Oi gente!

Trouxe esse post hoje para falar sobre um ítem super consumido no Brasil: arroz. Hoje temos uma gama enorme de tipos de arroz, o que inclui desde a versão negra, passando pelos produzidos em outros países, até chegarmos ao branquinho, comum na mesa dos brasileiros!

Trouxe os 4 principais para esclarecer algumas dúvidas:

BRANCO

Quase sempre acompanha o feijão, super comum nos lares brasileiros. Este arroz tem muito carboidratos e um pouco de proteína (menos de 10%) e também quase não apresente vitaminas e minerais.

O que fazer se você não vive sem o arroz branco: procure preparar com a menor quantidade de óleo possível e tente não consumir todos os dias, alternando com o integral! Além disso, uma opção ótima é juntar verduras e legumes no arroz, além do savor ficar bem agradável, você varia bem o cardápio: acrescente brócolis, cenoura, abobrinha, tomates, espinafre, enfim, o que tiver em casa!

PARBOILIZADO

É um pouco mais nutritivo que o arroz branco pois sofreu a parboilização, um processo em que os benefícios do arroz passam para o interior dele! Eu amo, acho prático de preparar, e dá para fazer totalmente sem óleo, apenas cozinhando na água com temperos!

Minha sugestão: Tente ir trocando o arroz branco pelo parboilizado! Basta temperar bem que ele fica uma delícia.

INTEGRAL

É o arroz que deveríamos comer sempre, pois é o mais nutritivo e o que mais ajuda na dieta pois é rico em fibras! Este arroz é rico em vitaminas do complexo B, o que contribui para a imunidade e para a saúde celular. Para a dieta, a fibra do arroz integral é fundamental porque vai contribuir para a saciedade e para a estabilização do açúcar no sangue.

Como preparar: 1 medida de arroz em 3 medidas de água. O que costumo fazer é ter caldos de legumes naturais em casa, e quando vou preparar este arroz ou o parboilizado, faço direto com os caldos. Fica delicioso. Cozinhe bem se você não gosta dele al dente.

PRETO

Este arroz provei faz cerca de 2 anos, quando me trouxeram uma caixinha para testar. Eu amei. Ele é super fácil de preparar (assim como o parboilizado ou o integral, apenas cozinhei na água sem refogar nada). Eu gosto dele assim, bem simples, pois o sabor é bem diferente (meio amendoado). Ajuda a combater o envelhecimento e tem muitos dos benefícios do arroz integral.

Para a dieta: Prepare de maneira bem simples, apenas temperando o arroz e sirva com carnes magras como peixes ou aves. Fica ótimo com salmão, se quiser servir algo diferente aos seus convidados.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

11 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Como Melhor e Emagreço 13/02/2013 at 09:47 -

    Eu já introduzi na minha alimentação e da minha família o arroz integral diariamente. Eu comprei o arroz preto, mas não sabia como fazer. Vou experimentar fazer como vc falou, depois te conto…bjs

  2. Josy Teixeira 13/02/2013 at 13:01 -

    oieee,

    Em casa só comemos arroz integral, salvo aos finais de semana, qdo tem alguém a mais em casa aí fazemos o branco.

    O hábito começou à alguns anos, qdo meu pai comprou….só que ele não come nada temperado, então é arroz. água e sal, mas mesmo assim, acho uma delicinha!

    Tô doida pra experimentar o arroz preto, pelo que vc disse, deve ser maravihoso!

    Bjoka!

  3. Teresa 13/02/2013 at 17:44 -

    Oi Carol! Integral sempre . Adoro! O preto nunca provei . Vou ver se compro pra experimentar! bjos

  4. Kelly 15/02/2013 at 10:13 -

    Oieee!!! Olha Carol eu como o arroz integral por ser mais saudável, mas tenho que confessar, não tem como o arroz branco, com um alho bem douradinho então, fica um espetáculo. Bjs!

    • Saboridades 17/02/2013 at 22:37 -

      rsrsrs

  5. Gloria 15/02/2013 at 13:31 -

    Olá Carol, para fazer o arroz integral vc coloca ele direto na água? Não refoga antes?
    Bem que vc podia fazer o passo-a-passo. Rsrsrsrs.
    Bjão e estou louca para chegar em 5 mil curti no face para o novo desafio.

    • Saboridades 17/02/2013 at 22:36 -

      hhmhmh só faz assim: 1 xícara de arroz integral, 3 de agua e pronto! rsrsrs

  6. ro 15/02/2013 at 22:56 -

    Eu, particularmente, adoro o arroz 7 grãos. Faço sempre só com água e sal e ele fica crocantinho. Uma delícia.

    • Saboridades 17/02/2013 at 22:09 -

      Delícia!!!!

  7. Malu 18/02/2013 at 13:21 -

    Carol, há alguns meses só como o arroz integral, que faço sem nada de óleo e com bastante alho grelhado, mas tem que ser na teflon, senão não da certo…
    Estou com dúvidas sobre quanto tempo posso deixá-lo na geladeira pronto, sem correr o risco de uma intoxicação alimentar…
    Meu dia é super corrido, geralmente faço à noite, porque tenho apenas uma hora pra sair da faculdade, chegar em casa do outro lado da cidade, grelhar um bife, fazer uma salada, almoçar, me arrumar e ir para o trabalho, do qual chego só às 8 da noite…
    (levolanchinhos sempre comigo, claro)

    • Saboridades 21/02/2013 at 10:45 -

      48 hs!
      que organizada vc hein! Amei! Parabéns!