Já falei em alguns posts atrás sobre o efeito do chá de hibisco em baixar a pressão e hoje trago mais dicas! A redução de sódio e aumento do potássio em nossas dietas oferece benefícios para a saúde de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde.

Você já deve saber e isto não é novidade, que o consumo de alimentos com muito sal pode ser bem perigoso para seu coração, mas agora os estudos mostram que aumentar o consumo de potássio pode valer bem a pena!

O estudo da OMS de potássio analisaram dados sobre a ingestão de potássio e de saúde a partir de 33 estudos envolvendo mais de 128.000 participantes saudáveis. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de potássio ocasiona maior redução da pressão arterial em adultos sem prejudicar os níveis de colesterol no sangue, níveis hormonais ou função renal. Eles descobriram um risco 24% menor de acidente vascular cerebral em adultos com mais altos níveis de potássio. O potássio também pode ter um efeito benéfico sobre a pressão arterial em crianças, eles escreveram em um comunicado de imprensa, mas são necessários mais dados.

O potássio é um nutriente essencial que ajuda a manter o volume total de fluido corporal, o ácido e o equilíbrio electrolítico, e a função celular normal. Altos níveis de potássio são encontrados em vegetais, frutas, nozes, sementes, legumes e frutos do mar. Já falei aqui no blog sobre comer aquelas bananas passas para ter bastante potássio! Veja o post aqui!

A partir dos resultados do estudo, que desenvolveu o seu primeiro conjunto de orientações sobre a ingestão de potássio, que afirmam que adultos saudáveis e crianças devem aumentar sua ingestão de potássio a partir de alimentos, e que os adultos devem consumir mais de 90 moles de potássio por dia – cerca de 3,5 gramas, ou um pouco menos de uma colher de chá – para colher os efeitos sobre o coração de saúde e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Muitos estudos têm mostrado que a redução da ingestão de sal reduz a pressão arterial, portanto, diminuem o risco de derrame e doenças cardíacas. Por causa de alegados riscos de sal (sódio) à saúde, a OMS estabeleceu uma meta global de reduzir a ingestão de sal na dieta para 5 a 6 gramas por dia por pessoa, o que é cerca de 1 colher de chá, até 2025. Muitas pessoas em todo o mundo consomem muito mais.

Os estudos todos mostraram que reduzir o consumo de sal na dieta diminui e pressão e o risco de doenças relacionadas ao coração e circulação. Bora diminuir o sal?

E você? O que está fazendo algo para limitar o consumo de sal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

3 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Como Melhor e Emagreço 17/04/2013 at 08:43 -

    adorei o post…repassarei para minha mãe e amigos que tem problema de pressão alta…bjs

  2. Marina 17/04/2013 at 12:44 -

    Oi Carol!
    Sou uma devoradora de bananas e as organicas são infinitamente superiores!!! Mesmo assim volta e meio tomo suplemento de potássio qd caimbas surgem.
    Mas sobre o sal, q era raríssimo usar, passei a sentir vontade na cozinha básica. Nem tinha em casa, mas agora compro. Não sei o q houve, parece q o organismo pede.
    Estou usando um da linha nova da Linea (tipo aquele adoçante de tampa azul) q vem cheio de informações sobre ser “melhor” seu consumo. Comprei em saquinhos justamente para controlar o uso e estou satisfeita. Me parece a melhor opção e nem conhecia. Vc conhece?
    Bjs na familia,
    Marina

    • Saboridades 17/04/2013 at 15:44 -

      Conheço e acho ótimo usar em saquinhos para controlar a quantidade!! Melhor coisa!!!