Desde que surgiu a febre de medicina ortomolecular, passamos a ver em revistas, reportagens, livros etc sobre a dieta do tipo sanguíneo.

E aí que quem não se atualiza está fora do mercado, e lá fui eu, há uns 8 anos atrás comprar livros e ler artigos que pudessem falar um pouco sobre a tal dieta, que “individualizava” o paciente, de acordo com o seu tipo sanguíneo. Os melhores livros e referências sobre o assunto são do pesquisador Peter D’Adamo e eu gosto e uso o livro dele como referência para o tratamento de alguns pacientes em consultório.

Como dieta é realmente algo que para você pode funcionar, mas para seu amigo ou vizinho pode não fazer nada, a dieta do tipo sanguíneo também assim e em alguns pacientes funciona direitinho mas em outros…não chove nem molha.

O que a dieta do tipo sanguíneo se baseia?

Dr Peter diz que existem correlações históricas e fisiológicas do tipo sanguíneo e a saúde da pessoa…Por ex…os tipo A descendem de um povo vegetariano, então teoricamente não se dão bem com carne e assim vai.

(Já falei sobre isso do tipo A não se dar bem com carne aqui)

Como funciona, existe um cardápio?

Os alimentos são divididos em três categorias e a partir da lista de alimentos o seu nutricionista pode montar um cardápio para você:

* Benéficos – são alimentos protetores (capazes de prevenir e tratar doenças, assim como favorecer a perda de peso) e, portanto, necessários ao organismo diariamente.

Neutros – agem apenas como alimento (não fazem bem nem mal) e, portanto, podem ser consumidos com frequência ou não.

Nocivos – devem ser cortados do cardápio, pois mexem com o equilibro do organismo, provocando diminuição no ritmo do metabolismo e aumento do peso, além de enxaqueca, má digestão e alterações na produção da insulina – hormônio que, em excesso, contribui para os estoques de gordura.

Qual seu tipo sanguíneo?

Vou fazer um post para cada tipo sanguíneo nos próximos dias, então é só ir acompanhando. Mas num geral:

Tipo O- podem comer carne, mas não em excesso, e devem evitar os laticíneos

Tipo A- não devem comer carne vermelha (nunca)

Tipo B- é o que pode se alimentar com quase todos os alimentos! Só deve evitar carne de frango em excesso

Tipo AB- moderar em tudo, pois você é uma mistura do Tipo A e Tipo B.

Na minha sincera opinião, você é MUITO mas MUITO mais do que seu tipo sanguíneo…sua saúde depende de muitos outros fatores: como foi sua amamentação, sua infância, se você tem alguma doença etc…enfim…a dieta do tipo sanguíneo pode dar algumas idéias para como deve ser sua alimentação mas não em 100% do seu cardápio.

Meu marido mesmo é tipo A e AMA carnes, foi criado em fazenda em Goiás…já pensou dar uma dieta vegetariana para ele???

E você o que acha da dieta do tipo sanguíneo??

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

9 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Priscila 16/02/2012 at 09:21 -

    Carol, que transmissão de pensamento, rsrsrs
    Entrei hoje aqui pra te pedir pra fazer um post justamente sobre a dieta do tipo sanguíneo, pois vi algumas informações na net e fiquei muito curiosa!

    Bom…obrigada pelas informações ;)
    BjO*

    • Saboridades 17/02/2012 at 09:46 -

      é a dieta do tipo sanguíneo em algumas pessoas funciona bem, em outras não faz nem cócegas rsrs
      mas vou postar depois para cada tipo! bjos

  2. Márcio Taboza 30/10/2012 at 20:23 -

    Boa noite,

    a princípio visitei seu site para conhecer mais sobre a dieta Dukan.
    Achei o site tão interessante que resolvi ler mais sobre outros assuntos, e um desses foi a dieta do tipo sanguíneo.
    Acontece que estava interessado em seguir a dieta Dukan, porém tenho tipo sanguíneo A, o que em tese não é recomendável consumo de carne (principalmente vermelha). Sou leigo, mas dá a entender que a dieta Dukan no meu caso seria pouco eficaz, já que é baseada muito no consumo de proteínas, principalmente de carne.

    Faz sentido o que estou concluindo? Pro meu caso não seria interessante a dieta Dukan? Será que pode esclarecer melhor essa aparente contradição entre as duas dietas para o meu caso?

    Grato

    • Saboridades 30/10/2012 at 20:53 -

      oi Márcio…então isso vai variar de pessoa para pessoa. Já tive pacientes tipo A que emagreceram com a dukan e outros que não emagrecem nadinha, aí fazemos uma Reeducação alimentar com os princípios do tipo A.

  3. Márcio Taboza 31/10/2012 at 21:42 -

    Onde posso ter mais informações sobre os princípios dos tipo A, inclusive com sugestões de cardápio?

    As informações que tem no site estão bem resumidas. Só foram suficientes pra despertar a curiosidade.

    Grato

    • Saboridades 01/11/2012 at 08:05 -

      Oi Márcio, existem nutricionistas que fazem este tratamento, dê uma procurada na sua cidade, de onde vc é? Posso tentar indicar alguém!

  4. vera 03/11/2012 at 18:55 -

    Oi Carol,sou da baixada santista,tenho 1,69 46 anos ja tentei de tudo pra emagrecer,remedios,formulas e por ai vai,atualmente to indo no vigilante do peso,mas to achando o processo muito lento,faço academia 3 vezes por semana e qd da caminho 40 min.sou dona de casa e preciso emagrecer por causa do sobrepeso tive um problema de nervo ciatico que me deixou de cama por uns 3 meses quase ñ conseguia andar melhorei com a acupuntura,vi que vc é aqui de santos,gostaria se ñ fosse abuso de minha parte se vc poderia me indicar algum profissional aqui em minha cidade,ja faço acompanhamento com um nutrologo mas tbm acho muito lento e eu ñ quero tomar remedio toda vez que vou lá ele me prescreve algum medicamento,desde ja muito obrigada pela sua atenção e o seu blog é maravilhoso.Esqueci de dizer que fui em um ortomolecular queme pediu uns exames e foi constado gordura no figado,fiz ultra som e os exames de sangue ele me disse que acha que nasci com isso ja,mas queria saber se eu nunca vou melhorar?bjs e obrigada.

    • Saboridades 05/11/2012 at 09:11 -

      Vera bom dia!
      Sou de Santos sim! Mas moro em Vinhedo! Tenho uma amiga nutricionista aí que é muito competente você pode tentar consultá-la. O telefone é 3251-1150, se chama Milena! bjoss