Se tem uma coisa que preciso aprender a comer são ostras.

ostrasTodas as vezes que vou com a família para a praia eles devoram várias delas, mas eu fico só olhando!!

Você também é assim?

Pode ser que dá próxima vez, você mude de idéia!! Elas são super saudáveis e riquíssimas em zinco, um mineral essencial que atua em mais de 100 ações enzimáticas no organismo,entre essas:

protege os vasos sanguíneos
reforça o sistema imunológico, mantendo-o saudável
é necessário para sintetizar DNA
é essencial para a cura de feridas e cicatrização
suporta o crescimento saudável e desenvolvimento do corpo durante a adolescência, gravidez e na infância.
ajuda a estabilizar os níveis de colesterol
fundamental na produção de esperma 

Embora a quantidade real de zinco necessária para suportar o corpo humano é muito pequena, os seus efeitos sobre o corpo são astronômicos.

Além de todas estas funções, vocês sabiam que ele ajuda muito no emagrecimento? Sabe-se que uma deficiência no consumo de Zinco pode contribuir para a obesidade. Esse mecanismo ainda não é muito bem esclarecido, mas um estudo com ratos, publicado agora em julho/13 na revista The Journal of Nutrition parece começar a mostrar como esse mineral atua no processo de ganho de peso.

Usando ratinhos que consumiam uma dieta rica em gordura e pobre em zinco, pode-se mostrar como o Zinco atuaria sobre a adiposidade, metabolismo e imunidade. O que se conseguiu mostrar foi que a deficiência desse mineral aumentou muito a concentração de leptina no sangue. Viu-se também que havia um aumento do marcador de leptina no fígado, além de marcadores bioquímicos que mostram a entrada de células de defesa nos adipócitos (células de gordura), causando inflamação. Ou seja, uma deficiência em Zinco pode fazer inflamar as células e causar aumento de gordura.

Fontes de zinco

Mulheres adultas precisam de 8mg de zinco ao dia, e homens adultos 11mg.

O zinco está presente numa variedade de alimentos que muitas pessoas consomem diariamente. As principais fontes de  zinco estão em frutos do mar, mas você já deve imaginar- os brasileiros em geral não consomem esses produtos nem sequer mensalmente. Muitos recebem a maior parte de sua ingestão de zinco da carne vermelha e de aves. Algumas outras fontes de alimentos que contêm zinco são alguns frutos do mar, grãos integrais, cereais fortificados, feijão, nozes e produtos lácteos.

A absorção de zinco tende a ser maior em dietas ricas em proteínas animais, em oposição `a uma dieta vegetariana. O fitato, presente em cereais integrais, pães, cereais e legumes também pode trabalhar para diminuir a absorção de zinco.

zincoDeu pra perceber a quantidade de Zinco numa porção de 75g de Ostras? Assinalei as principais fontes nessa tabelinha de quantidade de Zinco (disponível no site das TOP nutricionistas canadenses). Veja se você come estes alimentos no seu dia a adia! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Marina 03/07/2013 at 16:36 -
    • Saboridades 03/07/2013 at 20:22 -

      é para se estudar este novo comportamento não! bjos