Olá pessoal!

Já falei várias vezes sobre colágeno aqui no blog, mas como sempre tem muita gente com dúvidas, nada como falar um pouquinho mais não é mesmo?

O colágeno é uma proteína, formada por alguns aminoácidos específicos e normalmente ele é sintetizado a partir de cartilagens ou pele de animais e por isso, quem é vegetariano ou vegano não o consome. Estudos mostram que ele pode ajudar na preservação e resistência óssea e é apontado como um grande auxiliar da beleza, ajudando na firmeza da pele. Por ser uma proteína ele contribui não só para a beleza da pele mas também para o crescimento saudável dos cabelos e unhas. 

Como tomar? Costumo recomendar o colágeno hidrolisado em pó, que vem em inúmeros sabores, e hoje várias marcas já o tem. Você compra em farmácias ou hipermercados. Misture com água ou suco de fruta natural. A outra opção é comprar o colágeno hidrolisado em pó original em casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Dessa forma, o colágeno não tem gosto nenhum, mas a solubilidade é baixa: você precisa bater o colágeno num suco de frutas.

Quanto tomar? Cerca de 10g de hidrolisado de colágeno ao dia é o recomendado. Ele vem na forma de pó e 10g corresponde a aproximadamente 1 colher de sopa. Siga sempre a forma de consumo do fabricante. Essa dose varia de marca para marca.

Comprei o colágeno em cápsula e agora? Sem problema, mas a dosagem de colágeno provavelmente é bem menor do que as 10g do colágeno em pó.

Qual horário tomar? O bacana é que o colágeno ajuda bastante a segurar a fome, então acho a melhor opção entre as refeições principais: ou no lanche da manhã, ou da tarde. Ele pode ajudar até mesmo a emagrecer, já que você não chega na refeição com vontade de comer tudo o que vê pela frente.

Tem contra indicação? Normalmente não, como disse, é uma proteína. Em todo o caso, se você apresenta alguma doença ou problema de saúde, converse com o seu médico ou nutricionista antes. Pacientes com ácido úrico elevado devem evitá-lo. Qualquer suplemento que você tome deve ser notificado ao seu médico! Sempre!

Pode fazer mal? Existem colágenos com corantes, edulcorantes, convervantes…enfim, muitos produtos que são incorporados ao colágeno que podem causar reações alérgicas. Muitos contém chá verde e este não é indicado para determinados pacientes, como os hipertensos. Por isso leve sempre o colágeno que você tem ao médico ou nutricionista ou peça a indicação de um.

Qual idade devo começar a tomar? A perda de colágeno se dá com maior velocidade conforme a idade avança. Entre os 20 a 30 anos é o ideal.

É caro? Não. Existem bons produtos no mercado a partir de 30 reais. Observe sempre o rótulo: colágeno hidrolisado e gelatina são produtos diferentes.

O colágeno pode te ajudar de diversas maneiras, desde que você tome conforme a recomendação e que faça uma alimentação balanceada. Não pense que tomar o colágeno vai livrar você de tratamentos estéticos, botox, rejuvenescimento facial etc, para isso, o médico dermatologista é o profissional indicado. Consumir colágeno faz parte de um todo: dieta, atividade física e cuidados diários com a saúde. 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Marina 11/07/2013 at 14:51 -

    Carol!!!
    Colágeno sempre desejado!
    Eu bato no shake de caseína junto com amêndoas, mas tomo só umas 2 x semana… A dermatologista disse q para minhas reclamações de beauty não é solução. Mas eu teimo, né???? Vai q ajuda na pele da barriga q anda flácida depois q emagreci!?
    Eu acho q malhar muito envelhece, dá estresse cutâneo (existe?) Mas a vida é feita de equilíbrio e para isso tudo ainda temos o make do dia-a-dia :)
    Bjs!!!

    • Saboridades 14/07/2013 at 21:31 -

      é normalmente os dermatos batem o pé, mas por ser um produto “natural” não custa nada tentar né!!! rsrs
      Acho que ajuda sim!! Malhar muito envelhece, precisa de alimentação rica em antioxidantes ou até mesmo suplementos!!
      Com relação a caseina, ela é inflamatória, veja com seu nutricionista se não seria melhor trocar! bjs

      • Marina 15/07/2013 at 10:05 -

        ela disse q 2 vezes por semana ñ vai me prejudicar. É q chego mt tarde da academia e as vezes só tomo isso até café da manhã dia seguinte. Sabemos não ser o ideal, mas é quase uma necessidade pq é o único shake q adoro e rápido! Tenho batido tb com leite de arroz de amendoas e frutas. O Whey tem que ser logo depois malhação e é de rápida absorção, então nem compro. Sei q caseína é controverso, mas é uma mão na roda :) Conhece algo q valeria no lugar sem precisar encostar em fogão?

        • Saboridades 15/07/2013 at 22:13 -

          Ah se vc se sente bem assim e foi a nutri que passou acho que vale! como vc disse: há controvérsias mesmo! rsrs

  2. Gloria 13/07/2013 at 13:25 -

    Olá Carol, estou tomando o colágeno em pó (1 colher de sopa), junto com o suco verde em jejum. Pode ser? Acho gostoso por que fica bem cremoso. Minha receita do suco verde é: suco de 1 laranja e 1/2 limão, 1 pedaço de gengibre, 3 cubos de couve, 1 maça e 1/2 pepino japonês com casca. O que acha?

    • Saboridades 14/07/2013 at 21:23 -

      Acho ótimo!!