oi gente!

Recebi um email de uma leitora, pedindo para que falasse um pouco sobre alimentos e dietas que aumentam a imunidade. Então resolvi selecionar 7 alimentos que ajudam não somente a aumentá-la mas preservá-la também, já que durante uma dieta a imunidade baixa (já perceberam que após alguns dias ou semanas de dieta, você pode pegar um resfriado?). Além disso, uma dieta rica em alimentos que ajudam a manter a imunidade alta trabalha a favor da saúde e recuperação durante tratamentos quimioterápicos e de doenças mais graves que requerem o uso de muitos medicamentos.

Vamos à uma listinha dos principais alimentos?

1. Iogurte!!!

Ricos em lactobacilos vivos (bactérias boas e saudáveis que estão em nosso organismo e ajudam a combater doenças, os iogurtes são comprovadamente um super auxiliar da imunidade. Em um estudo na Austria, foi mostrado que pessoas que tomavam fontes de lactobacilos, ficaram 33% menos doentes.

Procure tomar 1 a 2 copos de iogurte ao dia. Uma opção ótima é incluí-los no café da manhã!

2. Alho!!!

 

Alguns dentes de alho a mais na sua alimentação podem ajudar muito na sua luta contra doenças. O alho é rico em alicina, substância que atua na defesa do organismo contra infecções, vírus e bactérias.

Coloque 1 a 2 dentes de alho amassados a mais em cada refeição!

3. Peixes!!!

 

São ricos em ômega 3, ácidos graxos essenciais para reduzirem a inflamação do organismo. E você não precisa gastar muito com salmão ou bacalhau: cavala, atum e sardinha estão no topo dos peixes mais ricos nessa gordura do bem!

Que tal um macarrão com molho de atum e legumes grelhados com alho e sardinha em lascas?

4. Batata doce!!!

Falei dela em alguns posts anteriores, com a receita dos chips de batata doce. Esse legume é rico em beta caroteno, antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres e aumenta o número de células de defesa!

Troque o arroz ou batata normal do almoço pela batata doce. Ela é bem versátil.

5. Cogumelos!!!

Estudos recentes mostram que os cogumelos, ricos em beta glucanas, ajudam a aumentar o número das células de defesa do organismo.

Acrescente cogumelos às suas saladas ou legumes salteados com alho e cebola. Uma opção como guarnição e ótimo acompanhamento para carnes.

6. Kiwi!!!

Já até fiz um post sobre o kiwi aqui no blog de tão bom para a saúde. O kiwi é mega super nutritivo, e tem propriedades muito parecidas ao chá verde. Ele tem compostos com ação anticancerígena, prevenindo inclusive a proliferação de células doentes. O suco de kiwi pode bloquear a formação de nitrosamina (um poderoso causador do câncer) a partir dos nitratos dos alimentos. Isso se deve possivelmente ao alto teor de vitamina C e fitoquímicos: clorofila e actinidina. Além disso tem muito potássio, ajudando a combater o inchaço!!

veja a receita com suco de kiwi neste post aqui do blog: SUCO DE KIWI. 

7. Chá verde ou preto!!!

Não é alimento mas é uma bebida muito importante na nutrição, além de aumentarem o metabolismo, esses chás são ricos em L-teanina, um aminoácido que impede a proliferação de bactérias e compostos perigosos à saúde.

1 a 2 xícaras de chá verde ao dia. Veja o post sobre chá verde aqui no blog: CHÁ VERDE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Kecyane Araujo 06/12/2012 at 22:26 -

    Huuuum!! Gosto de todos da lista rsrsrs

  2. Teresa 07/12/2012 at 19:17 -

    Gosto de todos ! Obrigada pela dica! bjos