Olá pessoal tudo bem?

Hoje continuamos nossa série de posts gravidez & filhos. Uma vez que você confirma a gravidez, é hora de caprichar ainda mais na alimentação. Gestante saudável = bebê saudável, afinal a dieta da mãe é a fonte de nutrição do pequeno!

foto3

Grãos

Grãos fornecem carboidratos essenciais, principal fonte de energia do seu corpo. Os grãos inteiros e produtos enriquecidos também contêm fibras, ferro, vitaminas do complexo B, vários minerais e uma pequena quantidade de proteína. Pão e cereais fortificados pode ajudar no aporte de ácido fólico.

O que comer: Certifique-se que pelo menos metade de seus grãos a cada dia são os grãos integrais. Você pode obter a maioria dos grãos do seu dia com uma tigela de cereal no café da manhã, almoço com arroz ou macarrão integral e um sanduíche feito com duas fatias de pão integral l para o jantar.

Para otimizar a nutrição gravidez, troque os cereais açucarados e pão branco por cereais integrais, arroz integral, macarrão de trigo integral e pão integral. Tente arroz selvagem ou cevada em sopas, caldos, cozidos e saladas. Procure por produtos que listam os grãos integrais, como farinha de trigo integral, em primeiro lugar na lista de ingredientes.

Frutas e vegetais

Frutas e vegetais são componentes críticos de nutrição na gravidez, já que  fornecem várias vitaminas e minerais, bem comoa fibra para ajudar na digestão. A vitamina C, encontrada em muitas frutas e legumes, ajuda a absorver o ferro e promove gengivas saudáveis ​​para você e seu bebê. Vegetais verde-escuros têm vitamina A, ferro e ácido fólico – outros nutrientes importantes durante a gravidez.

O que comer ou beber: coloque uma porção de fruta entre as principais refeições e tenha vegetais no almoço e jantar.

Se você já cansou de maçãs, laranjas e de vegetal a alface. Tente damascos, manga, abacaxi, batata-doce, abóbora e espinafre. Faça a mistura da frutas frescas com uma variedade de frutas secas. Escolha suco de frutas natural também, mas lembre-se que muito suco pode levar ao ganho de peso indesejado.

Carnes, aves, peixes, ovos e feijão

Os alimentos deste grupo têm muita proteína, bem como vitaminas do complexo B e ferro. A proteína é crucial para o crescimento do seu bebê, especialmente durante o segundo e terceiro trimestres. Além disso, como a gestante tem mais fome, a proteína ajuda a saciar mais!

O que comer: Ovo mexido ou uma omelete, além de peixes e grãos como grão de bico, lentilhas e feijão devem ser constantes na dieta.

O peixe é uma excelente fonte de proteína, assim como os ácidos graxos ômega-3, que pode promover o desenvolvimento do cérebro do bebê. Evite peixes que é potencialmente rico em mercúrio, no entanto, incluindo espadarte, cavala, tilefish e tubarão.

Os produtos lácteos

O cálcio em produtos lácteos e leite de soja enriquecido com cálcio ajuda a construir ossos e dentes do bebê. Laticínios também têm vitamina D e proteínas.

O que comer ou beber: Coma iogurte para o seu lanche da tarde. Leite batido com as frutas nos lanches da manhã e tarde é uma ótima opção.

Quem não gosta de produtos lacteos ou não se dá bem com eles, pode tentar produtos com lactose reduzida ou sem lactose. Use um produto de enzima lactase over-the-counter quando você comer ou beber produtos lácteos.

Quanto: Escolha 3 xícaras por dia, e capriche nos derivados de leite.

Água

Água carrega nutrientes do alimento que você come para o seu bebê. Ele também pode ajudar a prevenir a prisão de ventre, hemorróidas, inchaço excessivo, e do trato urinário ou infecções da bexiga. Conforme a gravidez avança, beber pouca água pode contribuir para trabalho de parto prematuro ou precoce.

Quanto: Bom, eu pessoalmente gosto de ficar nos 8 a 10 copos de água ao dia e é isso que indico a todas as gravidinhas. E não gosto que se coloque suco, chá ou café nessa conta. A Agua pura, fresca e natural é ainda a melhor opção.  durante a gravidez.

Gorduras, óleos e doces

Fique com as gorduras boas como azeite de oliva nas saladas, e e abacate, oleaginosas no dia a dia. Não abuse de frituras ou gorduras na dieta e deixe os docinhos para os finais de semana.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Paula Pereira 07/10/2013 at 19:39 -

    Olá td bem? Então eu sempre to vendo seu blog “que por sinal é SUPER bom” dá várias dicas maravilhosas, eu quero muito saber se vcs tem alguma dieta para quem esta amamentando, pq eu tenho um bebe de 5 meses e estou BEM acima do meu peso ideal. To muito ansiosa esperando se tem algum resposta. Beijoo :)

    • Saboridades 08/10/2013 at 21:43 -

      oi Paula!! momento de amamentar é momento de se cuidar!! isso que é mais importante!! acho até que tenho algum post sobre isso! mas depois falo sobre esse tema!! bjs

  2. Daniele Pires 09/10/2013 at 11:22 -

    Oi Carol, tudo bem? Adorei seu blog, ótimas dicas e informações. Sou marinheira de primeira viagem mas acho que estou indo por um bom caminho… Estou com 3 meses e minha alimentação é com arroz integral, pão integral, macarrão integral e logicamente os acompanhamentos. Costumo 90% das vezes comer queijo branco ou cottage ou ricota. No café da manhã tomo uma vitamina de mamão, banana, maça e leite e sempre coloco 2 colheres de quinoa. Tenho muitos gases e tenho medo que meu neném venha a ter tb. Estou no caminho certo? Super obrigada e bjsss :-)

    • Saboridades 10/10/2013 at 16:59 -

      Está super certo! bjs

  3. Daniela 15/10/2013 at 22:34 -

    boa noite! estou grávida de poucos dias, aliás descobri domingo que estou grávida. Estava fazendo a dieta Dukan (fase cruzeiro) engravidei na dieta. Agora quero saber se posso continuar a tomar iogurte e leite lights, desnatados.

    • Saboridades 16/10/2013 at 19:22 -

      Desnatado sim mas eu sou do time de não usar adoçante nenhum na gravidez a nào ser que realmente precise. Olhe os rotulos bjs