oi gente!

Faz muito tempo que quero escrever este post mas sempre deixava para depois. Mas agora acho essencial falarmos dele. Já comentei aqui no blog sobre o efeito platô e o efeito sanfona, só que hoje quero falar de pequenas flutuações de peso que ocorrem durante um período de dieta.

Normalmente numa dieta, as pessoas sobem todas os dias ou até várias vezes ao dia na balança para verem se o peso está baixando. Em primeiro é fundamental que você não fique se pesando várias vezes no mesmo dia porque flutuações ocorrem durante o dia, normalmente estamos mais pesados no final do dia. Quando você experimenta oscilações de peso, é natural que você se sentir preocupado ou até mesmo ansioso e com vontade de desistir. Como que se todo o esforço não tivesse compensado. Depois de ter seguido a sua dieta e exercício planos fielmente, você espera ver o peso reduzido. Surpreendentemente, você sobre na balança e vê que o seu peso subiu alguns quilos de um dia para o outro. Flutuações de peso podem ser muito frustrantes, e eles podem fazer com que você perca a esperança em seus esforços de perda de peso. No entanto, se você estiver sabendo que oscilações de peso podem acontecer, você não vai se preocupar tanto.

Por que as flutuações de peso ocorrem

São situações normais e acontecem com todo mundo. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como o consumo de uma grande refeição, a ingestão de sal em excesso, retenção de água, obstipação (intestino preso) e alterações hormonais. Uma coisa que você deve saber é que o peso extra que você vê na escala não vem de um aumento na gordura corporal, que pode ser a água, os resíduos ou outras substâncias que etsão temporariamente presente em seu corpo. A maioria dos nutricionistas e médicos dizem aos seus pacientes para não pesar-se todos os dias, porque eles podem ver o seu peso flutuar diariamente e perder a fé em seu programa de perda de peso. Eu acredito que é importante sim pesar-se com freqüência e sempre oriento os meus pacientes a estarem se pesando diariamente ou a cada 2/3 dias em casa. Isso é fundamental desde que você entenda que terá dias em que o peso pode estar um pouco elevado.

Quanto pode o seu peso flutuar?

Nestas flutuações, seu peso pode ter um aumento temporário de até aproximadamente 2kg por dia. Leva algum tempo para o seu sistema digestivo processar alguns alimentos, fluidos e sal que você consome, e as substâncias que ainda estão sendo processados irão contribuir para o seu peso. Se você tivesse um grande jantar na noite anterior, o seu peso se elevará ainda de manhã, se você ainda não teve uma evacuação. Isso é especialmente verdade se você consumiu alimentos que contêm muito sódio ou que tem mais difícil digestão como carnes e até mesmo muitos alimentos integrais. Mesmo se você comeu mais do que deveria, o seu peso verdadeiro não deve aumentar de forma significativa durante a noite. Ganho de peso verdadeiro é um processo que ocorre ao longo de um período mais longo de tempo.

Lidar com as flutuações de peso

Uma maneira de prevenir o estresse que resulta de flutuações de peso é pesar-se sempre no mesmo horário. Recomendo que seja sempre pela amanhã, sem roupa e após urinar. Se você é uma pessoa muito ansiosa, então aí sim, pese-se uma vez por semana, e faça isso sem o uso de roupas e sapatos, o que pode adicionar um ou dois quilos na balança. Tente pesar-se depois de ter esvaziado os intestinos da manhã. Se você achar que o seu peso é ainda flutuante quando você pesar uma vez por semana, você deve beber muita água para reduzir a quantidade de sódio no organismo e pode tomar cuidado para que o intestino esteja sempre funcionando bem. Então, pese-se novamente nas próximas duas manhãs. Se os resultados ainda são elevados, você pode ter que reavaliar sua dieta e programas de exercícios para se certificar de que você não está consumindo mais calorias do que você está queimando e deve ter que visitar um médico para fazer um bom check up da sua saúde, investigando hormônios, pressão arterial e glândulas.

A melhor maneira de julgar a sua mudança de peso de verdade é olhar para como suas roupas se encaixam. Existem também formas de medir o percentual de gordura em seu corpo, e você pode aprender sobre o seu verdadeiro peso, olhando para esta percentagem em vez do seu peso total.

Bom, resumindo:

1) Entenda que o peso pode sofrer flutuações e não desanime!

2) Pese-se sempre no mesmo horário e sem roupas

3) Seu intestino deve funcionar regularmente.

4) Tome muita água

5) Avalie sempre sua dieta e pratique atividade física

6) Cuide da sua saúde e procure um médico caso faça dieta, exercícios físicos e você não nota mudanças. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:

33 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. simone 03/11/2012 at 09:14 -

    Oi carol! pelos comentários que tenho lido acho que deve ter algum problema com meu organismo, enquanto tem gente perdendo 1k em um dia perdi 200 grs. pesei agora de manhã e voltei pro mesmo peso de quando comecei. não vou desanimar não, já estou seguindo o cardápio de hoje. O que será que aconteceu? Fiz tudo certinho, affffffff que dureza. este comentário coloquei antes desta ótima matéria, bem exclarecedora.bjs

  2. Ana Maria Moura 03/11/2012 at 09:25 -

    Ah..Carol, adorei o post !!

    Eu pra falar a verdade não gosto de ficar me pesando, sou muito visual, gosto de ver mas roupas o quanto estou perdendo, principalmente em minhas calças jeans.

    Grande beijo

    • Saboridades 03/11/2012 at 09:39 -

      Sempre bom acompanhar pelas roupas Ana!! bjosss

  3. Francys 03/11/2012 at 10:35 -

    Adorei o post e acho que vou me pesar durante o desafio só quando vc recomendar!!! Vc vai sugerir os dias para pesagem, igual fez depois dos primeiros dias???? Sou extremamente ansiosa e ficar subindo na balança todo dia me estressa muito, pois se não a vejo baixar fico frustrada… quero fazer diferente desta vez!!!! Estou muito feliz comigo por estar conseguindo seguir o desafio, normalmente abandono no 2º dia… dessa vez estou mega animada e determinada!!!!

    • Saboridades 03/11/2012 at 10:41 -

      Francys, que legal, continua firme mesmo! Quero ver mais vc por aqui! Sim, vou explicar mais pra frente como funciona, porque são 6kg e 6 etapas já reparou? rsrs

  4. Carolina 03/11/2012 at 10:43 -

    Carol, comecei o desafio com 84kg, hoje de manha me pesei e o resultado, 81,6kg…. detox sucesso total!

  5. Rosa Pieruccetti 03/11/2012 at 12:07 -

    Querida Carol, boa tarde! Estou maravilhada com o resultado desses 2 primeiros dias, consegui eliminar 1,100 gramas, e demais!!! Nem no VG consegui eliminar tanto. Muito obrigado!!!

  6. Adelaide 03/11/2012 at 12:32 -

    Adorei a explicação…eu como sou estou na classe das ansiosas por isso pesei-me no primeiro dia e agendei mentalmente para voltar a encontrar- me com a balança na segunda-feira…..Até falei isso no post anterior…rsrs
    Acho o acompanhamento médico fundamental e estou fazendo também com uma nutrologa/homeopata…assim fiz antes do desafio uma bioimpedância e estou com todos os itens para fazer uma comparação no final do desafio…acho que para mim será fundamental….pois terei como acompanhar o percentual de gordura corporal (que é o que preocupa no quesito saúde) para ver se ele reduz……
    Obrigada por mais este esclarecimento

    Abraços

  7. marina 03/11/2012 at 12:55 -

    Ai Carol, sou mt safada! Já comi todas as frutas, iogurte tô de tradicional grego e cottage até na salada. Mas essa sou eu e tem q adaptar hábitos à dieta. “Emagreci” graminhas, mas nem me engano pq é longo o caminho e estou malhando mais. Hj fui andando no solzinho 25 quarteiroes. Almocei agora (linguado com saladão) e vou à academia 15h. Se for enrolando, nada acontece. Se não sair a noite, acho q ficarei na caseína, sopa e 1 iogurte até o fim do dia. Tem bastante aqui e hj deu dó pq joguei 2 cream cheeses light deliciosos fora pq estavam “verdes” e fedidos. Pelo menos resolvi o mistério da geladeira… Tenho certeza q estamos todos sobrevivendo facilmente.

  8. Teresa 03/11/2012 at 13:03 -

    Adorei seu post ! Semana passada “engordei” 2 kgs do domingo para a quarta ! Como estava aquele calor infernal acredito que estava inchada ,pois minha alimentação foi bem light , até pq nem dava vontade de comer com tanto calor. Fui na academia ,tomei bastante líquido , mas mesmo assim continuei com esses 2 kgs a mais. Qdo começamos o desafio , a temperatura tbm abaixou e agora os 2 kgs se foram … seu post foi muito esclarecedor e animador .Bjos

  9. Naty Rezende 03/11/2012 at 13:28 -

    Boa tarde Carol , eu não poderia deixar de vim compartilhar com vc um filme que acabei de assistir, o nome dele é CORAGEM DE VIVER , espetacular, conta a história real de uma jovem surfista que perde um dos braços com a mordida de um tubarão, apesar de todas as evidências mostrando que ela não conseguirá ser uma surfista profissional, ela luta muito, com muita garra e não posso contar mais pq assim perde a graça, assista q vc vai amar, super beijo!

    • Saboridades 03/11/2012 at 14:04 -

      Nossa vou procurar!!

  10. Lilian Braga 03/11/2012 at 14:24 -

    Carol eu tenho essa ocilação sempre que vou menstruar só que com essa dieta líquida com menos sal e gordura não tive, mesmo hoje sendo o primeiro dia meu peso ainda baixou, entrei no desafio com 71,8kg, passou pra 70,3 e agora estou com 69,9kg nem acredito sempre nessa epoca meu peso ocila de 1,5kg a 2kg e só baixa no segundo dia incrivel sempre que for menstruar vou fazer essa dieta liquida sem contar que sempre tomo capsulas de primula pra TPM e dessa vez não tomei e nem tive TPM acho que foi por conta da alimentação.
    Confesso que ontem a noite dei uma derrapada e tomei um dedos de cerveja de cada latinha do meu marido (3 latinhas) e 3 batatinhas Rufles tomei e comi bem devagar, não consegui resistir!

  11. Lilian Braga 03/11/2012 at 14:27 -

    Quanto a ansiedade pelo resultado da balança eu não tenho, fico feliz quando desce e não esquento muito quando sobe se estou fazendo tudo certo, eu me peso antes de dormir e tenho ideia de quanto vou estar de manhã.
    Bjs

  12. Ligia 03/11/2012 at 15:04 -

    Ligia

    Oi Carol to muito feliz !!!! perdi 1 1/2. ualllll
    gostaria de saber o que posso tomar no lugar do leite fermentado, sou diabetica e não posso yakut. tomei agua de côco pode ser? bjs

    • Saboridades 03/11/2012 at 18:55 -

      Lígia pode ser, faça as trocas conforme as orientações da sua medica! Bjos

  13. Helen C. 03/11/2012 at 15:19 -

    Ai meldels, esse post veio na hora certa!!
    Já estava ficando preocupada com as oscilações da balança rsrsrs
    Bjs Carol

  14. Ana Maria Moura 03/11/2012 at 16:47 -

    Carol, vc já fez algum teste com a dieta chamada, seca-gordura? Ela consiste em , todas as refeições ( cafe/lanche/almoço/lanche/jantar/ceia), vc comer carboidrato+proteína+ gordura.

    Já ouviu falar ?

    bjs

    • Saboridades 03/11/2012 at 18:50 -

      Alguém me perguntou dela mesmo! A idéia é interessante porque as refeições ficam completas e gostosas! Mas nao li muito a respeito nao! Bjos

  15. Luciana 03/11/2012 at 17:38 -

    Oi Carol! Muito bom ler este post! Eu também não gosto de ficar pesando todos os dias, prefiro sentir nas roupas. rsrs…Quero eliminar os quilos extras, mas quero principalmente aprender a comer direito para meu bem estar e saúde. Assim que eu conseguir chegar neste objetivo, vou me sentir muito melhor. Bjsss. :)

  16. Karen Helena 03/11/2012 at 18:50 -

    Adorei este post sobre flutuação e ele veio na hora certa.Fiz tudo direitinho nestes 2 dias,a ponto de ir para um churrasco na quinta e ficar tomando suco de soja com lichia numa boa.Mas ao pesar hj não vi diferença na balança,pelo contrário,estava 100g mais pesada.Mas era pós plantão e já percebi que após 24h na luta estou sempre com 1-2kg a mais e só enxugo após 2 dias.Difícil,mas com informação não bate tanto desespero.Bj,Carol e vamos em frente.

  17. Kaka 03/11/2012 at 20:09 -

    Estou sofrendo em um churrasco sem poder tomar um vinho ou uma cerveja! E segurando a boca…

  18. Valquíria 03/11/2012 at 21:35 -

    Carol obrigada pelas informações. Beijos e estou muito confianteviu! Beijos.

  19. Bel 03/11/2012 at 22:46 -

    Eu me pesei antes do dia primeiro e estava com 75kg. No dia primeiro eu estava com 77kg…dois quilos em um dia! Mas como eu disse em um post anterior, a dieta começou junto com meu período menstrual e sempre oscila entre 1kg/2kg, então eu estou tranquila qto a isso. Ontem eu acabei não resistindo e me pesei mesmo tendo dito para mim mesma que só faria isso qdo esse período passasse, e continuo com 77kg. Vou tentar resistir e só me pesar agora na segunda ou terça feira.
    Esse post foi ótimo pq muitas outras vezes justamente por isso fiquei desestimulada com dietas mas dessa vez eu estou decidida e nada vai me parar.
    Besos e obrigada sempre!

  20. Rosely Gil 04/11/2012 at 09:55 -

    Bom dia Carol, eu eliminei 1 kg (viva), mas estou com o intestino bem solto, muiiiiito mesmo, é normal? Mas estou fazendo certinho, e tomando sempre a sopa, quando a fome aperta. Bjs

    • Saboridades 04/11/2012 at 12:10 -

      Ro, é normal isso ocorrer nessa etapa! Cuidado sempre com a higiene no preparo dos alimentos pq nesse calor tudo estraga mais fácil! Na etapa 2 tem q estar tido bem! Bjos

  21. Maria 04/11/2012 at 19:14 -

    Obrigada pela força! Beijão.

  22. Camis 05/11/2012 at 07:44 -

    Oi Carol, como tava viajando to começando o desafio hj e gostaria de saber se posso substituir o caldo nutritivo ou sopa detox do almoço ou jantar pelo shake da herbalife. Obrigada. Aguardo retorno. Bjs

  23. Pollyanna 07/11/2012 at 09:26 -

    Oi Carol, hj amanheci triste e vim me aliviar aqui neste seu post. Estava com 2kg a menos e de ontem pra hj engordei 900g….mas com a Dukan hj acho que amanhã mesmo recupero. Tô firme…não desanimo por nada…to aqui pensando como será minha vida quando acabar esse desafio…tá tão bom assim…rsrs…Bjos

  24. Ana Paula Alves Domingues 09/11/2012 at 11:53 -

    Olá Carol,

    Comecei a fazer a dieta Dukan, mas estou com uma duvida cruel…..posso tomar yakult? costumo tomar pelo menos uns 03 por dia….abraços!!!! e obrigada por esclarecer as duvidas da gente!!!!

    • Saboridades 10/11/2012 at 04:55 -

      não pode!

  25. flavia maria 08/02/2013 at 09:38 -

    Oi Carol! to amando o site parabéns!comecei a Dukan no dia 30/01 e até o dia 06/02 havia perdido 3 quilos !Estou muito animada e feliz! So queria agradesçer pela força!

    • Saboridades 11/02/2013 at 09:12 -

      Que máximo! bjos