Oi gente!

Na semana passada dei o exemplo de cardápio a ser seguido para quem quer chegar no verão com um corpitcho mais bonito! No cardápio tinha tapioca, algo que as pessoas muitas vezes pensam fazer mal, mas na verdade é TUDO DE BOM!

A tapioca é um carboidratozinho (quase só isso, tem quase nada de outros nutrientes) que tem mais ou menos 70 calorias. Para preparar é super fácil! Como gosto de praticidade recomendo você comprar a tapioca já hidratada, aliás encontrei aqui na minha cidade super fácil, então acho que qualquer um encontra a tapioca! rsrsrs

Se você não encontrar ela pronta para o preparo, é só pegar o polvilho doce e hidratar um pouquinho com água! Passe na peneira e já pode usar! Muitos recomendam esperar algumas horas etc, mas fiz sem esperar nada e também deu certo!!!!

Fazer uma tapioca bem recheada pode ser uma ótima opção para um jantar diferente. Pode ser consumido no café da manhã (no lugar do pãozinho) ou no almoço tb! Eu acho ideal para quem não quer perder tempo na cozinha!

Olha só como eu preparo:

 Em uma frigideira anti aderente bem quente, comece a salpicar a tapioca. 

Salpique com as mãos até obter uma massa fina. 

Deixe grelhar bem por 1 a 2 minutinhos e depois vire a massa com uma espátula. Eu faço a tapioca sempre bem fininha, tem que tomar cuidado para ela não quebrar. 

Recheie como você gosta! Tome cuidado porque de nada adianta comer a tapioca que é super levinha mas rechear com leite condensado, brigadeiro e outras coisinhas…Nesta tapioca usei queijo branco, tomate e umas folhas de manjericão. 

Depois é só dobrar e está pronto!!! 

Cada tapioca dessa tem cerca de 130 calorias!!! 

Bom né!

Até mais

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Giselle 14/09/2012 at 11:13 -

    Mas o índice glicemico dela é bem alto, não é? Eu achei algo em torno de 93… será que é isso? Seria uma boa opçao pro café da manhã ou pós-treino, eu acho.

    Adoro o blog!
    Bjs

    • Saboridades 14/09/2012 at 13:13 -

      é Gi, mas como você vai rechear o IG cai, é só combinar com proteínas magras e fibras como fiz foto: queijo branco, tomate e folhas de manjericão. Você pode usar frango desfiado, folhas verdes, etc!
      bjos

  2. Fernanda 14/09/2012 at 13:04 -

    Amo tapioca!

  3. natália 15/09/2012 at 19:42 -

    Sou do Nordeste e atualmente moro em Brasília. Aqui as pessoas só conhecem a tapioca feita de polvilho, mas lá no nordeste tapioca só é tapioca se for feita de goma de mandioca. Você saberia dizer quantas calorias tem uma tapioca nordestina?
    Seu blog é ótimo, sempre acompanho!
    Grata! Natália

    • Saboridades 16/09/2012 at 10:42 -

      oi Nati!
      Meu marido esteve em Recife mês passado e trouxe a goma mesmo!! Fica bem parecida com a de polvilho!!
      Então..nas minhas tabelas de nutrição só constam o valor calórico da farinha de mandioca e do polvilho de mandioca. A farinha de 354 calorias em 100g e o polvilho 352…será que é a mesma coisa? Porque a goma parece uma fibra meio que uma mucilagem!

      • natália 20/09/2012 at 16:46 -

        Acho que a farinha de mandioca é aquela que fazemos farofa. Quanto à goma e polvilho, pelo que entendi, lendo esse post, parece-me que se trata da mesma coisa (http://come-se.blogspot.com.br/2007/12/da-mandioca-tapioca-e-ao-polvilho.html). A diferença situa-se apenas no grau de umidade de cada um.
        Abçs

        • Saboridades 20/09/2012 at 17:54 -

          nossa Natalia que post ótimo que ela fez hein! é isso aí então! bjosss

  4. cibele 27/08/2013 at 09:42 -

    isso não é tapioca , É BEIJU

    • Saboridades 27/08/2013 at 10:27 -

      Cada um conhece por um nome Cibele