Oi gente…há algum tempo atrás uma leitora me pediu no twitter para falar sobre adoçantes. Tá certo que não uso muito essa rede mas quem quiser é só seguir: @saboridades, é até mais fácil para falar comigo por lá!

Então Mi! Este post é para você!

Adoçante é o termo que se usa por aí mas o correto mesmo é EDULCORANTE.

Edulcorante é qualquer substância: natural ou não, de baixo ou nenhum valor calórico, que tem poder para deixar um alimento ou bebida doce. Normalmente os adoçantes conferem o poder doce em pequenas doses e por isso que conseguimos deixar uma xícara de café doce só de usar 4 ou 5 gotinhas, por ex.

Quase todo mundo que está de dieta usa edulcorante, achando que assim cortará calorias do cardápio e conseguirá emagrecer.

Vou falar sobre os edulcorante mais conhecidos e dar A MINHA OPINIÃO!! Quem quiser depois se manifesta no twitter ou nos comentários para tirar dúvidas ok!

ASPARTAME- é o mais controverso de todos, vocês já receberam aquele email falando super mal dele? Se fizermos algumas pesquisas sobre ele (científicas, nada de digitar no google), encontraremos um ou outro artigo associando o aspartamente à riscos de mal de alzheimer e esclerose. Não deve ser consumido por portadores de FENILCETONÚRIA, uma doença rara em que o acúmulo de fenilalanina causa o retardo mental. Segundo o manual de teratogênese em humanos, o aspartame é o adoçante indicado para gestantes, por evitar riscos ao bebê. (eu não recomendo NENHUM ADOÇANTE PARA GESTANTES, a não ser pacientes diabéticas ou doenças associadas)

CICLAMATO- é um dos mais comuns. Geralmente está associado com a SACARINA. O ciclamato tem indícios de ser causador (ou auxiliar) o aparecimento de câncer, especialmente de bexiga. Em ratos é comprovado que o ciclamato passa pela barreira placentária e chega ao feto. Em alguns países é proibido (quem for viajar pegue uma coca cola diet e veja que não tem ciclamato!). Acho um absurdo ter no Brasil…portanto NÃO CONSUMA ESTE EDULCORANTE. NUNCA! Normalmente em bares, restaurantes, nas opções de sachês estão os adoçantes com ciclamato. NÃO CONSUMA!!

SACARINA- foi o primeiro adoçante descoberto…é derivado do petróleo! Até hoje não se sabe sobre a sua toxicidade…há indícios de aumento ro risco de câncer. Normalmente os adoçantes de mesa tem associação de sacarina+ciclamato. Eu não consumo, mas as pessoas dizem ser o melhor sabor. Se associado com o ciclamato NÃO CONSUMA. Se for apenas a sacarina, não abuse! Depois em um post separado vou falar sobre  A FUNCHICÓRIA, um fitoterápico que esta/estava sendo MUITO utilizado por mamães para diminuir a cólica em bebês. A Funchicória TEM SACARINA e deve ser utilizada com cautela! Você já imaginou dar um derivado de petróleo para seu bebê recém nascido???

STEVIA-é conhecido como o “ADOÇANTE NATURAL”. É proveniente de uma planta, a Stevia rebaudiana, conhecida com “árbol dulce” pelos índios paraguaios. É o adoçante mais indicado para quem quer evitar “adoçantes artificiais”. Só tome cuidado ao comprar, pois muitas empresas associam o Stévia com outros adoçantes para diminuir o custo (é fácil encontrar stévia com aspartame ou com sacarina+ciclamato). Além disso o Stévia tem um leve sabor amargo e para quem já toma outros adoçantes, pode ser difícil acostumar. Procure no rótulo: Stévia 100% natural, sem aditivos etc. Também pode ser recomendado na gravidez, embora não existam estudos em humanos, apenas em animais.

SUCRALOSE- é o adoçante “mais novo do mercado”, descoberto em 1976. O interessante é que ele é eliminado pela urina completamente em até 24 horas e por isso também é considerado um adoçante mais seguro. O sabor é mais suave e mais fácil para quem não conseguiu ainda se acostumar com o Stévia.

FRUTOSE- é o adoçante natural, proveniente de frutas e mel. Pode ser usado por diabéticos, mas apenas se consumido durante uma refeição, pois se consumido separadamente, pode aumentar a glicemia. Pode também elevar os triglicerídeos em pessoas que já tem alteração do metabolismo de gordura.

 

Minha sincera opinião:

PARA TODOS: se você está fazendo uma dieta para emagrecimento geral, não acredito que convém consumir adoçantes em geral. Se você toma muito café no trabalho ou sucos adoçados ao longo do dia, aí sim compensa você utilizar STEVIA,SUCRALOSE OU FRUTOSE.

PARA DIABÉTICOS: vocês são o grupo que mais precisa de adoçantes. Converse com seu médico para ver qual mais indicado, a saúde do diabético depende do controle do consumo de açúcar e os adoçantes estão aí para isso!

GESTANTES: se você não tem que fazer nenhum controle do consumo de açúcar, EVITE TODO E QUALQUER ADOÇANTE.

 

é isso aí!

Carol Di Guimarães

nutricionista

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

5 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Ana Paula Costa 12/07/2012 at 14:18 -

    Carol, adorei esse post. Fui gordinha a vida toda, cheguei a obesidade mórbida e fiz redução de estômago. Uso adoçante desde criança e imagino o quanto maltratei meu organismo com esse monte de químicas. Usei até pouco tempo o Zero Cal (Sacarina + Ciclamato) pelo sabor e parei de usar por causa de uma outra matéria que eu li. Hoje eu uso Sucralose (em pó)da Linea ou Gold, foram as que eu melhor me adaptei. Por causa da redução de estômago eu tenho um mal estar com os líquidos adoçados com açúcar, ai vou levar os adoçantes pro resto da vida. Beijos

  2. Lívia Irabi 17/09/2012 at 09:08 -

    Ameeei.. Só Uso Stevia (do Original) haha Tbm presto mt atenção nas embalagens qd estou comprando qualquer coisa.. Foi o único q me acostumei, qd vou a algum lugar q geralmente só tem Zero Cal é horrível, pq detesto … Rsrsrs Bjs

    • Saboridades 17/09/2012 at 11:00 -

      Que bom Lívia! Melhor mesmo o Stevia Original! bjos

  3. Indiara 11/08/2013 at 21:31 -

    Boa noite!

    Açúcar mascavo ou adoçante Stevia? Qual é o melhor?

    Beeeijos!

    • Saboridades 12/08/2013 at 13:33 -

      hmmm depende…o stevia ajuda a emagrecer pelo valor calórico…de benefício nutricional o açúcar mascavo é melhor….