Oi gente!

Lembra que falei sobre a importância da saúde financeira e que vamos começar alguns posts sobre isso aqui no blog? Pois é, meu “médico do bolso”, o André Novaes, é quem está dando as dicas. Esta semana, vamos falar sobre a primeira e mais importante atitude para quem quer ter sucesso e planejamento financeiro: traçar um objetivo!

Isto nós aprendemos, eu e meu marido lá na Life. Os seus objetivos são SEUS objetivos… é isso mesmo… não se deixe levar pelas modas do momento ou por aquilo que parece ser normal simplesmente porque todos estão fazendo. Qual é o seu verdadeiro objetivo de vida? O meu e do meu marido nunca foi ter uma mansão ou um super carro importado pois isto não nos faz feliz! Mas…para algumas pessoas, ter aquele super carro ou uma casa na praia pode ser aquilo que faça a pessoa REALMENTE feliz. Será? E por isso, antes de começar a pensar em poupar, pergunte-se: O que me faz feliz? O que eu quero para a minha vida daqui 5,10, 15…anos? Como quero terminar minha vida?

Na Bíblia, em Provérbios 4:23, Salomão nos ensina algo que,… mesmo que não tenhamos lido mais coisa alguma, serve como um legítimo norte para as nossas vidas. Diz: “Acima de tudo, GUARDE o SEU CORAÇÃO. Pois dele depende toda a sua vida” 

Isso esclarece de onde devem vir os nossos objetivos: Não de nossa mente, mas de nosso coração. O coração é o legítimo celeiro de nossos pensamentos, atitudes e engajamento. Caso tenhamos um objetivo que não fora gerado  nutrido em nossos corações, teremos um conjunto de “gostaria que acontecesse” mas não um legítimo objetivo. Agora, tudo o que vem de nosso coração, ai sim, recebe o carimbo de um sonho legítimo. Para isso, observe os hábitos de seu coração. Como uma dica, proponho que comece a analisar a sua crença, aquele conjunto de verdades que você considera insuperáveis. Os seus objetivos devem estar alinhados com este conjunto de crença. Este alinhamento garante uma melhor jornada na busca destes objetivos. Um segundo passo é exercitar as suas atitudes a partir deste conjunto de crenças. Jamais faça coisa alguma que não esteja em conformidade com o seu conjunto de crenças. Jamais busque um objetivo que não esteja EM seu conjunto de crenças. 

Uma vez enxergando os seus objetivos a partir de seu coração, o próximo passo é DAR FORMA à estes objetivos. Muito se fala acerca da correta maneira de se formalizar um objetivo. Vamos passar pela fórmula que usamos aqui na Life:

Primeiro: Um objetivo deve ser específico e ter uma DATA, Por exemplo: Tenho como clientes uma família que compartilhou comigo o objetivo de conhecer a África, mas que não tinham dinheiro para isso. Disse então para eles que daria para os 4 membros da família uma passagem para a África para 2 meses depois de nossa conversa e mais 5000 dólares para cada um e 2 meses de hotel pago… E perguntei: Topam? Silêncio na sala e logo a constatação de que não poderiam topar, mesmo com um certo prazo para organização, com hotel pago e uma boa quantia de dinheiro na mão. O que falta não é o dinheiro, é o FORMATO, ou a FORMALIZAÇÃO deste objetivo.

Segundo: Você deve registrar quais são os possíveis obstáculos no caminho. Eles existem, devem ser mapeados, entendidos e desmistificados.

Terceiro: Você deve reconhecer quem são as pessoas ou instituições que lhe apoiarão na jornada. Confiamos em gente que encontra gente. Conte com ajuda. Compartilhe seus sonhos e ganhe aliados!!

Depois: Você deve saber o que você precisa SABER para atingir o objetivo. Agora você já sabe disso, reconhece isso e tem toda a motivação para se preparar nesta área.

E por último, você deve desenvolver um Plano de Ação.

Esta é a fórmula:

1) Um objetivo deve ser específico e ter uma DATA.

2) Você deve registrar quais são os possíveis obstáculos no caminho.

3) Você deve reconhecer quem são as pessoas ou instituições que lhe apoiarão na jornada.

4) Você deve saber o que você precisa SABER para atingir o objetivo.

5) Você deve desenvolver um Plano de Ação

E agora pergunto: fórmulas são importantes?
Um exemplo: Se eu perguntar para você quanto é 3 x 3, as chances de você responder 9 em menos de um segundo são enormes. Agora, se eu lhe perguntar quanto é 4.567.234 x 127.236, a probabilidade de você não responder é enorme. Se eu lhe der um papel, canetas e um tempo, você me responde. Por que? Você sabe a fórmula e faz ela trabalhar para você! Fórmulas são importantes e trabalham para o nosso conforto!!

Para finalizar, volto a Provérbios 4:23: “ “Acima de tudo, GUARDE o SEU CORAÇÃO. Pois dele depende toda a sua vida” Que você sinta-se engajado a iniciar uma nova jornada de objetivos e sonhos. Faça isso de uma maneira responsável e legítima. DE FORMA aos seus objetivos e ganhe A FORMA de seus resultados pois como acreditamos na Life: Um objetivo corretamente formalizado, já é um objetivo 50% alcançado!!”

 

 

www.lifefp.com.br

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags: