oi gente!

Esta semana estamos falando cada dia sobre uma doença e hoje chegou o dia de mencionar a hipertrigliceridemia, nominho complicado né? Mas o significado é simples: triglicérides alto. Certamente você já ouviu alguém que tem.

O triglicérides é uma lipoproteína como o colesterol, ou seja é uma fração de gordura que fica no sangue sendo transportada pelas proteínas. O triglicérides, junto com o colesterol é um dos super responsáveis pelas doenças cardíacas, isto porque ele pode se prender nos vasos sanguíneos sobrecarregando o coração. Normalmente quem tem triglicérides muito alto também está com esteatose hepática (gordura no fígado) e por isso PRECISA fazer dieta. O lado bom da coisa é que o triglicérides é mais fácil de ser combatido com a dieta e atividade física. Mais fácil do que combater o colesterol. O lado ruim: se você está com triglicérides elevado não culpe a genética, pois hipertrigliceridemia é culpa da má alimentação, maus hábitos de vida (bebidas alcoólicas) e sedentarismo!

Vamos às dicas?

1) Emagreça

2) Malhe!

3) Corte todos os carboidratos ruins- pão branco, massas, biscoitos e doces.

4) Nem passe em frente de biscoitos recheados, bolos industrializados ou afins

5) Esqueça a bebida alcoólica, com excessão de vinho tinto, mandamento 9

6) Capriche em alimentos integrais

7) Coloque verde no seu prato

8)Chocolate somente o amargo ou com mais de 70% de cacau

9) Suco de uva 100% integral ou vinho tinto ( 1 cálice ao dia)

10) Frutas no lugar de barrinhas de cereais! 

Bom amanhã vamos para cuidados contra a pressão alta!!

Até mais!!

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Luh 01/08/2012 at 10:27 -

    Carol, eu tenho problema de triglicerídeos alto que chegou nos seus 400 e pouco. Não sou uma super atleta, mas não sou uma super sedentária, como raramente junk food e não boto uma gota de álcool na boca. Sim, eu como carboidratos simples, mas também nada grandioso e obsessivo. Tenho 1,59 e peso 50 kg, ou seja nem sobrepeso eu tenho…Minhas família paterna tem problemas de triglicerídio, então eu culpo um pouco a genética viu?. Pelo jeito não posso botar 1 grão de carboidrato simples na boca, o que é muito difícil e ainda não consegui chegar lá.

    • Saboridades 01/08/2012 at 10:37 -

      OI LU calma! rsrs
      A maioria das pessoas a genética está longe de ser a culpa…mas vamos pensar um pouquinho…quanto está o seu triglicérideos agora? As vezes vale a pena fazer uns 2 a 3 meses de dieta firmeeeee e ver se baixa!! Em todo o caso sempre existem opções! Consulte uma nutri para avaliar melhor seu caso ok
      Beijos

  2. Christiane 02/08/2012 at 13:59 -

    Oi Carol
    Tô adorando o teu blog,nossa quanta informação.
    Essa dieta dukan,acho que não serve pra mim,pq eu malho,tbm não sei.Preciso emagrecer uns 10 kg e atá agora nada..rss to numa dietinha de 1 mês,comendo pão,arroz integrais,leite desnatado enfim…agora a pergunta,eu tenho que comer folhas verdes na dieta? se não comer a dieta é prejudicada?
    Bjks
    Fique sempre na paz.

    • Saboridades 02/08/2012 at 17:56 -

      oi Chris, faz uma dieta balanceada e malha que os resultados são muito bons!
      Agora folhas verdes são essenciais, acho que na próxima semana ou na outra terei um especial só de saladas!!! Vc vai amar!!rsrsrs
      bjos

  3. rita de cassia ribas 21/02/2013 at 17:05 -

    Ola!Tenho celulite nas pernas inteiras e nas nadegas.Aborra de cafe fara efeito?Bem,vou fazer o tratamento e depois comto.