Olá pessoal tudo bem?

Daqui algumas semanas teremos o Dia das Crianças e quero começar uma série de posts sobre o tema. Mas antes vou falar sobre as etapas até a fase infantil: pré gravidez, gravidez, pós parto, bebês…até adolescência ok! Tenho visto muita mamãe com dúvidas, com informações erradas, com atitudes erradas então vou falar bastante e dar algumas dicas sobre esse universo todo.

gravidezHoje quero começar falando sobre a fase que antecede a gestação, aquela em que o casal começa a ter vontade de expandir a família. Olham as vitrines no shopping com roupinhas de bebê, começam a planejar o quartinho, visualizam um pequeno bebê em casa…

Quando começa o desejo por uma gravidez, a mulher deve primeiramente consultar seu ginecologista obstetra para fazer um bom check up. Provavelmente ele pedirá uma bateria de exames laboratoriais e um ultrassom para verificar como está a sua saúde reprodutiva. Verá também seu histório médico e pode dar atenção à imunizações, pois algumas vacinas como a contra a rubéola são fundamentais para a saúde da futura mamãe e seu bebê.

Com tudo ok, é hora de começar a tomar as vitaminas necessárias para a gravidez: ácido fólico é a mais importante pois esta vitamina (do complexo B, a B9), é fundamental para as primeiras semanas após a fecundação. Seu médico poderá optar pela suplementação de apenas ácido fólico ou de ácido fólico + polivitamínicos indicados à gestantes.

Você também pode consultar um nutricionista e procurar uma dieta adequada: quanto melhor estiver seu corpo antes de engravidar, melhor será sua gestação e pós parto. Se você já está fazendo uma dieta e descobre estar grávida, precisa que o nutricionista adeque a sua alimentação à sua gestação.

veg

Já atendi muuuitas mulheres que estavam numa super dieta e que descobriram-se grávidas, chegando ao consultório naquela ansiedade, preocupadas com o bebê. Os riscos são muito baixos desde que você não estava tomando nenhuma atitude de risco como o uso de medicamentos não indicados, drogas, álcool e fumo. Portanto se você pensa em engravidar, se tem chances de engravidar, já começe a se cuidar hoje!

Grávidas precisam de todos os macro e micro nutrientes, sendo que os macro (carboidratos, gorduras e proteínas) precisam estar em uma proporção bem balanceada. O bebê precisa de glicose do carboidrato, da gordura boa proveniente de óleos vegetais, e de proteína para desenvolver.

Grávida deve comer por dois?

gravidaSim!! Mas lembre-se que o segundo pesa muuuito pouquinho então não é comer por dois adultos e sim por você e para um pequeno bebê em pleno desenvolvimento dentro de você.

É claro que estou falando de uma gravidez planejada, sendo que sabemos que muitas vezes isso não ocorre e portanto se você engravidou e está preocupada, deve seguir os seguintes passos:

- num laboratório faça um exame BetaHCG quantitativo, que determina os níveis desse hormônio produzido durante a gravidez.

- agendar uma consulta com seu ginecologista/obstetra o mais rapidamente possível.

- começar a tomar ácido fólico (que é uma vitamina!) no mesmo dia que descobrir a gravidez.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Dani Castelucci de Medeiros 30/09/2013 at 12:55 -

    Adorei suas dicas, Carol!
    Estou nessa fase de planejamento, e não sabia do ácido fólico. Obrigada por compartilhar!!
    bjos!

    • Saboridades 01/10/2013 at 23:12 -

      ácido fólico é super importante! :)

  2. Juliana 30/09/2013 at 15:02 -

    eu e meu marido estamos planejando um bebe, a algum tempo. Comei fazendo dieta para emagrecer, fiz todos os exames, que a gino pediu, e acabei descobrindo ovários polisticos, e um cisto. Depois do tratamento, ate minha barriga deu uma desinchada, mas pretendo manter esse meu peso por um tempo antes de engravidar.

    • Saboridades 01/10/2013 at 23:12 -

      Isso aí!!! :)

  3. Ju 03/10/2013 at 09:18 -

    Carol, estou exatamente nessa fase de planejamento. Fui a ginecologista, ja fiz todos os exames de sangue, mas ainda não peguei os resultados. Mas se Deus quiser dará tudo certo. Minha gineco ja mandou eu dar inicio ao acido fólico…todos os dias vou super feliz naquele potinho, tomar o comprimido haha =] só vou tomar mais 2 cartelas de pilula, e começar as tentativas… Ah, inclusive ja voltei a minha nutri e conversei com ela que quero todo o acompanhamento dela durante a gestação…é fundamental.Beijos!

    • Saboridades 03/10/2013 at 12:00 -

      isso aí!!!! que máximo!!! bjs