Olá pessoal tudo bem?

Já falei sobre SOP- Síndrome do Ovário Policístico aqui no blog, mas nunca é demais relembrar e atualizar informações. A SOP é uma síndrome endócrina caracterizada por anovulação e hiperandrogenismo, sendo marcada por alguns sinais clínicos:

 

- hirsutismo (crescimento excessivo de pelos em áreas não tão comuns);

hirsutism

- acne;

acne

- ganho de peso; corpo1

- alopécia (queda de cabelo, falhas)

alopecia

Além disso são achados: aumento das concentrações séricas de testosterona total, livre ou de androstenediona. Ainda apresentam hiperinsulinemia, com achados laboratoriais de glicemia de jejum, curva glicêmica e hemoglobina glicada alteradas.

Pelo maior indicador da SOP ser a anovulação crônica, a maioria das mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos tem disfunções menstruais, podendo ficar meses sem menstruação, além de terem maior dificuldade para engravidar, já que não apresentam ovulação mês a mês.

Um dos tratamentos mais conservadores para a SOP em mulheres que não queriam engravidar era a prescrição de Anticoncepcionais orais, e Indutores de Ovulação em mulheres que desejavam filhos. Hoje sabemos que o tratamento de ponta e primeira linha para a SOP é emagrecimento, prática de atividades físicas e dieta com restrição de carboidrato. Ou seja, você consegue ter ótimos resultados com mudança de estilo de vida, sem a necessidade de uso de hormônios. Converse com seu médico e veja qual a sua melhor opção! Se você tem a pele oleosa, nota falhas no cabelo, um pouco de acne na vida adulta, ou tem dificuldades para emagrecer e também apresenta alterações no ciclo menstrual, converse com seu médico!

Falaremos mais sobre dietas e SOP nos próximos posts. Um cardápio antiinflamatório, de baixo carboidrato e prática de exercícios irá fazer muita diferença e você poderá ter melhoras significativas tanto nas disfunções menstruais como nos sintomas tão chatos: melhora da acne, diminuição de pelos, perda de peso e ficará com cabelos mais fortes e com melhor volume.

Até mais!

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

1 Comment on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Saúde e Bem Estar 18/09/2017 at 18:25 -

    Excelente artigo. Devemos estar bem ciente e sabermos mais sobre as síndromes que existem. Obrigada por compartilhar.