxi/ melão/ limão, kiwi…

250ml de água

Bater tudo no liquidificador e tomar!

Gostaram? Quem tiver receitinha (sem ser essas crepiocas, bolinhos etc) pode postar que eu amo!

Até a próxima

Carol Di Guimarães

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

4 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Lara 12/11/2014 at 08:19 -

    Bom dia, Carol!!!

    Até que enfim um bom artigo sobre as vantagens e desvantagens da whey e como tomá-la. Confesso que ainda não me tinha decidido a comprrar, simplesmente porque não sabia qual comprar e como tomar, sem cair em exageros.

    Por isso muito obrigada!!! ;)

    Beijocas. Bom trabalho.

    Lara

  2. Helen 12/11/2014 at 14:41 -

    Oi Carol,
    Adorei o post. Consumo whey protein há quase 3 anos. Experimentei de todos e o que optei pelo isolado sem sabor. Ele foi, digamos, o salvador da minha dieta quando eu fazia a atkins/dukan, pois eu utilizava para fazer bolos, muffin, panqueca e todas essas iguarias que sabemos ser proibidas na dieta de proteinas. Depois passei a utilizá-lo nas receitas junto com o farelo de aveia ou farinha de coco. É tudo de bom pois as possibilidades de uso são infinitas. Um beijo

  3. Aldemar 14/11/2014 at 18:08 -

    Oi Carol!

    Parabéns pelo site, muito bom mesmo! procurei em tudo que é lugar e não achei resposta para uma questão: posso utilizar o whey isolado (que eu já utilizo) na fase 1 e 2 da dieta Dukan? antecipadamente agradeço a sua atenção! :-)

    • Saboridades 15/11/2014 at 20:25 -

      Oi Aldemar, o ideal é não usar. MAs na fase 2 se você precisar usar apenas em receitas para fazer pratos doces.