Na próxima vez que você fizer um encontrinho entre amigas, pergunte quem tem ovário policístico (ou micropolicístico) e você terá um susto com a quantidade de mulheres que apresentam esta síndrome!

De tão comum, se você fizer uma pesquisa rápida sobre a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) você encontrará vários sites confiáveis falando sobre o que é…etc

Hoje, na parte 1 sobre este tema, quero começar a falar sobre a minha praia: dieta e ovário policístico, e o que esta síndrome pode fazer com seu peso!

A SOP é um distúrbio que se manifesta de diversas formas:

- amenorréia (ausência de menstruação por mais de três ciclos ou seis meses)

- hirsutismo (aparecimentos de pêlos mais grossos em locais dependentes da ação de andrógenos como o tórax, o queixo, entre o nariz e o lábio superior, o abdome inferior e as coxas)

- oleosidade na pele e aumento da acne

- aumento de peso.

- presença de microcístos nos ovários (visível em ultrassonografia).

No meu ver, o grande problema que a SOP traz para a mulher é a anovulação, o que pode dificultar uma possível gravidez, e o risco de doenças associadas como o Diabetes, devido às alterações hormonais.

Isto são riscos à saúde da mulher…mas a SOP traz também uma série de probleminhas estéticos que muitas vezes podem ser significativos (aumento de pelos, acne, sobrepeso e obesidade etc).

Por isso, quero falar um pouco sobre a dieta para quem tem Síndrome do Ovário Policístico. Se você quer engravidar, este será tema para um próximo post: Fertilidade e alimentação.

A dieta para quem tem ovário policístico deve ser:

1) Poucas calorias, atentando para o risco de sobrepeso e obesidade

2) Carboidratos de baixo índice glicêmico, que melhoram o quadro de hiperinsulinemia e podendo até mesmo melhorar a ovulação

3) Chá de hortelã e chá verde- no próximo post vou falar porque!!

4) Alimentos antioxidantes que podem reduzir o risco de Diabetes e também melhorar os fatores estéticos.

E aí curiososos para mais sobre a dieta e o exemplo de cardápio?

No próximo post vem aí!!!

Carol Di Guimarães

nutricionista www.saboridades.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:

14 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Flavia 10/10/2011 at 15:01 -

    Oi Carol, puxa que bacana que vai abordar esse tema, tenho a síndrome há muitos anos, sempre tentando controlar, mas infelizmente já estou entrando na fase de androgenia….comecei agora tratamento médico, e como primeiro passo, exame sanguíneo completo incluindo todos os hormônios…. pq que inclusive desejo ter filhos…. vou esperar ansiosamente …parabéns e obrigada..bjs

    • saboridades 10/10/2011 at 20:21 -

      que bom que você gostou do tema Flávia! Beijos

  2. Vanessa 16/01/2012 at 09:29 -

    Meu nome é Vanessa e tenho Ovários com microcistos menores que 5mm, e meu Endométrio mede 4mm de espessura, e gostaria de saber se tenho chances de engravidar, tenho 29 anos , por favor aguardo essa resposta

    • Saboridades 17/01/2012 at 17:51 -

      Tem sim Vanessa, mais importante do que os ovários policísticos é você ovular regularmente, se você tem menstruação regular, suas chances de engravidar são altas!

  3. DAIANA 29/06/2012 at 10:42 -

    TENHO 25 ANOS QUERO MUITO ENGRAVIDAR, MAS TENHO OVÁRIO MICROPOLICISTICO, DESDE 14 ANOS (QUANDO EU COMECEI A MENSTRUAR). TOMO ANTICONCEPCIONAIS PARA REGULAR O MEU CICLO,DESDE SEMPRE, ESTOU A 6 MESES TENTANDO ENGRAVIDAR E NÃO CONSIGO! E ESTOU ENGORDANDO MUITO! TEM ALGUMA DICA PARA MIM?

    • Saboridades 29/06/2012 at 17:34 -

      oi Daiana, não se preocupe. O ovário policístico por si só não impedea a gravidez. Faça a dieta que eu deixei aqui no blog, fique tranquila que vc engravidará rapidinho.
      Se passar de 1 ano tentando e não tiver sucesso, converse com seu médico para investigar não apenas vc mas seu marido tb! tenho um post sobre fertilidade aqui no blog ok! bjos e depois me avisa se conseguiu ou não! ainda vou fazer mais posts sobre fertilidade

  4. barbara 02/01/2013 at 12:36 -

    ola carol gostaria que vc falasse um pouco sobre a ressistencia a a insulina e as dietas para quem tem ovarios policisticos

    • Saboridades 02/01/2013 at 21:14 -

      Vou aprofundar mais sim! bjs

  5. Débora 07/02/2013 at 14:54 -

    Olá estou com duvidas eu tomava anticoncepcional injetavel e não tinha menstruação ja faz tres meses q parei de tomar a injeção agora tomo comprimido mais minha menstruação não desceu mais sera q isso é normal eu tenho SOP mais antes eu era regular agora ta assim fico preucopada tenho ganhado muito peso em 4 anos engordei 25 kilos e nao consigo emagrecer de maneira alguma.

    • Saboridades 07/02/2013 at 18:15 -

      Débora converse com seu ginecologista, quando fazemos a pausa da pítula anticoncepcional normalmente deve-se sangrar…mas veja com seu médico!

  6. bianca 05/03/2013 at 23:14 -

    Boa noite, não menstruava e detectaram ovários policísticos e nem tomava anti. Aí minha médica pedi para que eu tomasse um anti mais forte por 5 dias dias e depois tomasse Nalle (estou tomando ainda), agora faz uns 3 meses que menstruo normalmente e quero engravidar, sera que consigo? Tenho ainda esses policísticos? Se possível responda em meu E-mail. Aguardo resposta, abraço.

    • Saboridades 06/03/2013 at 20:18 -

      oi Bianca!
      Você já está tentando engravidar? Provavelmente conseguirá! Mas se tiver demorando muito (até 1 ano é normal esperar) você pode consultar um médico para induzir a ovulação e assim fica mais fácil controlar a fertilidade. Procure um bom médico ginecologista e pode ser que ele te indique um especialista! bjs