Olá pessoal tudo bem?

Sei que esta dúvida é muito comum para as mamães, que não sabem se seus filhos estão comendo bem ou não!!!

Já que havia prometido, aqui está uma tabela excelente para mostrar as quantidades dos principais alimentos e quanto você deve servir a criança. Lembre-se que esta é só uma orientação geral, muitas vezes seu filho pode estar comendo um pouco menos ou mais e mesmo assim, estar se desenvolvendo, crescendo e ganhando peso adequadamente.

O importante é você servir todos os alimentos à refeição, não servindo apenas arroz e carne por ex. Aqui em casa sempre tento deixar o prato com vegetais coloridos mesmo que ele não queira. Com o tempo você acostuma com o “tamanho” da porção de alimentos e poderá ficar tranquila, sem precisar se atentar tanto à tabela.

tabela

Cuidado com doces, é um direcionamento para quando você oferecer o doce à criança. Tem crianças que comem doces várias vezes ao dia e isso pode aumentar muito a quantidade de calorias e açúcar da dieta, podendo causar obesidade, cáries e colesterol elevado. O óleo já está considerado para quando você prepara o alimento e isso significa comidas sequinhas, sem fritura e com pouco óleo para refogar e temperá-los. O suco de frutas deve ser oferecido após a refeição em quantidades pequenas: 200ml ao dia, se a criança já tomou 100ml pela manhã, considere isso e diminua o volume do líquido após as refeições.

O leite é fundamental que você ofereça pois é um alimento muito importante para a criança sem restrições ou alergias. Procure oferecer cerca de 200 a 250ml pela manhã, 200 ml a tarde e 200 a 250ml a noite. Se a criança toma mais leite por vez, a freqüência naturalmente cai.

Até a próxima

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author