Ixi, acho que essa dúvida é super comum no blog e no consultório, afinal, todo mundo já deve ter passado por isso alguma vez: você malha, faz a dieta certinho mas mesmo assim não emagrece nem 100g na balança! Calma, tenha fé e reveja alguns hábitos do seu dia a dia que podem estar colocando sua perda de peso numa armadilha!!

Existem vários motivos mas enumerei aqui os 4 principais:

1) Você está malhando mais ou de menos! 

Se você começou a malhar pode ser que temporariamente passe por uma estagnação do peso, isto porque começa a ganhar um pouco de massa magra (músculos essencialmente) e eles pesam um pouco mais do que a gordura, ou seja, cada kg de músculo a mais e kg a menos de gordura, na balança você não notará diferença, mas nas roupas sim!!

Vejam essa foto que mostra cerca de  2,3kg de gordura e músculo.

Agora, pode ser que após um tempo de dieta, seu metabolismo já tenha se readaptado ou seja, seu organismo já “acostumou” a viver com menor calorias e por isso, é necessário conversar com seu educador físico para mudar o treino e se for o caso, iniciar um.

2) TPM ou MENOPAUSA se aproximam

Fato! Mulheres aumentam de peso na balança durante os dias que antecedem a menstruação. O mesmo ocorre com a menopausa. Mulheres que estão com mais de 45 anos podem ser que passem por isso também. Durante os dias que antecedem a menstruação, há um aumento dos níveis de progesterona, o que provoca acúmulo de líquidos no organismo. Ao longo dos dias de sangramento este inchaço tende a ir diminuindo.

As mulheres na menopausa começam a passar por interferências fisiológicas (o que vale um post exclusivo!) que podem fazer a velocidade da dieta diminuir também! Há ganho de gordura abdominal, diminuição do metabolismo, além da série de sintomas bem característicos da fase: queda de libido, fogachos etc. Isto tudo pode fazer a mulher em peri menopausa diminuir suas atividades no dia a dia e com isso diminuir o gasto calórico diário. Por isso, mantenha-se ativa sempre!!!

3) Seu intestino parou de vez!

 Este é um episódio esperado dentro da sua dieta, pois normalmente há uma diminuição do volume de alimentos da dieta e principalmente da qualidade da mesma (alimentos muito gordurosos e com açúcar fazem o intestino funcionar bem!). Por isso, se você começou a ter algum episódio de obstipação, converse com seu nutricionista e busque uma alternativa: aumentar a fibra na dieta (ou com alimentos ou suplementos), atividade física, massagens…
Já fiz um post sobre isso aqui no blog e vale a leitura, veja AQUI.

4)Calorias escondidas

Este é o ponto mais importante na dieta e que precisa ser bem considerado!

Se você faz uma dieta regular com todos os grupos alimentares, pode ser que esteja com alguns alimentos que interferem no valor total da dieta. Isto é muito comum, vou dar um exemplo. As vezes calculamos um cardápio de 1200 calorias para um paciente. Ele vai para a casa e começa a dieta. Na hora do almoço, coloca um pouco de azeite a mais no prato, afinal é bem saudável. No lanche da tarde, não resiste a um pedacinho pequeno de bolo de aniversário do colega de trabalho. A noite, come uma fruta com canela, bem saudável mas que não estava na programação. Essas 3 pequenas escapadas podem estar fazendo sua dieta de 1200 calorias ter aumentado para 1500! Exatamente!!

Cuidado com calorias escondidas!!!

Para quem faz a Dieta Dukan, é imprescindível cuidar do que coloca no prato pois um crouton na salada pode interromper o processo de cetose. Abusar do iogurte ou laticínio também!

É interessante que você anote tudo o que come num caderno, fazendo um diário alimentar pois assim poderá observar e refletir o que está interferindo no seu processo de emagrecimento!

Alguns posts que valem a leitura:

EFEITO SANFONA 1

EFEITO SANFONA 2

EFEITO PLATO 1

FLUTUAÇÕES DURANTE A DIETA

Para quem quiser fazer a dieta dukan corretamente, entre no site oficial www.dietadukan.com.br e cadastre-se lá! Eles estão oferecendo 25% de desconto com o código Saboridades.

ATÉ A PRÓXIMA!

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Marina 25/06/2013 at 09:14 -

    Carolzita!!!
    O filhote não é + nenenzinho :( Está uma rapazinho já!
    sinto q meu corpo tá querendo entrar em platô, mas não vou estressar. Talvez um exercicio diferente para estimular e mudar a série academia musculação, mesmo sendo só do findi, pq durante semana faço localizada.
    Tenho a impressão q qd paramos de emagrecer o corpo está se concentrando naquele peso para entender q ele agora é o oficial. Depois volta a emagrecer :)
    Não pode é relaxar!

    • Saboridades 26/06/2013 at 11:33 -

      Isso mesmo!! bjoss

  2. Paula Cortez 25/06/2013 at 09:44 -

    Encaminhando esse post pro meu marido agora! Bjss Carol!

    • Saboridades 26/06/2013 at 11:33 -

      :))

  3. Dani de Medeiros 25/06/2013 at 17:48 -

    Adorei esse artigo. Fez muito sentido ver por que às vezes a balança quase não se mexe!! :)

    • Saboridades 26/06/2013 at 11:32 -

      :)