Bom, se tem uma coisa que todo mundo (e principalmente a mulherada) faz quando está de dieta, é correr para a balança!!! E sabem que eu acho isso ótimo? Essa questão de pesar ou não é bem discutida entre os profissionais, pois uns acreditam que pode fazer aflorar uma ansiedade exacerbada e outros acham que podem fazer é ajudar o paciente num auto controle corporal, melhorando a sua consciência com relação à dieta, atividade física e seu dia a dia em geral!

Eu sou super favorável e sempre digo aos meus pacientes que precisam ter uma balança em casa para poderem se pesar com frequência! Assim você pode acompanhar qual refeição contribui para uma maior perda de peso, quando faz uma “jacada” sabe o que vai acontecer etc!! Acho super importante esse controle em casa, e, sinceramente, meus pacientes com melhores resultados são os que fazem um controle do peso em casa! Normalmente eles me mandam por email o ritmo de peso na balança!

Mas valem aquelas regrinhas que já disse aqui no blog:

DICA 1: Se você for uma pessoa ansiosa, procure se pesar a cada 3 ou 4 dias, pois há variações normais de um dia para o outro (intestino mais preso, inchaço, atividade fiísica, etc).

DICA 2:Se você prefere controlar como seu corpo responde aos alimentos, a uma prática de atividade física etc, procure se pesar diariamente sim! Pese sempre pela manhã, assim que acordar, depois de ir ao banheiro e sem roupa, este é o seu peso real. Se você se pesar em momentos diferentes vai notar variações.

DICA 3: Não se preocupe com um pequeno aumento de peso enquanto faz dieta, acompanhe o resultado a cada semana ou 10 dias (se o peso subir muito, fazendo a dieta corretamente, aí sim terá alguma coisa errada!!). Já falei aqui no blog sobre flutuações no meio da dieta! Veja o link aqui.

Ah, não adianta se pesar 2394u329587234 mil vezes no dia, uma vez só por dia, ou uma vez a cada 3 ou 4 dias é o suficiente! E sempre no mesmo horário hein!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

14 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Maíra S. 06/06/2013 at 09:20 -

    Oi Carol,
    Eu sou super favorável a pesar todo dia, exatamente do jeito que você falou: ao acordar e sem roupa. As pequenas variações têm que ser desconsideradas, mas isso evita um grande salto no peso. Se depois de uma viagem houver um aumento de dois quilos, você tende a fazer algo para voltar para o peso anterior. Mas sem pesar, esses dois quilos facilmente viram cinco e aí fica mais difícil retomar.
    Isso aconteceu comigo e agora que consegui voltar para perto do meu peso ideal, com a ajuda do Saboridades! Agora não deixo mais de acompanhar meu peso de perto! Aliás, adorei o desafio de 9 dias e às vezes uso um ou dois dias do cardápio para compensar um fim de semana de “jacadas”, como você diz. Quando vamos ter mais desafios curtinhos??
    Obrigada por todas as dicas!!

    • Saboridades 06/06/2013 at 11:44 -

      Vamos ter um de inverno agora em julho! Já to preparando tudo, com sopas, chás etc! bjss

  2. Luana Figueiredo 06/06/2013 at 10:16 -

    Me peso exatamente como descreveu. Pela manhã, após ir ao banheiro e sem roupas. Antes eu me pesava em farmácias, locais diferentes e era sempre aquela frustração.

    E é como vc disse, consigo controlar, saber exatamente como minha alimentação e atividade física influênciam no meu peso.

    Muito legal seu blog. Estou adorando as receitas, bjos ;D

    • Saboridades 06/06/2013 at 11:43 -

      que ótimo Luana, parabéns! bjs

  3. Marina 06/06/2013 at 10:52 -

    Me peso praticamente todos os dias qd acordo e anoto no celular. Em uma ficha ao lado anoto a cada 15 dias. Me dá noção da variação e como meu corpo reage a diversos alimentos. Evitos as 2as pq sempre tem alteração e notei q me dá uma “derrubada moral” q ñ é legal justo no inicio da semana!!!
    Aprendi, por exemplo, q qd alivio a dieta e como mais, leva 2 dias para “aparecer”. Se mudo exercícios é a melhor forma de refletir. Faz umas semanas q tenho comido arroz e feijão no almoço e forçado na academia. Ai tudo bem, mas qq farinha ou lactose a mais do planejado vira uma questão mt tênue e arriscada. Mas são opções e só o risco me mostra os limites.
    Aliás, tô precisando ser mais severa comigo e menos linda, sexy e segura nesses últimos quilinhos finais ;)

    • Saboridades 06/06/2013 at 11:43 -

      rsrsrs me divirto com seus coments!
      é exatamente isso!! bjs

  4. Sandra 06/06/2013 at 11:55 -

    Comprar uma balança foi a melhor coisa que fiz por mim, controlo todos os dias, mesmo ficando triste quando sobe um pouco desencano rápido e continuo firme na dieta. Seria bom se só baixasse o peso, mas não é bem assim.
    Estou me pesando certo, sempre logo depois de acordar.
    Pretendo continuar com esse hábito pro resto da vida!
    Beijos

    • Saboridades 06/06/2013 at 18:56 -

      Top top top! Uma balança é fundamental!!! bjoss

  5. Helen 06/06/2013 at 13:49 -

    Nossa Carol, esse post veio na hora certa rsrs
    Estou totalmente surtada por causa disso hahaha
    Desde sábado que engordei 300gr e nunca mais perdi (hahahah). Vinha perdendo aproximadamente 100 gr por dia e do nada travou a perda de peso. É angustiante.
    Fico igual uma maluca se pesando várias vezes no mesmo dia, se vou ao banheiro peso, se almoço peso, se bebo café peso alokaa kkkkkkkk

    • Saboridades 06/06/2013 at 18:55 -

      srsrsrs doidinhaaaa

  6. SAMARA 06/06/2013 at 14:40 -

    Adoro seus comentários e notícias… acompanho diariamente… já fica aqui nos meus sites favoritos!!! Eu elimi
    nei 10 kgs e estou a dois meses oscilando um pouco a balança, para mais ou para menos, mais ainda não atingi minha meta. Confesso que relaxei um pouco, mais já me sinto bemmmmm melhor do que como estava. Se pesar pra mim é FUNDAMENTAL… como tenho problemas de ansiedade e acabo descontando um pouco na comida, tenho que ter esse controle sempre, pro resto da vida. Parabéns pelo belo trabalho!

    • Saboridades 06/06/2013 at 18:55 -

      oi Samara obrigada!!!
      Concordo: fundamental!!!!
      bjossss

  7. Maria 06/06/2013 at 15:37 -

    Ameiiii!!! Pois sou muito ansiosa e estava me pensando mais de 5 vezes no dia, e realmente, não vale a pena, quase desisti da dieta, o melhor é se pesar uma vez por semana…

    • Saboridades 06/06/2013 at 18:54 -

      Que bom, 5 vezes no dia deixa qualquer um maluquinho rsrs