Este é o primeiro capítulo desta etapa super importante ok!

Está aí o que eu considero um dos maiores vilões da beleza: o efeito SANFONA.

Engorda, emagrece, engorda de novo.

Kelly Osbourne que o diga.

A britânica filha do roqueiro sempre esteve acima do peso, ora mais gordinha ora mais menos gordinha, mas sempre lutando contra a balança. Até que ano passado ela participou do famoso Dancing With the Stars- competição em que “celebridades” dançam com profissionais e competem pelo primeiro lugar. Com o treino super intenso (várias horas de dança ao dia) e acompanhamento de perto do seu parceiro ela conseguiu emagrecer e ficou com o corpo super em forma saindo até de biquíni em capas de revista.

Ela permaneceu assim por bons meses mas recentemente vi em um site americano que o cenário está voltando e ela aparentemente ganhou alguns quilinhos.

Oprah, Jessica Simpson e Mariah Carey também são alguns dos exemplos:

É o tal efeito sanfona. Esse mal é super comum, vários pacientes passam por ele e acredito ser super importante você aprender a controlar seu peso e dieta para evitar esse emagrece-engorda-emagrece-engorda.

Se você sempre lutou contra a balança, precisa se atentar a ele para conseguir ter bons resultados na dieta, pois uma das suas ações é dificultar o processo de perda de peso. Acontece mais ou menos assim:

Temos uma TAXA METABÓLICA DE REPOUSO ou BASAL (TMR OU TMB) e é ela quem determina em grande parte o emagrecimento. A TMR é medida em calorias e mostra quanto você gasta no seu dia a dia para sobreviver. Ou seja é aquela taxa para suas funções vitais -respirar, circulação sanguínea, dormir e repousar.

Além disso temos a taxa de GASTO ENERGÉTICO TOTAL (GET) que aí sim é o quanto consumimos de calorias com todas as atividades do dia a dia: dirigir, caminhar, trabalhar, malhar etc.

Mulheres consomem em média 1500, 1700 calorias ao dia enquanto homens chegam a gastar 2300 calorias mais ou menos.

Assim, começamos a fazer uma dieta sempre com menos do que essas calorias (as famosas 1200 calorias das dietas por ai por exemplo…). Com esse déficit calórico, o organismo começa a consumir as gordurinhas para transformá-las em calorias e assim suprir essa necessidade.

Mas….aí vem o “pepino”. Com o tempo, nosso organismo, com sua super capacidade de adaptação, começa a se acostumar com essas calorias e a TMB abaixa…ou seja ao invés de precisarmos de 1500 calorias para sobreviver, agora precisamos de apenas 1300.

Grosseiramente falando, é MAIS OU MENOS ASSIM:

Com isso, a dieta com aquele valor calórico inicial começa a não fazer tanto efeito. E se você desistir da dieta ou cometer deslizes, vai engordar. Só que aí vem o “segundo-pepino”, você engorda mas seu metabolismo ainda está mais baixo por um tempo…e olha que bola de neve: você pode voltar a fazer dieta e será mais difícil de emagrecer!

O segredo para isso não ocorrer? Esse eu conto no próximo capítulo! rsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

13 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Paula 16/05/2011 at 22:07 -

    Eu querooooo saber a continuação!!!! To curiosaaaa!!

  2. Daiana 21/06/2011 at 09:19 -

    Amo o q vc escreve Carol…Gostaria de um dica…p não engordar…pois estava da Dukan…
    Geralmente meu café da manhã são 2 fatias de pão integral (desses light) com sementes e tal com café com leite, 1 fatia de branquet e 1 de queijo light.
    No meio da manhã como uma fruta (bergamota) por exemplo.
    Meu almoço são 2 colheres de arroz, uma de feijão, salada verde, tomate ou cenoura, e um frango ou moranga, um ovo, depende…
    A tarde como um iogurte natural (com adoçante) ou uma maçã.
    E a noite repito o almoço ou o café da manhã.
    Será q estou fazendo errado?

    • saboridades 21/06/2011 at 13:42 -

      oi Dai está perfeito tudo o que vc está fazendo ok! Fique tranquila :)

      • saboridades 21/06/2011 at 13:42 -

        ah, acho que vale a pena trocar umas 2 vezes por semana o jantar por sopa detox! Tem a receita aqui no blog!

  3. Daiana 21/06/2011 at 15:43 -

    Vou tomar esta sopa 2 vezes na semana sim…Q bom q estarei fazendo tudo certinho Carol…sabe o q é, estou me sentindo mt mal fazendo a fase 3 da dukan, foram 18 dias, apenas com proteínas e pouca salada…
    …Hj estou com 56,2Kg, e muito satisfeita…
    …Parabéns, por “nos” incentivar tanto e pelo blog MA-RA-VI-LHO-SO.
    Bjão!

  4. Daiana 21/06/2011 at 16:54 -

    Outra coisinha, posso ao invés de jantar uma carne com salada, comer 2 fatias de pão integral com café com leite? As calorias são de muita diferença?
    Bjão!

    • saboridades 21/06/2011 at 18:01 -

      não tem problema mas precisa tomar cuidado com o recheio, opte por peito de peru e queijo magro!

  5. valeria vaz de oliveira 17/10/2012 at 23:12 -

    ESSE REALMENTE E O PONTO DA MINHA DIETA<<>TO LOUCA P SABER COMO FAZ P ISSO NAO ACONTECER>>>>>TO MUITO felIz POR MUITAS DICAS >>>OBRIGADA..

    • Saboridades 17/10/2012 at 23:31 -

      oi Valeria, realmente o efeito sanfona é um dos maiores complicadores numa dieta! bjos