oi gente!!

Hoje vamos falar sobre uma condição que afeta muitas mulheres (especialmente gestantes) e crianças: a anemia.

A anemia é um estado em que a concentração de hemoglobina do sangue é anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes. A anemia por deficiência de ferro acontece quando não suprimos a necessidade que nosso organismo tem por este nutriente, ou quando há grande perda de sangue (cirurgias, hemorragias, parto…) ou até mesmo quando a pessoa está infectada por parasitas intestinais.

O consumo adequado de ferro é super importante para a prevenção e tratamento da anemia…e muitas vezes a suplementação é super necessária e por isso quem está apresentando sintomas de anemia precisa consultas um médico:

 

Quando a anemia está mais avançada: podem ocorrer alterações na pele e nas mucosas (atrofia das papilas da língua e fissuras nos cantos da boca), nas unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis e quebradiços.

Em crianças, a anemia ferropriva pode afetar o crescimento, a aprendizagem, e aumentar a predisposição a infecções. No Brasil temos um sério problema de Saúde Pública que é a alta prevalência de anemia em crianças, que vai dos 6 meses aos 2 anos de idade e por isso as mamães precisam ficar super atentas!! Teremos um post só sobre isso em breve!

Não sei se vocês já ouviram mas muitas pessoas recomendam certos alimentos para tratar a anemia como beterraba, brócolis ou fígado. Então hoje quero deixar aqui os alimentos mais ricos em ferro  e falar sobre um super mito que fiquei boba ao digitar: anemia beterraba no google. Gente, quanta bobagem!!!!

A beterraba só tem cor de sangue mas não tem quase nada de ferro!!!! Em 100gramas de beterraba crua encontramos apenas 0,8mg de ferro!! Isso não faz nem cócegas para quem tem anemia!!

Os melhores alimentos são:

-Acelga, agrião, rúcula, couve, almeirão…enfim folhas verdes!

- Feijão e todos os seus primos: ervilha, soja, grão de bico… (só para comparar, 100g de feijão cozido tem o dobro de ferro da beterraba)

-Carnes!!! Muita carne e de todos os tipos: frango, bovinos, miúdos e peixes!

Bom, é isso!!

Qualquer dúvida é só postar nos comentários!

Até a próxima e bom final de semana

Carol di Guimarães

nutricionista

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

21 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Pat 03/08/2012 at 08:29 -

    Muito bom o post!
    Minha dermato pediu para que eu tomasse ferro quelato por 6 meses, porque meu cabelo estava caindo muito e meu exames de sangue também mostraram pouco ferro no meu organismo. Engorda?? hehehe

    • Saboridades 03/08/2012 at 08:34 -

      oi querida! Não engorda não!! Fica tranquila!!
      bjos

  2. Ana Oliveira 03/08/2012 at 08:38 -

    Oi Carol,
    Recebi seu envio !!!
    Amei …
    Só para registrar estou a dois meses e 10 dias na dieta, seguindo corretamenta não tive nenhum deslize neste tempo … e como resultado … 17kg mais magra.
    Estou MEGA FELIZ !!!!
    Vou fazer a fase 02 até 22/08 onde eu completo 03 meses de dieta.

    • Saboridades 03/08/2012 at 10:27 -

      uau!! Que beleza Ana!!
      bjosss

  3. Eugenia 03/08/2012 at 12:13 -

    Oi, Carol, estou adorando essa sua serie de cardapios para fins específicos (colesterol, troglicerides etc). Estou esperando – como já escrevi – a materia sobre diabetes. E sobre os casos de intolerância a lactose (comunissimos em mulheres depois dos 40) e o dilema da reposição do calcio (normalmente vem de laticinios).
    Uma observação qto. à anemia: como vce sabe, há casos em que a anemia é um problema do sangue (talassemia). As celulas não absorvem o ferro ingerido e este fica circulando em abundancia, provocando até problemas no pâncreas, por exemplo. Nesse caso, ingerir ferro faz mal. Desde criança me enchiam dele, via oral e alimentar, o que me fazia mal – desde colica e diarreias até um gosto estranho na boca. Adulta, descobri que tinha talassemia, minor. É só tomar ácido fólico que o exame de sangue se regulariza na hora.
    Você é o máximo com as suas dicas. Bom fim de semana.

    • Saboridades 03/08/2012 at 22:17 -

      Oi querida! Estou respondendo pelo celular mas se nao estou viajando já falei sobre tomar ou não leite etc! Mas já anotei suas sugestões aqui!!! Super importante vc falar da talassemia!!! Falei no post sobre a ferropriva e existem outros tipos como a talassemia, a falciforme etc!! Por isso o diagnostico medico é fundamental!!! Bjokas

  4. Heloiza 03/08/2012 at 13:34 -

    Oi Carol,
    Tenho uma pergunta: minha sogra tem anemia e os exames dela sempre dão alterados. O médico dela receitou suplemento de ferro, mas ela passa mto mal qdo toma. E relatou q engordou um pouco tbm. E ela não come carne vermelha de jeito nenhum, nem miudos. Só com alimentação teria como normalizar suas taxas? Obrigada!

    • Saboridades 03/08/2012 at 22:12 -

      Oi Helo!
      Difícil falar assim pq eu não vi os exames. Normalmente uma anemia leve dá para corrigir só com a dieta, as mais severas precisam de suplementaçao mesmo. Mas é interessante o medico avaliar maus a fundo o porque da anemia e as vezes consultar um hematologista seria bom!
      Bjos

  5. sumaia 04/08/2012 at 00:05 -

    eu queria sabe como faço para meu filho comer verdura pois ele não gosta de verdura nenhuma ele so come alface e cebolinha verde vc tem alguma tecnica para fazer ele comer verdura

    • Saboridades 04/08/2012 at 08:51 -

      oi sumaia!
      A melhor coisa é nunca desistir. Depende da idade que ele está pois as crianças tem fases que ficam bem seletivas com a comida. ~Incentive sempre, coloque ele na cozinha para te ajudar, faça pratos diferentes e coloridos!
      bjos

  6. Carolina 04/08/2012 at 09:33 -

    Olá…gosto mto do seu site…há alguns anos tranquei minha facul de nutrição, mas gosto mto dos assuntos…
    Queria te perguntar algo: meu marido tem hemocromatose hereditária, e na dieta que o doutor prescreveu disse que estava liberado feijão pq o feijão tinha pouquíssima quantidade de ferro…ai fiquei na dúvida, até pq sempre associamos o feijão com o ferro, e como vc colocou no post, é umas das fontes deste!
    Bju
    Carol

    • Saboridades 04/08/2012 at 20:03 -

      oi Carol, feijão tem ferro sim, 100g de feijão cozido tem 1,5mg de ferro e dependendo do feijão que vc escolher tem bem mais (o fradinho por ex tem 7,2mg etc)
      Mas no caso da hemocromatose a gente retira da dieta apenas os alimentos que contém ferro heme ou seja de alimentos de origem animal, no caso, carnes, peixes e aves! O do feijão que é origem vegetal não há problema
      bjs

  7. 04/08/2012 at 09:52 -

    Olá, Carol

    Garota, você não imagina o tanto de um shake que minha mãe me fez tomar e que era feito com beterraba, cenoura, tomate e cenoura. Pior era quando ela inventava de por leite, que eu detesto!
    Bjs

    • 04/08/2012 at 09:53 -

      Corrigindo o shake: beterraba, cenoura, tomate e laranja.

    • Saboridades 04/08/2012 at 20:04 -

      aiii Jôoo sério!!! Esses mitos da infância são fogo né!!!
      bjss e fica longe de suco de beterraba agora rsrs

  8. marina isabel A Neves 05/08/2012 at 18:10 -

    sugestão de pauta: óleo de linhaça. Ñ chega aos pés do azeite, mas dizem q tem omegas reunidos ali em pq quantidade. Mas como é “óleo”, sempre dói qd uso. Pq vc ñ faz 1 post sobre isso e diz se vale a pena mesmo. ADORO seu blog!

    • Saboridades 06/08/2012 at 12:30 -

      Vou falar! Inclusive hoje em dia falam-se muito sobre o azeite de oliva se é realmente extra virgem ou não etc!
      bjs

  9. Paula 06/08/2012 at 11:23 -

    Olá, Carol. Ando exausta de muito estudar e me disseram pra caprichar no potássio. Qual a melhor fonte de potássio ? Super obrigada ! Bjks, Paula

    • Saboridades 06/08/2012 at 12:44 -

      Oi Paula, o ideal na verdade é você consumir ferro e outras vitaminas e minerais e não apenas o potássio.
      em todo o caso as frutas em geral (não apenas a banana) são ricas em potássio
      bjs

  10. Rebeca 10/03/2013 at 17:17 -

    A minha mãe tem 81 anos e tem diabetes alta,hipotiroidismo e agora,está com anemia,marcada por uma taxa de ferro sérico baixíssima,e ela está cheia de manchas roxas e bolhas de água nos pés,o que faço?

    • Saboridades 12/03/2013 at 21:07 -

      Marque um endocrinologista, faça um check up e depois consulte uma nutricionista para elaborar uma dieta para ela! super importante ok!