Oi gente!

Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem e por isso resolvi trazer algumas dicas rapidinhas aqui!

Primeiramente você deve entender que existem 4 formas de gordura:

1) Monoinsaturada

2) Poliinsaturada

3) Saturada

4) Trans

As gorduras mono e poliinsaturadas são benéficas à saúde pois não causam agregação plaquetária, não aumentam o colesterol ruim e pelo contrário, contribuem com o aporte de ômega 3 e 6, que são ótimos antiinflamatórios e antioxidantes para nosso organismo. Sempre que você for ler um rótulo preocupe-se com a GORDURA SATURADA E A GORDURA TRANS. Estas sim, causam danos ao organismo.

Muitos pacientes me vem falar que compram apenas óleo de canola e que acham ótimo etc. Num padrão geral, se você observar a comparação dos óleos no gráfico, verá que são basicamente os mesmos (com excessão do óleo de coco). Os óleos para cocção não devem ser usados em grande quantidade, você precisa de um fiozinho de óleo para refogar ou untar uma forma por exemplo. Sem contar que a canola é uma planta que não existe! Fique com: óleo de coco para o preparo dos alimentos, e com o azeite de oliva extra virgem para o tempero de saladas ou refogados rápidos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Como Melhor e Emagreço 19/04/2013 at 10:15 -

    Sobre o oleo de canola, vc conhece um video do Dr. Lair Ribeiro que fala sobre ele? agora eu fiquei em duvida se realmente é bom para saúde…grata…

    • Saboridades 22/04/2013 at 20:22 -

      Não vi esse vídeo não! :) Mas olha pelo custo x benefício não vejo tanto benefício assim ao canola! Devemos usar pouco óleo vegetal mesmo!

  2. Lara 20/04/2013 at 14:24 -

    Olá, Carol!!! Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua família.
    Não compreendo então qual o motivo para o óleo de coco ser tão divulgado, se ele tem tanta gordura saturada. Afinal devemos ou não consumi-lo?

    Beijocas

    • Saboridades 22/04/2013 at 20:16 -

      Pois é LAra, sabia que essa dúvida ia rolar rsrs
      O único óleo que pode trazer benefício é o óleo de coco extra virgem, e mesmo assim DEVE fazer parte de uma dieta e vida equilibrada, por ex se vc abusa num final de semana e não malha, não compensa tomá-lo!
      Tenho posts sobre o óleo de coco aqui!

  3. Tatiana 22/04/2013 at 14:36 -

    Obrigada pelas dicas Carol! Aqui em casa há muito tempo que eu só uso os três óleos de que você citou, além do azeite exta-virgem, vício nosso de cada dia, rsrsrs, não vivo sem ele!!!
    Beijos

    • Saboridades 22/04/2013 at 20:15 -

      Tb amo azeite extra virgem, e quase tudo que faço não uso nadica de óleo! :)