Olá pessoal tudo bem?

Estou voltando hoje a escrever no blog pois semana passada, dia 02, sexta feira nasceu minha pequena Isabela, filha amada! Ela é um amorzinho mas estou vivendo uma fase bem conturbada tendo agora 2 filhos (meu primeiro André está com 2 anos exatos fazem aniversário no mesmo dia), e naquele período meio fora de controle de pós cirurgia: com dor etc!

Acho até que vou fazer um post somente sobre isso, sobre a rotina com 2 filhos pequenos em casa, mas já adianto para as futuras mamães: esse comecinho é mega puxado! Meu filho que sempre dormiu MUITO bem a noite começou a acordar pedindo a mamãe, eu não posso pegá-lo no colo ainda por conta da recuperação da cesárea e enfim, tenho que alternar meu tempo entre os dois!

Queria deixar esse post aqui para começar a falar sobre a recuperação do corpo após o parto e os cuidados que as mamães devem ter nesse período. O primeiro ponto é claro, é que você deve esquecer um pouco a questão dieta (no sentido mais popular, de cortar alimentos etc), devendo focar em uma alimentação saudável para sua recuperação, e garantir bastante energia para a produção de leite. O foco agora é o bebê e a amamentação!

O meu plano pessoal e que mais indico em consultório é:

- primeiros 15 dias após o parto:

alimentação variada, incluindo muitos cereais integrais, vegetais, frutas e muito líquido; de 2 a 3 litros de água ao dia.

não realizar esforços físicos, seguindo a recomendação do seu médico.

se você quiser pode ainda excluir do seu cardápio chocolate, excesso de açúcar e incluir muitos grãos e sementes como chia, linhaça, aveia, uma vez que o seu intestino pode ficar preguiçoso nesta fase. Se esse problema persistir converse com seu médico pois existem hoje várias opções de suplementos de fibras nas farmácias. Sempre, tomando muuuito líquido junto! Água é chás são as melhores opções.

– você está inchada e a barriga ainda bem flácida, não se preocupe, o bebê saiu mas a barriga continua!! Ela deve começar a voltar ao seu lugar em breve.

corpo1

- 15 a 30 dias:

– é hora de começar a estabelecer uma rotina com seu bebê. Colocando-o para mamar de 3/3 hs (sempre contando a partir do início de cada mamada). Assim, seu filho estará mamando cerca de 7 a 8 vezes ao dia.

– A dieta continua a mesma, mas você pode incluir caminhadas com seu bebê no carrinho, assim ele aproveita um solzinho e você começa a se exercitar um pouco.

– cuidado para não abusar da alimentação, as mamadas noturnas são um perigo para quem está acordado e com fome: deixe opções como frutas e biscoitos integrais a disposição. Um chá também ajuda.

1 a 3 meses:

– caminhadas, caminhadas e mais caminhadas. É um dos poucos exercícios que você pode fazer e com certeza o mais barato.

– a rotina com o bebê continua a mesma mas ele deve estar estendo bem as horas de sono no período noturno.

- 3 a 6 meses:

– hora de malhar! Para quem fez parto cesárea, provavelmente estará liberado na atividade física. Academia, personal ou um tempo em casa precisam voltar ao dia a dia. Seu corpo está bem recuperado mas a perda de massa magra (principalmente quem não fez atividade física na gestação) foi bem grande.

– quem não abusou da alimentação e engordou no máximo uns 12 a 14kg na gravidez deve ver os ponteiros da balança  no seu devido lugar, no peso de antes da gravidez.

- 9 a 12 meses:

– vida longa ao seu dia a dia com o bebê.

Ele precisa: estar dormindo a noite toda, sendo alimentado com quase toda a alimentação da família.

Você precisa: estar no seu peso anterior, malhando e tendo uma rotina bem estabelecida com ele.

bebe1

Bom, a sua programação deve ser mais ou menos esta. Cada mamãe tem um ritmo de vida, mas tende ao máximo uma alimentação saudável, associada com atividade física e cuidados com o seu bebê como a amamentação exclusiva até o sexto mês e introdução gradual de alimentos após isso. O tempo voa! Aproveite cada momento.

Em breve posto alguns cardápios para vocês!

Até a próxima!

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

15 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Helen 09/05/2014 at 17:25 -

    Oi Carol,
    Nunca tinha entrado no seu Instagram e hoje fui espiar pra ver a foto da bebê. Incrível como você ficou mais linda durante a gestação.
    Não é adulação não, mas impressionante como algumas mulheres ficam mais bonitas durante a gestação.
    Sou muito fã da Angelina Jolie e lembro quando ela estava grávida dos gêmeos o quanto ficou mais bonita. Não sei dizer o que, mas parece que o rosto fica mais iluminado. Ah sei lá rsrs, só quis registrar essa impressão. Ahhh e a bebê é lindaa!!

    • Saboridades 09/05/2014 at 20:27 -

      nossa muito obrigada!!! é que não gosto de ficar postando muitas fotos aqui! rsrsrs
      :) bjokas!!

  2. Lara 10/05/2014 at 03:09 -

    Parabéns, Carol!!!! Muitas felicidades para ti e para essa família linda que construíste!!!!

    Bjos :)

    • Saboridades 11/05/2014 at 20:13 -

      Obrigada Larita!! bom te “ver” por aqui! bjsss

      • Lara 15/05/2014 at 04:57 -

        :) Bjokas

  3. Marina 10/05/2014 at 15:53 -

    Oi Carol,
    já dei os parabéns via Insta, mas tb adoro o blog!
    Nossa, q bebezão :) Já tem cara de bebe grande :)
    Boa sorte com adaptação das crianças.
    Feliz dia das mães.
    Marina

    • Saboridades 11/05/2014 at 20:14 -

      Obrigada querida!!!!!! Ela so parece grande! rsrs
      bjossss

  4. Michele Sauer 10/05/2014 at 22:11 -

    Carol,
    Parabéns teus filhotes são lindos. Estamos na mesma situação! Tenho a Olívia de dois anos e cinco meses e a Laura de 5 meses. Já estou lutando para baixar meu peso, mas como amamento a Laura estou pegando leve. Minha endocrino liberou o teu desafio estou conguindo na maioria dos dias, mas tem dias q parece ser mais dificeis.
    Maaasss vamos lá né?

    Bjos e boa recuperação!

    • Saboridades 11/05/2014 at 20:13 -

      obrigada Mi! Que difícil ficar com 2 assim pertinho hein!!!! To perdidinha!! rsrs

      • Michele Sauer 12/05/2014 at 10:54 -

        É, difícil, mas nada é impossível!

        Minha mãe ficou comigo nos primeiros dias, depois que tirei os pontos decidi que cuidaria delas sozinha.
        Temos dias bons e ruins.
        A maior está na escolinha e a pequena ainda vem comigo para o trabalho por causa da amamentação, depois ficará por um tempo com minha mãe.
        Cada dia é um aprendizado de como lidar com as duas quando estou sozinha, quando o marido tem folga ele me ajuda muito com tudo.
        Tu vais aprender a lidar, instinto de mãe de dois.
        Beijos e cuide-se. Bjokas nos babys tb!!

        • Saboridades 12/05/2014 at 20:18 -

          amééééém!
          muita saúde para seus babies!!!

  5. Thereza Christina 12/05/2014 at 12:44 -

    Carol, parabéns pela sua boneca. Posso imaginar como esse início está sendo difícil. Mas o principal é que com certeza vai dar td certo!! Muita saúde pra vc, Pra Boneca e pro seu filho, que deve estar estranhando um pouco. Mas logo, logo tudo vai se acertando. Parabéns mais uma vez!! Bjs!

    • Saboridades 12/05/2014 at 20:18 -

      amém!! espero! está dificil mesmo!! bjokas e obrigada

  6. Kelly 13/05/2014 at 15:04 -

    Novamente, parabénssss Carol!!! Seus filhos são lindos! Sabe, a cada dia que passa minha vontade de ser mãe só aumenta… quando leio sobre estas experiências já fico me imaginando, he, he. Desejo tudo de bom, que esta nova fase, mesmo que um pouco conturbada, seja abençoada! :) Beijossss

    • Saboridades 13/05/2014 at 16:38 -

      vc vai ver que é cansativo mas muito gostoso!!! obrigada querida! :)