Oi gente!

As pessoas sempre me perguntam quanto devem pesar, quanto devem emagrecer…enfim, resolvi colocar os 3 principais parâmetros para ver se você está ou não num peso considerado ideal.

Em primeiro lugar vamos pensar numa questão de saúde e tenho certeza que você já deve ter ouvido falar do IMC ou Índice de Massa Corporal. O IMC nos indica quanto você deve pesar para a altura que você tem. É um índice muito estudado quando avaliam o peso e os riscos de doenças associadas e por isso nunca o IMC pode passar batido.

 
Depois de verificar se está numa faixa saudável de peso, é hora de vermos como está seu corpo em geral.

E por último é hora de medir sua porcentagem de gordura, o que deve ser feito em consultório pela bioimpedância elétrica (um aparelho ou balança que passe uma corrente elétrica e que indique a %) ou pela medição das pregas cutâneas (aquelas pinças que vão nos dando valores e depois aplicamos uma fórmula para calculo do percentual total de gordura corporal).

A bioimpedância é bem bacana de ser feita pois você pode avaliar também quantidade de água no organismo, mas as pregas são ótimas porque mostram gordura localizada (braços mais gordinhos, abdômem etc).

Mulheres não atletas e saudáveis devem terca cerca de 20 a 25% de gordura total e homens, de 15 a 20%.

Bom…depois de ver tudo isso, existe o melhor índice para indicar se você precisa ou não emagrecer, engordar ou malhar:

E nada de imagens distorcidas, se enxergar de uma maneira que no é:  uma boa refletida sobre a imagem refletida, é muitas vezes o gatilho que você precisa para mudar de vez de vida. Tenha sempre uma boa calça jeans ou vestido da sua melhor época da vida e experimente sempre que quiser. É a melhor auto análise que você terá. Se você não tiver essa peça chave no guarda roupa, que tal comprar uma peça dos sonhos?

Aliás, há quanto tempo você não dá uma boa avaliada em como está o seu corpo?

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

17 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Helen 17/01/2013 at 09:52 -

    Ótimo artigo, Carol!
    Essa do espelho eu sempre faço, costumo tirar fotos de costas para observar aquelas gordurinhas atrás das axilas, que pra mim é a primeira denúncia de que estou acima do peso – a famosa bordinha de catupiry rsrsrs

    • Saboridades 17/01/2013 at 19:18 -

      rsrsrs

  2. Ana Maria Moura 17/01/2013 at 10:41 -

    Carol, liguei hj (17/01) na clinica para saber o valor da consulta, e fiquei mais feliz ainda por saber que vc atende no sábado , pra mim melhor ainda, pois moro em SP.
    Gostaria de saber quais os exames preciso levar para começar com força total, pois como trabalho de sábado tbm , não é todos que tenho disponibilidade pra ir para vinhedo, preciso pedir folga.

    se puder mandar email explicando eu agradeço
    bjs e obrigado

    • Saboridades 17/01/2013 at 18:15 -

      oi Ana já respondi seu email dá uma olhada qualquer coisa me escreve lá! :)
      bjs

  3. maria 17/01/2013 at 13:11 -

    oi meu nome maria tenho 25anos estou pesando 82 k e gostaria de perde 14 k

  4. ALEXANDRINA ISABEL 17/01/2013 at 16:42 -

    Oi Carol…
    Estou seguindo o Desafio das Estações…Carnaval…nele estamos seguindo sua dieta dos 30 dias….isso fez com que eu viesse conhecer um pouco mais seu blog/site…estou devorando ele…amando mesmo…
    Agora vem minha questão…rsrsr…emagreci 20 quilos com a dieta dos pontos…fazendo RA mesmo…mas praticamente estacionei a 3anos…agora com sua dieta está dando uma **balançada** no metabolismo…
    Só que fiquei muito animada vendo aqui e em outros blogs sobre a Dieta Dukan…mas tem um porem…não posso comer glúten….no site da Dukan diz que pode comer o farelo de aveia que não tem problema…mas busquei informações e ele tem glúten sim…
    Gostaria de começa-la depois desses 30 dias…mas pelo que posso substituir o farelo???
    Espero que possa me ajudar…aceito sua opinião…rsrsr
    Beijokas

    • Saboridades 17/01/2013 at 19:17 -

      oi querida, se vc já emagreceu tanto com uma reeducação não compensa continuar a dieta com atividade física? bjs

  5. ALEXANDRINA ISABEL 17/01/2013 at 19:24 -

    Realmente a intenção deveria ser continuar com a RA… se não tivesse travado a balança…mesmo com atividades fìsica supervisionada….
    Obrigado mesmo assim…
    Beijos

  6. marina 17/01/2013 at 21:28 -

    Saudades do desafio!!!
    Q bom q explicou direitinho essa medida. Ontem estava justamente medindo e dava 91. Fiquei chateada, pq emagreci tanto e ainda estava acima do mt perigoso (88). Mas agora medi certinho e deu 84. Menos ruim :) E estou indo mt bem: mantendo alimentação regrada e mais intensa na malhação, sem relaxar no cálcio :)

  7. Fernanda 17/01/2013 at 23:18 -

    Nossa Carol agora fiquei desesperada, estou com IMC 41, não sei como cheguei até aqui, sei que tenho força de vontade, já consegui uma vez, mas agora não vejo motivação alguma, até comprei o livro “Dr Dukan”, mas confesso que estou msm sem motivação, triste.

    • Saboridades 18/01/2013 at 07:11 -

      Fer, procure um nutricionista para acompanhar vc!!! bjos

  8. Maria 18/01/2013 at 14:47 -

    olá adorei seu site parabéns, estou na dukan fase pl é minha primeira semana pl gostaria de saber se posso comer kibe cru nesta fase ou se devo evitar por causa do trigo?
    bjs

  9. Bella Cross 18/01/2013 at 16:16 -

    Alguns fatos que todos deveriam saber:

    1º Mesmo quem foi obesa ‘por um dia’ terá uma certa distorção de imagem, já acordei desesperada, achando-me enorme no espelho e a balança e a fita métrica me disseram: está tudo normal, sua sem…(completem como quiser).
    2º A moda é ditada pelos nossos irmãos homossexuais que não têm quadril, ou ventre, entende?…Unpaf!!! Não deveríamos sair por aí de calça de cintura extra-baixa: Já viu, Carol, como as adolescentes estão ficando ‘marcadas’ na região dos quadris por conta destas calças: São magras, meu Deus e parecem ter barriga, quadril sobrando…
    3º Não importa a sua ou a minha religião, mas sim o poder da fé que está em cada coração…a fé em Deus ajuda a superar desajustes físicos, emocionais e psíquicos…
    4º Uma avaliação contínua de si, dos hábitos, independente da mídia ( mais para mediocracia) sem importar-se com o que os outros pensem, uma valorização do ser e não do ter…está bem difícil, hoje em dia…

    É isso, Carol, falei do fundo da alma, uma série de questões que quem convive comigo, sabe que são pedras angulares naquilo que sou e penso…

    Uber Abraço, querida,

    Bella.

    • Saboridades 18/01/2013 at 18:16 -

      ótima colocação! concordo muito com vc! a fé em Deus é essencial!!!! Eu creio no Deus vivo!

  10. Danielle Carneiro 06/02/2013 at 14:43 -

    Oi Carol! Adorei o seu post e resolvi te trazer algo que aconteceu comigo dia desses.
    Eu tenho 29 anos, 1,63m e 63,5kg. Malhei regularmente (3 x por semana) por quase 2 anos e depois fiquei 3 meses parada. Quando fui me rematricular na academia, eles me fizeram uma avaliação e disseram que eu estava com 38% de gordura. Achei aquele valor um absurdo partindo do pressuposto que 40% é considerado obesidade. Não sou gorda, apenas tenho gorduras localizadas. Vc acha que essa avaliação estava errada? Ele utilizou o método de pregas.

    Bjs

    • Saboridades 06/02/2013 at 18:10 -

      oi Dani….olha parece estar errado mesmo.
      Ou o cálculo foi errado ou na hora de “fazer a pega” foi feito errado…mas não sei né porque não te conheço “ao vivo”
      bjs