Olá pessoal tudo bem?

Acho que toda semana recebo um email de alguém me perguntando algo sobre o colágeno ou me criticando duramente falando que usar o colágeno é pura besteira. As alegações são de que o colágeno, que nada mais é do que uma proteína, seria quebrado em seus aminoácidos no organismo e então utilizado meramente como construtores no organismo, exercendo seu papel mesmo de proteína, e não necessariamente como o colágeno, garantindo firmeza e textura na pele. E isso é verdade! Ninguém garante que tomar colágeno vai deixar tudo no lugar!

colageno

Maaas…os estudos são promissores!!!! E continuo sendo fã do colágeno sim, tanto que prescrevo para a maioria dos meus pacientes!

No Brasil um estudo com ratos publicado em 2008 (Jaqkix) mostrou que o uso de colágeno hidrolisado conteve o avanço da osteoporose, e a suplementação deixou os ossos 4 vezes mais fortes e resistentes, além de apresentarem valores de proteína óssea maiores.

Agora, um estudo alemão publicado em janeiro/2013 por Schadow não mostrou grandes coisas sobre o colágeno hidrolisado como protetor da cartilagem humana. Mas o autor aponta que o colágeno bovino pode sim ter alguma utilidade terapêutica, além de não ter apresentado nenhuma toxicidade.

Um estudo norte americano de 2008 (Clark), analisou o uso de 10g de colágeno por pessoas que frequentam academia ou praticantes de esportes. Os resultados foram promissores: aqueles que tomaram o colágeno melhoraram e muito a resposta à dor relacionada ao exercício. Os estudiosos concluem que vale a pena a suplementação tendo em vista o estudo de 24 semanas, e que o seu uso pode melhorar a performance atlética, prevenindo impactos negativos do exercício.

Em 2009, um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association comparou o uso de whey protein x colágeno hidrolisado por mulheres idosas. Enquanto o uso do whey mostrou uma perda de peso, o uso de colágeno mostrou que as mulheres mantiveram a massa magra. O estudo ainda é fraco, pois foi feito por apenas 15 dias, mas mesmo assim, resultados promissores.

E coisas muito boas começam a surgir também!

Um estudo publicado neste ano de 2014 (PROKSCH) com 69 mulheres que tomaram colágeno por 1 mês, mostrou que o uso dele aumentou significativamente a elasticidade da pele. Não foram notadas diferenças estatísticas na hidratação da pele, embora tenham sido relatados alguns casos de melhora. Não foi observado efeitos colaterais negativos.

O mesmo autor ainda mostrou melhora na matriz da pele e aparência de rugas ao redor dos olhos em mulheres que usaram o colágeno por 8 semanas. Tá eu acho que este estudo foi patrocinado por uma empresa de colágeno

Mas…vejamos….

O colágeno é basicamente uma proteína, de cadeia longa e tripla hélice (formação química), ou seja, quando a gente consome colágeno, ele será quebrado em vários aminoácidos e então aproveitado pelo nosso organismo. FATÍSSIMO: nosso corpo não vai saber se estamos comendo um belo bife, um filé de frango ou tomando um copo de colágeno hidrolisado. Alguns poucos estudos publicados em revistas de química começam a apontar que o uso de colágeno parece ter sim algumas propriedades particulares, como o publicado em 2012 Stotzel.

O pouco que sabemos parece ser promissor. Muitos estudos ainda estão por vir, mas os poucos que tem mostram algum efeito, sem mostrar contra indicações.

O suplemento de colágeno é relativamente barato, não faz mal (é uma proteína, só pode ter um impacto negativo se o suplemento de colágeno vier com algum corante que te dê alergia ou venha com outros compostos), e é gostoso de tomar.

Para quem quiser os estudos eu passo as infos por comentário ou email!

Por isso, minha gente, gosto sim do colágeno e indico ele. 10g ao dia. Ah, e ele ainda pode ajudar a emagrecer já que ajuda a saciar!!!

Até a próxima

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

19 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Geórgia Santiago 08/06/2014 at 14:43 -

    Oi Carol!

    É verdade que as castanhas / oleaginosas podem oferecer a quantidade adequada e segura de colágeno, em comparação com o consumo de gelatina, proteína ou até mesmo o suplemento? já foi indicado a mim trocar o suplemento por elas.

    Obrigada pela atenção e espero que veja minha pergunta! =)

    • Saboridades 08/06/2014 at 15:45 -

      Oi Geórgia
      As oleaginosas são ótimas para a pele! Antioxidantes, proteínas e gorduras boas, além de muitos sais minerais! Mas não substituem o colageno não!
      Bjs

  2. Ludmilla 08/06/2014 at 17:16 -

    Postagem perfeita!! Carol, o que você acha da Faseolamina em cápsulas, costuma indicar, em que dosagem??

    • Saboridades 08/06/2014 at 20:54 -

      amo faseolamina, volte no post da sopa de feijão branco! bjs

  3. Suzana 08/06/2014 at 18:44 -

    E há algum período certo para tomar? Acompanhado de alguma coisa? E gelatina? Pode-se consumir quanto para chegar nessa quantidade de colageno? :-)

    • Saboridades 08/06/2014 at 20:54 -

      Vou falar mais de colágeno mas tenho uns posts aqui só sobre isso! Dá uma procurar no campo aqui do lado direito da tela em colágeno! tem as marcas, horários etc!

  4. paula 08/06/2014 at 19:21 -

    Olá Carol. Faço suplementação de colágeno ha quase um ano. Assim que comecei, uns 20 dias mais ou menos mandei um email para minha nutricionista: “minha barriga está mais lisinha, é possível?” E vi que sim, sou magrinha e flácida. Mesmo malhando, coisa de pele mesmo… Acho que a suplementação me ajuda bastante, e estou bastante satisfeita em tomar antes de dormir. Como você disse, sacia aquele vazio da noite, e é gostoso de tomar. Eu sou defensora e indico.

    • Saboridades 08/06/2014 at 20:53 -

      Amei seu depoimento!! bjosss Paula!!

  5. Silvana Ricceto 08/06/2014 at 19:30 -

    Carol vc poderia informar algumas marcas de colágeno hidrolisado? são tantas que fico confusa já tenho 44 anos e estou flácida(rosto) eu li que o colágeno sazinho sem estar associados a algumas vitaminas com A,E ou zinco etc…(não sei dizer qual agora)não faria efeito,ou seja não seria absorvido,vc deve saber se isto é mito ou não né? mais gostaria sim de tomar urgente colágeno só não sei se em capsulas ou em pó,por favor me indique alguma marca de sua confiança desde jáagradeço pela atenção e carinho do seu blog. bj

    • Saboridades 08/06/2014 at 20:53 -

      oi querida! O ideal é vc consultar um nutricionista para te orientar o horário e a dieta aí os resultados ficam perfeitos!!
      Tenho um post aqui só com marcas de colágeno, é só digitar colágeno no campo de pesquisa ao lado direito aqui da tela!
      bjs

  6. Evelise Nazario da Rosa 09/06/2014 at 10:36 -

    Olá, gostaria de receber as referências dos estudos que você citou ou se tiveres os arquivos, eu agradeço. Parabéns pelo post.

    • Saboridades 09/06/2014 at 15:32 -

      Vou por com calma aqui ok! As principais bjsss

  7. Elma 09/06/2014 at 13:55 -

    Oi Caro, td bem?
    Comecei o colageno e farinha de feijão branco a alguns dias.
    Ainda estou bem no começo, mas assim que algum resultado apareça eu volto para contar.

    Aproveitando, mandei um e-mail para saboridades@gmail.com, mas não tive retorno, será que vc recebeu?

    Obs.: projeto barriga negativa, “to dentro”.

    Bjs e ótima semana.

    • Saboridades 09/06/2014 at 15:31 -

      Oi querida não recebi não, esses dias respondi todos os emails e serei tudo da minha caixa de entrada!!! Manda de novo!!! Bjsss

  8. Elma 10/06/2014 at 14:03 -

    Oi Carol…

    acabei de reenviar, tomara que agora chegue pra vc.

    Bjs

    • Saboridades 10/06/2014 at 20:50 -

      recebi e respondi!

  9. Isabela Prates 10/06/2014 at 16:40 -

    Boa tarde Carol! Eu tenho 21 anos porém já me interesso muito pelos assuntos relacionados ao colágeno. Eu já posso fazer uso dele diariamente? Ou devo esperar mais alguns anos? Bjs, sou fã do seu trabalho!

    • Saboridades 10/06/2014 at 20:53 -

      oi Isabela, pode fazer mas sem muita preocupação rsrs
      Após os 25 anos é mais importante mesmo!

      • Isabela Prates 11/06/2014 at 09:10 -

        Obrigada pelo retorno! Só ficava preocupada de o uso atrapalhar em vez de ajudar, mas que bom saber que não! rs Bem, já estou prevenindo! Bjs