Quando você tá o ponta pé inicial e resolve fazer uma dieta, muitas vezes vai caminhando muito bem no seu planejamento…mas aí chega uma sexta feira a noite e os amigos do trabalho resolvem fazer um happy hour e você acaba “jacando” e comendo aquela porção de salgadinhos fritos. Aí é claro, como já comeu algo que não devia, pede um choppinho…e mais um sanduichinho…e no final ainda quer comer uma sobremesa. Pronto! Foi-se a dieta!

Sempre falo que existem alguns desafios na vida de um nutricionista e com certeza lidar com as “jacadas” dos pacientes durante a dieta é um deles!! A final, sempre existe: TPM, trabalho, colegas, aniversários, casamentos….e vontades que vem do nada mesmo!

Então…como lidar com essa situação inesperada?

Primeiro….

ESQUEÇA A CULPA! Acho que este é o pior cenário após uma indulgência na dieta. Você está na Dieta Dukan e come aquele pão francês…ou está controlando as calorias e repete aquela sobremesa! Culpar-se por isso não vai resolver o problema e pior ainda: só vai fazer você engordar. Estas situações, obviamente, não deveriam acontecer, mas se aconteceu, tenha paciência, respire fundo e bola pra frente. Apenas uma jacada não faz todo o seu esforço ir por água abaixo, portanto, no mesmo dia volte ao seu planejamento alimentar e procure manter-se firme no esquema.

Segundo….

RETORNE A DIETA NO MESMO DIA! Essa sensação de culpa pode ocasionar um efeito cascata devastador na dieta e no pior dos casos: fazer você desistir de vez do tão sonhado objetivo. Por isso, não pense duas vezes e volte à sua dieta

Terceiro….

FAÇA A LEI DA COMPENSAÇÃO NO DIA SEGUINTE! Sim a compensação existe e salva você. Fique em paz, aguarde as refeições seguintes para fazer a lei da compensação.

Quarto….

MALHE MAIS! Se você já é um malhador de carteirinha, aumente cerca de 30 minutos no seu treino no dia seguinte! Se você não pratica atividade física, procure fazer uma caminhada por 40 a 60 minutos.

 

Para quem tem acompanhamento de nutricionista:

Se você faz acompanhamento com seu nutricionista, mande email ou ligue para ele/ela e peça ajuda! Nós nutricionistas estamos no seu tratamento exatamente para isso!!

Normalmente já deixo algumas dicas programadas e já dou uma receita de sopa light para se tomar no dia da jacada!

A segunda opção é que o nutricionista pode avaliar o tamanho do furo na dieta e elaborar um cardápio de emergência!

 

 

 

 

 

Para quem faz a dieta DUKAN o recomendado é:

No dia seguinte após o deslize

  • Fazer de dois há três dias de PP (Proteína Pura)
  • Beber 2 litros de água por dia
  • Caminhar em ritmo acelerado durante 55 minutos diários
  • Aumentar o número de exercícios
  • Reduzir o consumo de alimentos tolerados
  • Reduzir o consumo de laticínios

Lembrando que se o seu deslize foi classificado como baixo (apenas uma fruta ou um pedaço de pão por ex), não será necessário seguir todas as orientações, dois dias de PP e 55 minutos de caminhada, podem ser suficientes, não podemos esquecer que o próprio Dr. Pierre Dukan (criador da Dieta Dukan) não recomenda recomeçar a dieta a partir da fase do Ataque, portanto use o bom senso e não seja radical, afinal, é a sua saúde que está em risco.

 Para quem está começando a mudar hábitos alimentares:

Siga os 4 passos recomendados neste post, livre-se da culpa e seja feliz!!! A vida é assim mesmo! Retorne ao seu planejamento alimentar e bola para frente!!

A dieta dukan oficial está oferecendo 25% de desconto ao digitar SABORIDADES como código promocional.

Para agendar uma consulta comigo, ligue 19-3886-2744 (Vinhedo/SP) pacotes especiais para pacientes de outras cidades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Paula Cortez 10/06/2013 at 11:56 -

    Adorei o post dra Carol. Já estou no peso que eu queria e comendo mt melhor e td começou com o seu desafio de novembro. Hj meu lema é compensação e procurar o que é saudável :)
    Bjss

    • Saboridades 10/06/2013 at 11:57 -

      Obrigada Paulinha e parabéns!!!

  2. Marina 10/06/2013 at 12:19 -

    Suas dicas são tudo, Dra Carol!!!

    Já estou carimbada nessas jacadas… É voltar logo para a dieta e segurar + a onda por uns dias. Se der, malhar mais ou se jogar no sopão!
    Faz parte da vida pequenos deslizes e isso é mt pouco para sofre nos martirizando de culpa.
    Ser feliz é o que mais nos ajuda a melhorar e não o sofrimento. E daí se uma curtição desviou um pouco? Relaxa e retoma o caminho.
    Cuidado é para não fazer isso rotineiramente!!!
    Bjs,
    Marina

    • Saboridades 10/06/2013 at 20:31 -

      Exatamente!!!!! bjos

  3. Renata 10/06/2013 at 12:26 -

    Carol, vc é ótima! Esse fim de semana enfiei o pé na jaca mesmo…!!! Com suas dicas fico mais tranquila e menos culpada…
    Bju

    • Saboridades 10/06/2013 at 20:31 -

      bola pra frente né!! bjos