Eis aí um alimento que carrega uma má fama desnecessária: a pipoca.

A pipoca foi descoberta há muitos anos pelos índios americanos. Ela mais tarde se tornou popular nos Estados Unidos durante a Grande Depressão como um lanche, e depois foi ganhando fama para o consumo nos cinemas.

Nem todos os tipos de milho viram pipoca. Apenas os que têm água dentro da semente. Quando aquecemos o milho, a água dentro da semente se transforma em vapor e se expande, fazendo-a explodir e inchar. A PIPOCA NADA MAIS É DO QUE MILHO AQUECIDO!

A pipoca é um grão inteiro, o que significa que tem todas as três partes do grão: o gérmen, o farelo eo endosperma, sendo rica em vitaminas, minerais, proteína e amido!

Outro benefício nutricional de pipoca é seu alto teor de antioxidantes, principalmente, os polifenóis. Não só os polifenóis protegem as células dos danos causados ​​pelos radicais livres, que podem reduzir os riscos de contrair câncer e doenças cardíacas.

Além disso, é uma ótima fonte de fibras. A fibra pode ajudar na perda de peso através da criação de uma sensação de plenitude, impede a prisão de ventre, regular os níveis de glicose no sangue, e de colesterol.

Outras

A pipoca é baixa em calorias e gordura e não contém açúcar ou sódio.

Ou seja, a pipoca em si é um excelente alimento para a saúde.

Mas…agora vamos à sua má fama. Os benefícios nutricionais da pipoca são quase sempre arruinados devido ao preparo inadequado. A pipoca preparada em cinemas por exemplo, é adicionada de grande quantidade de gordura (manteiga, molhos) e sal. Isso faz com que o teor de colesterol da pipoca seja enorme.

Portanto se você quiser comer pipoca, compre as versões light para microondas  ou faça em casa, com pouca quantidade de óleo (1 colher já é suficiente). Use pouco sal e utilize alguns ingredientes como orégano e curry para dar mais sabor! Aproveite essa delícia!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

10 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. pri 21/06/2011 at 16:02 -

    Posso Comer a pipoca light na fase 1 Dukan, pois estou sentindo falta de algo com sal a tarde e isso me deixa um pouco tonta e enjoada.

    Bj

    • saboridades 21/06/2011 at 18:02 -

      Na fase 1 não mas na 2 sim ok!

      • Sandra L. 17/07/2011 at 00:49 -

        Pipoca PODE?? Como assim? Não é apenas AVEIA???
        Que notícia ótima!!!! Adorei!! sou louca por pipoca…rsrs…ainda mais com bacon sequinho…hihihi

        • saboridades 17/07/2011 at 13:31 -

          Eu deixo mas o dr Dukan não deixa milho não ok

  2. Aurea 05/09/2011 at 06:56 -

    Nossa!!! Você é mesmo maravilhosa!!!!!
    Amo pipoca. podemos comer na fase dois a light, ótimo!! em que quantidade????
    obrigada

    • saboridades 05/09/2011 at 09:54 -

      pode até 2 xícaras da light quem está na dukan e quem quer apenas controlar o peso com dieta normal pode até 3 xícaras!

  3. Simoni Franco 17/07/2012 at 20:51 -

    Humm… q maravilha Carol, estou na fase 2,então posso comer todos os dias 2 xic. de pipoca light?(adoro,estou sofrendo horrores em não poder comer um pipoquinha…rsrs)
    uma outra duvida,relacionada ao milho,estamos na epoca das festas julinas,posso comer milho cozido nas festas?(acho q é a unica comida de festa junina,q eu acho q pode…rsrs)se vc tiver algumas dicas do que comer nessas festas…pliss dá uma luz…bjooo

  4. Jana Ribeiro 17/08/2013 at 21:36 -

    Oi Carol, fiquei feliz de saber da pipoca, mas aqui vai uma dica:
    Pode-se fazer a pipoca no micro-ondas sem óleo: vc põe O milho (eu uso uma mão cheia) 1 colher de água e um pouco de sal e mistura o milho, leva no micro por 5 min.
    Usar uma vasilha de vidro e cobrir bem com plásrico filme e dar uns 3furinhos nele, usar uma faca de pontinha, e leva no micro para estourar. Se quiser sem sal e só milho.
    Fica ótima e sem óleo.

    • Saboridades 18/08/2013 at 20:47 -

      obrigada Jana é isso mesmo!!! bjs