Estes dias me pediram para falar sobre café da manhã. Muita gente costuma tomar suco verde, iogurte ou fruta pela manhã mas estes hábitos se tornam mais difíceis quando os dias estão mais frios.

Por isso reuni algumas opções diferentes para quem quer variar o cardápio, sem sair da linha!
OPÇÃO 1: omelete ou ovos mexidos + chá
Quem acompanha o blog sabe que para mim essa é uma das melhores opções! Os ovos são de preparo super rápido, pura fonte de proteína, gorduras, colina e botina, entre outros benefícios. Ele ajuda a saciar bem a fome para todo o dia pois seu índice glicêmico é baixíssimo e por isso pode ser uma opção e tanto para quem tem pouco tempo e muitas vezes só vai almoçar bem tarde! Ele supre bem a fome.
Quem tem o colesterol alto ou faz tratamento para seu controle, pode se beneficiar de um belo omelete de claras. Para isso pode ser interessante que você compre as claras pasteurizadas, em caixas tipo tetra pak. Você encontra em padarias, casas de produtos naturais ou suplementos esportivos e também em casas de produtos para confeitaria.
Preparar a omelete de claras pasteurizadas é até mais fácil: meia xícara em um prato fundo e cerca de 2 minutos no microondas e esta pronto. Fica uma delicia com queijo branco, creme de ricota ou cottage.
image
OPÇÃO 2: mingau de aveia
Essa opção é ótima, mas se você morre de vontade de comer um docinho no final do dia, talvez seja melhor esperar para comer o mingau como lanche da tarde, ou até mesmo no final da noite. Para o café da manhã, é uma ótima pedida se você curte algo adocicado logo no começo do dia. A receita é simples: 1 xícara de leite desnatado, 1 col. (sopa) da farelo de aveia e adoçante. Dois minutinhos mexendo bem e está pronto. Esta opção de mingau é bem completa pois tem o cálcio do leite, a proteína e a fibra do farelo de aveia. Para deixar ainda mais completo, adicione frutas picadas ou secas e oleaginosas como castanha do pará, nozes ou amêndoas!
image
OPÇÃO 3: bolo integral + capuccino
Sabe esses bolinhos integrais prontos no mercado? No corre corre da manhã é uma opção top e bem diferente do tradicional pão integral. Corte uma fatia e coloque na torradeira. Recheie com ricota ou geléia diet e esta prontinho para consumo. Acompanhe com uma xícara de capuccino e agora você já pode garantir que seu dia começará bem!!

image

OPÇÃO 4: frutas grelhadas + café com leite
Já até falei aqui no blog sobre como grelhar frutas e o quanto comer de cada uma.
Essa opção é para quem não abre mão de uma frutinha pela manhã!
Grelhe a sua opção de fruta (banana, maça, Pera, abacaxi fica, ótimos!!!) e salpique canela e mel ou agave.
Acompanhe com café com leite ou coloque um iogurde desnatado sobre as frutas.
Opção delicia, quase uma sobremesa logo pela manhã. Para ficar ainda mais saudável você pode colocar oleaginosas picadas sobre a fruta, ou um mix de farelos como linhaça, chia ou aveia.
image
Até a próxima!
Carol Di Guimarães
nutricionista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

12 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Lara 01/07/2013 at 14:31 -

    Adorei as dicas, Carol!!! Uma das minhas maiores dificuldades, até mesmo no verão, é deixar o pão (que eu mesma faço) e o leite (sem lactose) com café (sempre sem açucar, desde criança) de lado. Parece que não fico bem. E essa dicas, são ótimas.

    Obrigada. Beijocas para ti e para o fofo do teu filhote
    :)

    • Saboridades 01/07/2013 at 14:50 -

      Vou ensinar uma receita de bolinho integral aqui no blog!! Realmente é o pãozinho o mais difícil de sair da dieta! :)
      bjoss

  2. Lara 02/07/2013 at 08:16 -

    :) Que bom!!

    Sabes por aqui, temos frio durante grande parte do ano e para mim o pequeno almoço ( café da manhã) é a refeição essencial, aquela que me sabe melhor.

    Quando faço pão ( na máquina de fazer pão) aproveito para colocar todas as sementes do bem bem como bagas gogi que ficam tão bem!

    Bjs

    • Saboridades 02/07/2013 at 09:39 -

      hmm que delícia, vou te confessar uma coisa: só usei minha máquina de pão 1 vez! rsrs
      preciso usar mais né!!

      • Lara 04/07/2013 at 03:08 -

        :D

  3. Maíra Salomão 02/07/2013 at 08:57 -

    Suas dicas são sempre ótimas, Carol! Desde que comecei a seguir o Saboridades, passei a variar mais meu café, principalmente com o mingau e o ovo mexido. Também costumo fazer bolos integrais nas forminhas de muffin, congelo e vou descongelando conforme preciso, no café da manhã ou para o lanche da tarde, antes da academia. Também faço pão integral e congelo. Se quiser, posso lhe passar alguma receita.

    • Saboridades 02/07/2013 at 09:37 -

      Pode passar, vou amar!!! saboridades@gmail.com
      Fico muito feliz com comentários como o seu! bjos

  4. Kelly 02/07/2013 at 10:25 -

    Oieee!!! Bah Carol as dicas de hoje valem ouro, ainda mais aqui no Sul que o frio é cruel. Hoje, de manhã, estava 8 graus quando levantei, um friozãooooo, daí um café mais quentinho é a pedida, he, he!!! Estou aguardando a receita do bolinho integral. : ) Beijosss!!!

    • Saboridades 02/07/2013 at 15:01 -

      Estou fazendo hoje!

  5. Aline 02/07/2013 at 16:39 -

    Muito bom! A minha preferida é o mingau de aveia. Eu virei expert, até sabor pizza já deu certo. Muito legal o seu blog! Pararbéns.

    • Saboridades 03/07/2013 at 20:24 -

      Como assim sabor pizza? rsrs
      bjos obrigada

  6. Kenia 08/07/2013 at 22:06 -

    hum… obrigada!