Final de ano, festas, happy hour, viagens…e um monte de saídas da rotina de forma tão sequencial podem fazer você se sentir inchada, pesada, com o intestino paradão…e a balança alguns ponteiros acima! Pois bem, chegou a hora de acelerar num processo para desintoxicar o organismo eliminando todas as toxinas “e tranqueiras” do organismo e do cardápio! Por isso hoje, quero começar a falar sobre 5 passos rápidos para quem quer dar um chega pra lá no inchaço e gordurinhas! Se você se sente extremamente cansado, apresenta sinais e sintomas diferentes do que está acostumado, procure um nutricionista que possa avaliar e aplicar uma detox personalizada para você. Aqui apresento algumas dicas, com foco em peso e inchaço, mas algumas doenças e sintomas podem ser causados ou agravados por uma toxicidade, e por isso é fundamental o acompanhamento de nutricionista!

detox-diet-plan

1) Água, água e mais água- procure consumir de 8 a 10 copos de água por dia, sendo um em jejum e um antes de deitar. A água é fundamental para a filtração renal, sendo importante na a liminação das toxinas. Sem ela, quase nenhuma função celular ocorre.

2) Evitar lactose e glútem- esse é um ponto importante para quem quer desinchar. Embora seja bastante a favor de laticínios, tirar as fontes de lactose (leites, queijos, iogurtes, manteiga) e o glútem (principalmente alimentos com farinha de trigo), por alguns dias pode fazer seu intestino funcionar melhor e aumentar o metabolismo. Intestino que funciona bem é toxina sendo eliminada. Para a exclusão total de lactose e glúten, consulte o nutricionista, uma vez que a dieta pode ficar desequilibrada.

3) Excluir o açúcar refinado da dieta- não preciso nem falar muito sobre isso, já que a mídia fala bastante sobre o malefício do açúcar no organismo! Até acho que ocasionalmente um pouco de açúcar faça muito bem para a alma! Mas numa detox, é necessário retirar totalmente da dieta o açúcar refinado, seja ele no cafezinho, chá, doces e bebidas industrializadas. Também deve-se ter cuidado com os carboidratos refinados, ou seja: pão branco, massas, arroz branco, farinha de trigo branca em geral. O açúcar é um carboidrato.

4) Diminuir ou eliminar a carne vermelha- aqui existem várias vertentes, em algumas detox se retira toda a proteína animal e em outras apenas as de carnes vermelhas. Gosto de manter a proteína de peixes ou aves magras para dar mais saciedade.

5) Malhar! Caminhar ou praticar alguma atividade física que aumente o metabolismo, melhore a circulação sanguínea e linfática ajuda na eliminação de toxinas, tanto pelo gasto calórico aumentado e pela melhoria na excreção de suor, fezes e urina!

  • Quanto tempo fazer uma detox: 1 a 7 dias. Detox por períodos mais longos necessitam de acompanhamento de nutricionista.

  • Todos podem fazer a detox? Não, diabéticos, anêmicos, pessoas com doenças específicas ou em uso de medicamentos de uso contínuo devem conversar com médico ou nutricionista antes.

  • A detox emagrece? Ela desincha pois deixa o organismo bem hidratado o que favorece a eliminação de líquidos. Na balança você verá o ponteiro descer sim e melhora o contorno corporal para colocar uma roupa mais justa! Favorece a perda de gordura para aqueles que derem continuidade à uma alimentação saudável + atividade física.

até a próxima! falaremos mais de detox com dicas e receitas!

Carol Di Guimarães

nutricionista

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

3 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Paula Cortez 03/01/2014 at 22:05 -

    Adorei as dicas Carol. Estou me sentindo com uns 5 quilos a mais, mas na balança nem tá… Td culpa da alimentação desregrada do fim de ano…

    Bjss

    • Saboridades 13/01/2014 at 18:15 -

      :) alimentação errada deixa a gente se sentindo assim meio estufado, pesada mesmo! bjs

  2. Paula Prado 08/01/2014 at 12:38 -

    Dicas muito boas! Ach