oi gente!

Este ano estaremos, eu e minha família celebrando o Natal aqui em casa e por isso tenho pesquisado bastante os pratos que vamos servir. Quem conhece o blog sabe que gosto de receitas práticas, rápidas mas também com muito sabor, porque ninguém vai querer passar o Natal com sopa detox igual ao desafio né? rsrsrs

Por isso quis dividir com vocês algumas dicas de cardápios bem especiais: fáceis, saborosos e lindos.

ENTRADA

Comece servindo saladas e aperitivos quentes. Gosto muito de saladas que misturam folhas verdes com frutas e castanhas, e saladas que variam bem as cores e usam pelo menos 1 tipo de ingrediente exótico. Para o Natal, esse ítem pode se uvas, cerejas, um molho especial ou até mesmo os chips de batata doce que ensinei aqui no blog. Varie as folhas, deixe todas misturadas e bem coloridas, use os complementos que você gosta e ao menos este ítem surpresa.

Além das saladas, uma opção bacana são as entradas como finger foods quentes ou frias. Mini quiches, tortinhas com massa folhada cortadas em quadradinhos, canapés, torradinhas com patês e até mesmo espetinhos com legumes e queijos fazem a vez. Seus convidados podem ir comendo essas entradas até que os pratos principais estejam finalizados.

 PRATO PRINCIPAL

Uma carne bem assada e com uma bela apresentação é o centro da refeição, então capriche nela. Seja a que você escolher (eu sempre opto por Peru ou Tender), faça com todo carinho, asse bem (certifique-se do tempo de forno necessário, normalmente levam de 3 a 4 horas e não se esqueça de ter gás reserva na casa, já pensou o gás acabar no meio dos preparativos???)

Uma opção rápida é você colocar os legumes com a carne e assá-los juntos. Vão ficar com uma textura e sabor incríveis.

ACOMPANHAMENTOS

Escolha de 2 a 3 opções para acompanhar a carne. Arroz com amêndoas ou simples e mais 2 opções; farofa, salpicão, batatas, risoto ou uma mousse salgada.

Para um belo e gostoso salpicão, use iogurte no lugar da maionese (jamais use maionese caseira principalmente se sua receita leva ovos, o risco de contaminação é muito grande!). Outra opção é usar cream cheese light + iogurte desnatado, pode ter certeza, todos vão perguntar o que você usou na receita.  Coloque maçã verde ou comum e os legumes de sua preferência.

 Um risoto também acompanha muito bem a carne. Apenas não use manteiga nem muito creme de leite ou queijos pois podem pesar muito. Faça um de tomate seco ou abobrinha, use o caldo de legumes, pouco queijo parmesão e creme de leite. Há uns três anos mais ou menos fizemos uma carne, acompanhada de três tipos de risoto. Todos gostaram!

Arroz integral com nozes ou amêndoas é uma pedida mais leve e saudável. Se você temperá-lo bem usando ervas frescas como orégano ou manjericão e azeite, certamente seus convidados vão gostar.

 

Um arroz pode ser também servido com a tradicional farofa. Coloque ítens que vão dar volume e não calorias como abobrinha, cenoura, tomate, vagem, berinjela.

Se fizer o risoto, acompanhe com legumes salteados em lascas de alho. Aspargos ou alcachofras são ótimas opções.

SOBREMESAS

Tenha 2 ou 3 opções se você for receber muitos convidados. A mousse de morango que é minha receita é uma pedida levíssima e saborosa. A receita está neste link AQUI.

Outra  idéia interessante é salada de frutas, servida na própria fruta como abacaxi ou melancia. Para incrementar a receita, use chá branco no lugar no suco de laranja, e acrescente frutas não tão comuns como kiwi, mirtillo ou amoras (alguns supermercados bons tem as frutas vermelhas congeladas, ficam lindas!)

Agora, se você quiser servir um doce com mais cara de sobremesa, sugiro servir opções que já venham porcionadas, assim você pode controlar bem mais a quantidade da sobremesa que vai consumir. Vale mini tarteletes, brigadeiros gourmet e docinhos mais finos em geral. Você terá várias opções para todos os gostos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author