Olá pessoal tudo bem?

Como disse anteriormente a partir de semana que vem vou focar os posts em dicas e receitas de alimentação paleo. Mas afinal, o que é isso?

paleo

A dieta paleo na verdade é um estilo de vida, voltado para uma forma de se alimentar como os homens comeram durante toda a histórica, estando genéticamente perfeitos para: comer alimentos não industrializados, vegetais, nada produzido, refinado ou mexido pelo homem. O que isso significa?

A paleo prioriza:

Muitos e muitos vegetais, folhosos

Legumes- abobrinha, tomate, brócolis, couve flor, berinjela, cebola, pimentões, cenoura, rabanete, nabo…

Frutas – para quem quer emagrecer, aqui devem ser vistas com cautela. Se você quiser manter o peso ou pratica muita atividade física e adotar o paleo para a vida, inclua frutas. Para quem quer emagrecer, prefira morangos e outras frutas vermelhas, coco e abacate.

Carnes em sua forma mais natural- bovinos, pescados, suínos, sabe aquela pele do frango que vc tira? Esquece, aqui você pode comê-la. Bacon? Yes. Picanha? Yes

Gorduras naturalmente presentes no alimento- manteiga, abacate, óleo de coco, azeite de oliva

Ovos – delícia, práticos, acessíveis e uma facilidade para poder incluir no café da manhã ou em refeições rápidas

Laticínios- Evite leites e iogurtes principalmente destes de mercados com corantes, conservantes, engrossantes como amido de milho, farinha de arroz, açúcar…Prefira: manteiga, iogurte natural integral, queijos com gordura (é vida!) e coalhada.

Na paleo evite:

Açúcar- refinado então jamais!

Gorduras artificiais, produzidas pelo homem: margarina, óleos refinados (girassol, soja, canola…)

Glúten e todas as farinhas- são inflamatórias e o homem na evolução não comia. Afinal, como ele consumiria um trigo por ex? Não adianta ser integral, orgânico, etc. Farinha de trigo, amigos, aveia, centeio não entram na paleo.

Raízes – se seu alvo é emagrecimento, deve, assim como as frutas, evitar batata doce, batata, mandioca, mandioquinha…Salvo cenoura e beterraba que podem ser moderadamente incluídas.

O que você deve entender?

Esse é um estilo de vida, você não terá sucesso algum se fizer esse tipo de alimentação de segunda a quinta, mas na sexta feira pedir uma pizza (mesmo que coma um só pedaço) e tome uma cervejinha, no sábado comer uma sobremesa, e no domingo a macarronada! Você vai é passar mal, pode engordar, ganhar barriga…

Você  não vai sair comendo picanha sem parar, abusar de gorduras no preparo dos alimentos, sair fritando abobrinha e berinjela por aí. Você vai perder o medo da gordura. Vai preparar os alimentos no óleo de coco, no azeite ou manteiga. Vai comer a carne da forma como ela veio da natureza, com aquela capa de gordura sem medo. E quando quiser, claro, vai fazer uma abobrinha fritinha delícia e ainda pode colocar uma maionese caseira de abacate ou azeite para dar gosto.

Você vai priorizar vegetais, muitas saladas coloridas, frutas de baixo carboidratos, e nela colocar ovos, carnes, nozes.

Você vai se preocupar com a qualidade da comida que você come. Vai procurar consumir sempre que possível alimentos orgânicos, carnes produzidas sem hormônios e em pastos “verdes”.

Você vai comer quando tiver fome até saciar. Quando não tiver fome, esqueça a comida.


saladapaleo3

Captaram a mensagem?

Até mais

Carol

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Ana Maria 14/04/2016 at 21:37 -

    Obaaaaaaaaaaaaa, já to adorando

    Carol, vc onde atende agora ?

    • Saboridades 17/04/2016 at 21:12 -

      oi Ana, continuo atendendo na mesma clínica em Vinhedo, qq coisa me manda email! bjosss