Esses dias mais frios, acordar cedo pode ser bem difícil não é mesmo? Desde que meu bebê nasceu, acordo diariamente as 6 ou 6:30 da manhã, que é o horário dele. Não posso reclamar de maneira nenhuma, pois ele dorme muito bem, desde sempre, já até dei algumas dicas aqui no blog, vejam o link AQUI. Mas bem que num sábado ou domingo eu gostaria de acordar pelo menos uma ou duas horinhas mais tarde rsrsrs Bom, pelo menos acordo todos os dias com um bebê sorrindo (ele acorda rindo!) e de lindos olhos azuis, presentes de Deus.

Mas…se você está vivendo momentos de pura preguicinha ou acordar todos os dias é um martírio, talvez seja hora de arregaçar as mangas e tomar algumas providências, mudando alguns hábitos do dia a dia. Para mim, já descobri algumas coisas que funcionam: dormir pelo menos 7 horas de sono (preciso sempre ir dormir cedo e não posso acompanhar o ritmo do meu marido, quase um notívago), tomar um chá verde (não tomo café!) e ir caminhar ao ar livre e sol com o bebê!

Estive pesquisando algumas coisas na web e encontrei essa reportagem muito interessante no site da Oprah (amo!) e trouxe para vocês!!!

Cansado de estar cansado de manhã? Especialistas em sono oferecer dicas para despertar o seu galo interior.
Binnie Wikane, assistente de um examinador em Allentown, Pensilvânia, ama quase  cada minuto de sua vida. Mas há momentos que Binnie definitivamente não gosta, especificamente, as primeiras as do dia. “Em um nível, quando o alarme dispara, fico feliz em ver o dia”, diz ela. “Mas em um nível mais profundo, minha mente e meu corpo não se entendem. Tenho que lutar com tudo o que eu tenho que sair da cama.”

Como muitas mulheres, Wikane é uma vítima da inércia do sono, um estado lento que faz o ato de sair da cama uma das coisas mais difíceis que ela faz. “Quando acordamos, todos nós passamos por uma certa quantidade de inércia do sono”, diz Deborah Sewitch, PhD, diretora clínica do Centro de sono e distúrbios ventilatórios na Universidade de Illinois, em Chicago. “Para alguns, pode levar muito tempo para ficar -realmente acordar-, uma hora depois, eles ainda estão sentindo grogue e não realmente ‘lá’.” Não surpreendentemente, o motivo mais comum que as mulheres lutam por essa transição manhã é que eles não dormem o suficiente ou suficientemente bem. Mas se você descansar o suficiente, comer bem, e ainda assim ainda se arrastando quando o alarme dispara, você pode fazer algumas alterações em sua rotina que pode ajudá-lo a romper a névoa da manhã.

Easy Does It

Não há uma base biológica para odiar a mudança repentina de seu despertador. “Inércia do sono pode piorar quando você é acordado abruptamente”, explica Hans Van Dongen, PhD, professor assistente de pesquisa na Universidade de Divisão do Sono e Cronobiologia da Pensilvânia. “Isso força você de repente em um modo que seu corpo não está preparado para isso.” Um tom de alarme suave pode ser mais eficaz no combate à esse sentimento. “Um relógio que permite que você acorde gradualmente pode facilitar os primeiros momentos de inércia do sono, que são os piores”, diz Van Dongen. Experimente despertadores com um tom diferente, como com sinos que gradualmente aumentam em volume ou com opções que incluem ondas do mar, um riacho murmurante, e muito mais.

Pré-programar sua cafeteira

Inércia do sono diminui a capacidade física e mental. Em um pequeno estudo, os pesquisadores descobriram que os indivíduos sofreram déficits de habilidades motoras, que durou mais de uma hora depois de acordar. Mas, de acordo com Mark Rosekind, PhD, presidente de soluções de vigilância, uma empresa que oferece estratégias para as empresas, você pode diminuir substancialmente o tempo de inatividade por beber café. “A quantidade de cafeína em uma xícara de café forte pode aumentar o desempenho físico e agilidade mental em até 30% no prazo de 15 a 30 minutos”, diz ele. “Se você é lento por uma hora, obtendo a cafeína nos primeiros cinco minutos ao sair da cama pode ganhar uma meia hora na sua manhã.Procure cafeteiras programáveis da Krups, Braun, Cuisinart, ou Black & Decker que você pode definir para ligarem  enquanto você ainda está dormindo.

Obter um pouco de atividade física

“A atividade física é uma das melhores maneiras que sabemos para sacudir a sonolência, conseguir alertar rapidamente, e ficar melhor”, diz Rosekind. Em vez de assistir ao noticiário da manhã, procure ir a pé para chegar ao trabalho, levar o lixo para fora, ou colocar um despertador alto (além do seu quarto), em um local diferente em sua casa. “Com o tempo para você chegar até ele, você vai ter movido um pouco”, diz Rosekind. “Não pode haver muito movimento, mas vai ser suficiente para chutar o seu corpo em modo de vigília mais rápido.”

Escolha um travesseiro de qualidade

De acordo com James Maas, PhD, autor de Sono e Poder,  e um especialista em sono da Universidade de Cornell, um travesseiro ruim pode colocar sua coluna fora da linha e causar dor no pescoço e cervical. “Dormir em um travesseiro ruim pode perturbar-te muito”, diz ele. “Você pode dormir a noite toda e ainda assim se sentir terrível na manhã seguinte.” Maas recomenda colocar o travesseiro para o teste: Dobre ao meio e deixe ir. Se ele volta à sua forma original, é em boa forma. Mas se isso não acontecer, ele diz: “Você tem um travesseiro morto. A meta é: Livrar-se dele e substituí-lo.”

Deixe a luz entrar

Programas sol da manhã faz o seu cérebro recuperar-se. Mesmo quando seus olhos estão fechados, a luz que passa através de suas pálpebras sinaliza o seu relógio interno para acionar os neurônios de vigília no cérebro. Se você dorme em um quarto escuro, pense em comprar um simulador do amanhecer, um dispositivo que clareia gradualmente uma fonte de luz em um tempo pré-programado. Você pode ligá-lo a qualquer lâmpada incandescente, mas de acordo com especialistas,  para uma lâmpada próxima a sua cama fazer a diferença, ela tem de brilhar diretamente em sua cabeça enquanto você está acordando”. Sewitch recomenda a criação de um dispositivo para criar uma aurora que rompe uma hora e meia antes de ter que levantar-se e cresce com brilho máximo no momento em que o alarme dispara.

Abaixe o termostato

Qualquer um que cochilou em um escritório quente sabe temperaturas mais quentes promover sonolência. Um ambiente mais frio pode ter o efeito oposto. Martin Moore-Ede, MD, presidente e CEO de uma empresa de consultoria, sugere transformar o seu termostato para meados dos 20graus antes de entrar no cobertor “Isso dá-lhe condições quentes para adormecer , mas as condições legais para o seu sono muito profundo “, diz ele. “Pela manhã, você terá o ambiente ideal para despertar”. Se 20-algo parece muito frio, tenha em mente que você pode compensar com cobertores, basta deixar a sua cabeça descoberta. “Dormir sob as cobertas significa que a sua cabeça é o único lugar onde a perda de calor significativa pode ocorrer”, diz Moore-Ede. “Se esta capacidade for perdida, o corpo pode aquecer até ao ponto em que o sono é interrompida.”

Redefinir o seu relógio interno

Levantar-se cedo pode parecer uma opção menos atraente para quem não quer sair da cama em tudo, mas de acordo com Moore-Ede, é uma estratégia que vale a pena explorar. Aqui está o porquê: Seu sono é realizado em uma série de cinco etapas que você percorre quatro ou cinco vezes por noite: a fase 1, um sono muito leve; fase 2, um estado ainda leve, mas mais profunda; estágios 3 e 4, o muito profundo fases e, finalmente, um estágio mais leve chamado REM, ou movimento rápido dos olhos. Se você está lutando para alcançar a consciência quando o alarme dispara, você pode estar interrompendo o estágio 3 ou 4, o momento mais difícil para acordar. “Ao se levantar 30 minutos mais cedo”, diz Moore-Ede “, você pode se pegar durante um estágio mais leve, a partir do qual você vai despertar mais facilmente.”

Você também terá uma meia hora extra no período da manhã, assim você pode querer experimentar. À medida que percorrer os estágios do sono, as fases profundas se tornam mais curtas e as leves tornam-se mais em direção a manhã. Ao mover sua hora de dormir e definir o seu despertador para um pouco mais cedo, você pode ser despertado a partir de uma fase mais leve do sono. A estratégia não irá eliminar a inércia do sono, mas como estas outras técnicas, ele vai diminuir a sonolência e fazer sair da cama será muito mais fácil.

E então, o que você pode fazer para acordar melhor? Dormir mais? Melhorar a qualidade deste sono? Ou fazer alguma atividade diferente na manhã?

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author