Olá pessoal tudo bem?

Muitas vezes você começa uma dieta, faz “direitinho” mas depois chega no dia de conferir os resultados na nutricionista….e o desânimo bate: você se “matou” naquele mês e emagreceu míseras 100g! Afinal…o que pode estar dando errado?

balança

Selecionei 3 motivos (+ 1 extra) que podem ser o ponto de erro:

1) Você não segue a dieta corretamente.

Sempre falo aqui no blog, pequenos detalhes, grandes diferenças. Se você está numa dieta low carb por exemplo, uma única torrada na salada pode sim atrapalhar a dieta, uma fruta de sobremesa pode interromper o processo de emagrecimento. Durante a dieta low carb, o processo de cetose ocorre, ou seja, como não tem um aporte de energia vindo da alimentação, o organismo começa uma quebra de gordura para usá-la como fonte energética, isso se dá pelo processo de cetose. Mas esse processo é interrompido se você consumir alguma fonte de energia rápido (alimentos fontes de carboidrato como frutas, torradas, pães, doces..). O café no açúcar também pode atrapalhar, já tive casos de pessoas que faziam uma low carb mas tomavam café com açúcar o dia inteiro.

2) Você passou por muitas dietas, intervenções cirúrgicas, uso de medicamentos…

Quem já usou as famosas fórmulas para emagrecer, viveu fazendo dietas malucas (a da sopa, da lua, do abacaxi, da pimenta e sei-lá-mais-o-que) ou passou por cirurgias pode ter um pouco mais de dificuldade no processo. Até descobrirmos o melhor caminho para seu objetivo, precisamos esperar e pagar para ver: isso significa que talvez teremos que fazer uma dieta ou uma desintoxicação primeiro, para depois vermos qual a melhor forma.

3) Seu final de semana é pé na jaca!

Se você faz a dieta corretamente, mas no final de semana dá uma bloqueada total na dieta essa é a razão! Aliás, sair da dieta no sábado ou domingo é uma ótima estratégia para quem quer manter o peso, mas quem quer emagrecer ou tem um objetivo muito específico: perder x% de gordura, ganhar x% de massa magra etc, você precisa entender que a semana é de segunda a segunda.

diet-sabotage

4) Doenças!

Não somente as doenças de tireóide que afetam diretamente o metabolismo podem influenciar a dieta, uma anemia, hipercolesterolemia, diabetes, hipertensão…todo processo que interfere na saúde global pode ser uma pedra no caminho da dieta, por isso não desanime, mas caminhe junto com o nutricionista até descobrir a melhor alimentação.

Da mesma forma que doenças em geral, alguns momentos fisiológicos também interferem no emagrecimento: período menstrual, menopausa, gravidez e pós parto (em algumas mulheres o pós parto pode ser muito difícil voltar ao peso) e nos homens a andropausa. Quem sempre esteve muito acima do peso (desde a infância) também poderá ter mais dificuldade. Por isso mamães, cuidem muito da alimentação, saúde e peso dos seus filhos.

E por último, mas nem menos importante, você pode ter uma causa inexplicada! Sim, tem pessoas que não se adaptam a determinado tipo de alimentação (muita gente!) e precisam mudar de dieta. Já comentei aqui no blog que uma paciente há alguns anos tentamos de tudo e nada, era uma perda de peso pequena (cerca de 5kg se não me engano) mas não tinha o que fazer. Por último, tentei uma dieta funcional baseada no tipo sanguíneo. E não é que deu um ótimo resultado? Em um mês objetivo atendido e manutenção programada!

Enfim….não desista nem desanime nunca! A alimentação é um processo mega complexo que requer cuidados, envolve a família, amigos, ocasiões, comemorações, é uma fonte de prazer e por isso que devemos sempre prosseguir entendendo todas estas situações!

dieta

Até a próxima

Carol

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author