CONSELHOS PARA 2017

do-more-of-what-makes-you-happy-431x196

#1
Não assuma compromissos do tipo “vou iniciar uma dieta”, “vou começar alguma atividade física”, “vou terminar o curso de inglês”. Esse tipo de coisa serve apenas para acumular culpa e frustração sobre os seus ombros.

#2
Não acredite nesse pessoal que diz que “sem meta você não vai a lugar nenhum”. Pergunte a eles por que, afinal de contas, você tem que ir a algum lugar. Trate esses “lugares futuros imaginários” apenas como referência para a maneira como você vive hoje – faça valer a caminhada: se você chegar lá, chegou, se não chegar, não terá do que se arrepender. A felicidade não é um lugar aonde se chega, mas um jeito como se vai.

#3
Não faça nada que vá levar você para longe das suas amizades verdadeiras. Amizades levam um tempão para se consolidar e um tempinho para esfriar, pois assim como a proximidade gera intimidade, a distância gera esfriamento e fragiliza os vínculos.

#4
Não perca tempo discutindo religião, política e futebol. As paixões moram numa nuvem que os argumentos não alcançam.

#5
Não fique arrumando desculpas nem explicações para as suas transgressões. Quando cometer um pecado, assuma, e simplesmente diga “minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa” e “fiz sim, me perdoe”. Comece falando com Deus e não pare de falar até que tenha encontrado a última pessoa afetada pelo que você fez.

#6
Não faça nada que cause danos à sua consciência. Ouça todo mundo que você confia, tome as suas decisões, e assuma as responsabilidades. Não se importe em contrariar pessoas que você ama, pois as que também amam você detestariam que você fosse falso com elas ou se anulasse por causa delas.

#7
Não guarde dinheiro sem saber exatamente para que o está guardando. Dinheiro parado apodrece e faz a gente dormir mal. Transforme suas riquezas em benefícios para o maior número de pessoas. É melhor perder o dinheiro que ocupa seu coração, do que o coração que se ocupa do dinheiro.

#8
Não deixe de se olhar no espelho antes de dormir. Caso não goste do que vê, e isso se repita muitas vezes, não hesite em perder a noite de sono para planejar o que vai fazer na manhã seguinte. Ao se olhar no espelho ao amanhecer, lembre que com o sol chega também a misericórdia de Deus: a oportunidade de começar tudo de novo.

#9
Não leve mágoas, ressentimentos e amarguras para o ano que vem. Leve pessoas. Sendo necessário, perdoe ou peça perdão. Geralmente as duas coisas serão necessárias, pois ninguém está sempre e totalmente certo. Respeite as pessoas que não quiserem fazer a mesma viagem com você.

#10
Não deixe de se perguntar se existe um jeito diferente de viver. Não acredite facilmente que o jeito diferente de viver é necessariamente melhor do que o jeito como você está vivendo. Concentre mais energia em aprender a desfrutar o que tem do que em desejar o que não tem.

#11
Não deixe o trabalho e a religião atrapalharem sua vida. Cante sozinho. Leia poesias em voz alta. Participe de rodas de piada. Não tenha pressa de deixar a mesa após as refeições. Pegue crianças no colo. Ande sem relógio. Fuja dos beatos.

#12
Não enterre seus talentos. Nem que seu único tempo para usá-los seja da meia noite às seis. Ninguém deve passar a vida fazendo o que não gosta, se o preço é deixar de fazer o que sabe. Útil não é quem faz o que os outros acham importante que seja feito, mas quem cumpre sua vocação.

#13
Não crie caso com sua mulher. Nem com seu pai nem com sua mãe. Nem com seu irmão nem com sua irmã. Caso eles criem com você, faça amor, não faça a guerra. O resto se resolve.

#14
Não jogue fora a utopia. Ninguém consegue viver sem acreditar que outro mundo é possível. Faça o possível e o impossível para que esse outro mundo possível se torne realidade.

#15
Não deixe a monotonia tomar conta do seu pedaço. Ninguém consegue viver sem adrenalina. Preste bastante atenção naquilo que faz você levantar da cama na segunda-feira: se for bom apenas para você, jogue fora ou livre-se disso agora mesmo. Caso não queira levantar da cama na segunda-feira, grite por socorro.

#16
Jamais se esqueça que a pessoa mais importante do mundo é aquela que está na sua frente. Não a que está no whats app, nem no facebook, nem no instagran.

#17
Não deixe de dar bom dia para Deus. Nem boa noite. Mesmo quando o dia não tiver sido bom. Com o tempo você vai descobrir que quem anda com Deus não tem dias ruins, apenas dias difíceis.

#18
Não negligencie o quarto secreto onde você se encontra com seu eu verdadeiro e com Deus – ou vice-versa. Aquele quarto é o centro do mundo – o mundo todo cabe lá dentro, pois na presença de Deus tudo está e tudo é.

#19
Não perca Jesus de vista. Não tente fazer trilhas novas, siga nos passos dEle. O caminho nem sempre será tão confortável e a vista tão agradável, mas os companheiros de viagem são incomparáveis.

#20
Não caia na minha conversa. Aliás, não caia na conversa de ninguém. Faça sua própria lista. Escolha bem seus mestres e suas referências. Examine tudo. Ouça seu coração – geralmente é ali que Deus fala. Misture tudo e leve ao forno.

#21
Não fique esperando que sua lista saia do papel. Coloque o pé na estrada. Caso não saiba por onde começar, não tem problema. O sábio disse ao caminhante que “não há caminho, faz-se caminho ao andar”.

Texto original do facebook do pastor Ed René Kivitz em 2014. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. gleide bernardes 30/12/2016 at 19:34 -

    Amei o que voce disse, “não caia na minha conversa” . Dos seus conselhos gostei de alguns outros não, mas de certa forma todos foram úteis para fazer pensar, meditar.
    O que mais gostei? O 19, esse é para vida toda. Obrigado.
    FELIZ, FELIZ, FELIZ 2017.
    Amo você
    PS mesmo sem lhe conhecer.

    • Saboridades 13/01/2017 at 12:44 -

      Oi Gleide ate fui reler o 19! rsrs E realmente para a minha vida eu levo isso: Sempre, em tudo e em todo tempo com Jesus!
      Um beijo querida! Um ótimo e delicioso 2017. bjos de coração!! :)

  2. Helen 04/01/2017 at 17:19 -

    Oi Carol!!
    Faz tempo que não passo por aqui (to inscrita desde 2012 hehehe).
    Amei as resoluções, tanto que imprimi e colei no primeiro dia do ano na minha agendinha!
    Quero aproveitar a oportunidade para te dizer uma coisa: me inscrevi no teu blog em meados de 2012, bem no comecinho do ano. Na época, eu ainda estava me recuperando de um AVC sofrido um ano antes. Eu passei basicamente um ano tomando corticoides de tudo quanto é tipo, porque tive um edema no cérebro. Resultado: caiu quase todo meu cabelo e pulei de 55kg para 76kg.
    Mesmo depois que parei com os corticóides, não conseguia perder peso. Eu era atleta e nunca fui de comer porcarias. Então foi com seu blog que eu comecei a entrar no mundo das “dietas” hahaha. Eu vivia aparecendo aqui pra fazer trocentas perguntas e vc, sempre muito querida, respondia todas.
    Eu comecei fazendo a dukan, perdi uns 8 kilos em pouco mais de um mês. Não consegui manter por muito tempo mais porque eu amo frutas e legumes. Depois comecei a fazer os desafios que você postava. Sei que hoje estou com 62 kilos e muito feliz. Aprendi a comer e não engordei mais. Nem quero perder mais que isso de peso porque estou feliz com meu corpo.
    Nesse meio tempo descobri uma nova paixão: cozinhar!! Não vejo a hora de chegar os fins de semana pra fazer receitas novas hahaah.
    Enfim, quero desejar a você e sua família 365 dias de muita alegria, prosperidade e saúde nesse 2017. Que você continue estimulando mudanças nas nossas vidas e que, se for a vontade de Deus, um dia você venha atender em SP hehehe!
    Um beijão =***

    • Saboridades 13/01/2017 at 12:42 -

      Ai Helen que linda vc!! Lembro mesmo dos seus comentários por aqui! Fazia tempo que não te “via” Te amo! rs
      Parabéns! Te desejo muita muita saúda, paz e alegrias!
      E é bem por aí mesmo, essa questão de aprendar a comer, ir mudando aos pouquinhos. E a paixão por cozinhar que faz TODA a diferença viu!
      bjossss

  3. Kelly 10/01/2017 at 11:20 -

    Que legal esse texto, Carol!!! Esse ano quero a vida leve… tudo a seu tempo, no tempo de Deus… viver feliz com gratidão e fé! Um ótimo e abençoado 2017 para você e sua família! Beijosss

    • Saboridades 13/01/2017 at 12:40 -

      Eu tb! Estamos juntas! :)