Vamos começar mais uma semaninha com especial doenças. Cada dia uma dica ou informação sobre algo de Saúde! Hoje vamos falar mais um pouquinho sobre o colesterol.

Seu corpo precisa de colesterol. Mas se você tem muito do tipo errado, ele começa a construir-se em suas artérias. O colesterol é produzido naturalmente pelo fígado, e também vem da alimntação errada, como frituras, doces, alimentos industrializados e carne vermelha. Ter o colesterol LDL elevado aumenta o risco de doença cardíaca, derrame e outras condições. Os baixos níveis de do tipo bom, colesterol HDL, pode ter o mesmo efeito.

Você não está sozinho, assim como você, cerca de 100 milhões de americanos também tem colesterol, e os números no Brasil também são alarmantes. O colesterol alto vem de uma variedade de fontes, incluindo sua história familiar e o que você come.

Principais causas:

DIETA

Comer muita gordura saturada (como a foto) pode causar colesterol alto. Você vai encontrar esta gordura em alimentos que vêm de animais. Carne bovina, carne de porco, vitela, leite, ovos em excesso, manteiga, queijo e gordura saturada. Alimentos embalados que contenham óleo de coco, óleo de palma, ou manteiga de cacau pode ter uma grande quantidade de gordura saturada. Você também encontrará gorduras saturadas em margarina, gordura vegetal, ea maioria dos cookies, biscoitos, batatas fritas e outros petiscos. Cuidado sempre com esta gordura, por isto leia os rótulos dos alimentos evitando gordura trans e gordura saturada e procure comer alimentos não industrializados.

PESO

O aumento da gordura abdominal (barriga de cerveja) não é apenas ruim para a sua vida social. Estar acima do peso pode aumentar os triglicerídeos e diminuir o HDL, ou bom colesterol. Perder a barriga pode é um dos caminhos para diminuir o colesterol e melhorar a saúde!

FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA

O sedentarismo também está no topo da lista de causas do colesterol elevado. A falta de atividade física pode aumentar o colesterol LDL, ou mau, e diminuir o HDL (bom). Além disso, a prática de atividade física vai ajudar a manter o peso saudável.

IDADE E SEXO

Depois de ultrapassar os 20 anos de idade, seus níveis de colesterol naturalmente começam a subir. Nos homens, os níveis de colesterol geralmente se estabilizam após os 50 anos. Nas mulheres, os níveis de colesterol permanecem relativamente baixa até a menopausa, após o que se elevam para aproximadamente o mesmo nível que em homens. Por isso, quanto mais o tempo passa, mais devemos tomar cuidados com a saúde.

ESTADO DE SAÚDE EM GERAL

Sempre comento aqui no blog a importância de não pular o exame físico e acompanhamento profissional anual. Costumo recomendar aos meus pacientes para escolherem o mês do aniversário e todo ano, neste mês, ir fazer os check-ups necessários. Algumas doenças, como diabetes ou hipotireoidismo, podem causar níveis elevados de colesterol.

GENÉTICA

Está aí algo difícil (quase impossível) de mudar, mas quem tem pais, tios, avós com colesterol elevado, provavelmente terão também. Cuide dos seus filhos se você tem casos na família. O colesterol em crianças está mais presente do que você imagina.

TABAGISMO

Fumar pode baixar os níveis do colesterol bom, o HDL que é super protetor da saúde. Ainda pode causar câncer de pulmão.

E você, cuida da alimentação, faz atividade física e cuida da saúde em geral? Comece hoje mesmo a se cuidar!

Até a próxima

Carol Di Guimarães

nutricionista

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. chirley 17/09/2012 at 09:17 -

    Oi Carol! Estou fazendo a Dukan há 2 meses , corro o risco de ter colesterol elevado por conta da dieta?

    • Saboridades 17/09/2012 at 11:00 -

      Corre o risco sim! Por isso precisa de acompanhamento profissional! bjos