Quem não conhece alguém que odeia salada? Que não consegue colocar um verdinho no prato? É algo super comum e possivelmente você ou algum conhecido seu são assim! Mas saladas, sejam verduras cruas ou legumes cozidos, são essenciais à saúde pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, elas ajudam muito em qualquer processo de reeducação alimentar pois saciam muito a fome e não acrescentam muitas calorias ao cardápio! A melhor forma é torná-las interessantes, porque comer 1 folha de rúcula ou alface crua no meio de um prato sem atrativo nenhum, fica muito difícil mesmo!

1) USE A CRIATIVIDADE- o primeiro passo para uma salada mais interessante é você usar a criatividade aproveitando verduras e legumes variados. Muitas vezes sobram vegetais na geladeira e você não sabe o que fazer. O tempo passa e eles estragam. Quando for ao mercado ou quitanda, compre de 4 a 10 ítens de vegetais. Gosto de recomendar que comprem desde os vegetais mais tradicionais como alface, tomate ou rúcula, até os mais exóticos ou menos comuns: alcachofra, aspargos, rabanete…

2) MISTURE – uma boa salada precisa ser toda misturada. Escolha os ítens que você gosta ou vai usar na preparação, lave bem, higienize e pique. Em seguida em um suporte grande, vá misturando tudo com as mãos. Nada de colocar uma folhinha de alface no canto do prato. Lave bem as mãos e misture tudo!

3) TEMPERE – o tempero na medida certa pode fazer um milagre na salada!! O ideal é você optar por ingredientes naturais como azeite de oliva extra virgem, limão, ervas frescas como orégano/majericão/salsinha/cebolinha/alecrim…. Mas vez ou outra caprichar num bom tempero vai deixar você  com água na boca. Algumas marcas industrializadas podem ajudar nisso! Ou então experimente meu tempero secreto: 1 col. (sopa) de cream cheese light, 2 dentes de alho, 1 col. (sopa) de azeite de oliva, 1 col. (sopa) ou mais de água- bata tudo num mixer e você terá um molho de alho com queijo muito saboroso. Use as mãos e misture tudo!

4) DEIXE BEM COLORIDA – isso não preciso nem comentar não é? Quanto mais atrativa aos olhos, mais desejo você terá pela salada!

5) USE INGREDIENTES QUE VOCÊ GOSTA – que tal incrementar a salada com os ingredientes diferentes, mas que você gosta muuuito? Camarão grelhado, filé mignon acebolado em iscas, tomate seco, batata assada em cubinhos, nozes, ou até mesmo frutas frescas ou secas! Use aqueles restinhos de ingredientes dando sopa na geladeira!!

Em uma busca rápida pela internet, peguei várias inspirações: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

21 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Adelaide 12/11/2012 at 09:09 -

    Adorei vou testar o seu molho secreto….rsrs

    Aqui adoro salada e a minha filha eu ensinei a comer desde cedo, por isso ao retornarmos de viagens era comum ouvi-la pedir:
    – Mãe quando chegar em casa vocÊ faz uma alfacinha para mim.

    Saladas aqui são sempre bem coloridas e temperadas com azeite, sal e limão ou vinagre de maçã;

    Adorei as sugestões

    Abraços

    • Saboridades 12/11/2012 at 09:17 -

      fofa!!!!

  2. Natália Rosa 12/11/2012 at 09:23 -

    Nossa Carol, que lindas!! Adorei a seleção!

    Eu sou suspeita porque amo uma salada..Pra mim meu almoço e jantar sendo salada e um filé de frango é tudo de bom!!

    Beijos
    Natália

  3. Viviane 12/11/2012 at 10:21 -

    Carol,

    Posso usar molho shoyo?

    Bjs
    Vivi

    • Saboridades 12/11/2012 at 20:30 -

      sim, mas se possível o light bjs

  4. ligia 12/11/2012 at 12:55 -

    Ligia Negro

    Oi Carol obrigada pela atenção conosco , vc sempre tem novidades para nós e isso é um incentivo! Estou adorando o desafio, já vejo resultados e estou me sentindo muito bem.
    Beijos

    • Saboridades 12/11/2012 at 20:26 -

      Que ótimo Ligia! bjos

  5. Raquel 12/11/2012 at 13:11 -

    Oi Carol lindaaaa, estou suuuuuuperr bem na dieta, não sinto mais fome como antes, e esta semaninha detox tá um arraso, super traqnuilo de acompanhar, aqui em ctba tá um clima de chuva, pra sopa é ótimo! Já se foram 2,5kg até agora, to super confiante q vou chegar aos 6kg do desafio, todos já estão reparando a diferença…q alegria!!!!! Beijos linda!

  6. Glaucia 12/11/2012 at 13:57 -

    Carol…Hoje sai para visitar um cliente e acabei almoçando em um restaurante ruim q não tinha opção de salada…Acabei comendo alface, tomate e frango… Não saciou minha fome então no primeiro lanche da tarde tomei suco de morango e comi duas torradas integrais com requeijão light, fiz errado??? Acha q devo deixar de comer a barra de cereal??? A noite vou tomar o caldo nutritivo…

    • Saboridades 12/11/2012 at 20:25 -

      Está indo bem bjos

  7. Luh Polomanei 12/11/2012 at 14:11 -

    Maravilha! Eu vou por tomate seco e amêndoas na salada tb :)
    Adoro uma salada bem feita, dá gosto de comer!
    Tô firme e forte no desafio, hoje entrei na casa do 50, marcou 59,8kg \o/
    Estava mais de 1 mês tentando ir e não ia hehehe efeito platô é uma droga
    vou para a ginástica e depois é a sopa detox, eu aprendi a comer sopa nesse desafio, é bom ! E hoje q está frio aqui no sul é mais do q bem vinda :)

  8. MIRIAN F GUIM,ARAES 12/11/2012 at 16:11 -

    ADOREI APESAR DE GOSTAR MUITO DE SALADA VAI ENJOANDO SE FIZER SEMPRE A MESMA COISA UM BOM MOLHO MELHORA MUITO

  9. Bruna Rafaela 12/11/2012 at 16:37 -

    Vendo essas fotos me deu água na boca, adoro saladas, vou fazer varios tipos de saladas,

    Bjs

  10. Cristiana Gonçalves 12/11/2012 at 17:04 -

    Morro de inveja de quem come salada!!! Acho tão lindo os pratos coloridos!!!! Ainda chego lá ainda mais com a nutri Carol pensando em na hora de mandar o post!!! Tenho que ter mais coragem e sair do Alface e tomate..rsrs prometo que vou colocar a rúcula como meta da semana!!!!
    A i Carol não saio dos 3kg perdidos mas realmente esses últimos dias não pude fazer exercícios e ainda teve a refeição pé na jaca!!! rsrs mas amanhã já volto pra malhação.
    Vc viu eu perguntando da Magic Toast Light? e Cupcake do blog e o musse de morango pode quando bater vontade de comer besteira??
    Açai é calórico né? e ao mesmo tempo desintoxicante..pode tomar nesses dias substituindo alguma refeição ou lanche??
    Beijos e muuuito obrigada pela atenção..dedicação e tudo mais que vc tem feito por nós!!!

    • Saboridades 12/11/2012 at 20:22 -

      Açaí não mas a magic e o cupcake sim bjs

  11. mariana 12/11/2012 at 17:34 -

    menina, acabei de conhecer seu blog e… que bacana!
    mantenho meu peso há muito tempo através do aprendizado vigilantes do peso (59kg, 1.63m), nunca fui gooorda, mas, apesar de ser saudavel, tenho traços de gordinha (bração, papa), graças a uma família cheia de obeso, e daí que chega um momento que não consigo emagrecer mais, por isso queria entender um pouco do quão saudável são esses períodos de desintoxicação e, pelo visto, se por pouco tempo, é sim, não é isso?! tenho medo daquele clássico desespero pós-restrição, depois de conseguir restringir por um tempo, ataca a comida depois. por isso sempre fui apreensiva com dietas restritivas e me encontrei no vigilantes…. enfim,bacana, vou futucar seu blog pra ver se encontro mais respostas e acompanhar pra, quem sabe, conseguir mudar mais hábitos… gracias! :)

    • Saboridades 12/11/2012 at 20:20 -

      oi Mari, seja bem vinda!!! Hábitos saudáveis são sempre muito bons adquirirmos e estarmos buscano bjos

  12. Renata 12/11/2012 at 21:16 -

    Hoje tomei café com iogurte desnatado e nesfit… tomei bastante chimarrão antes do almoço… o almoço foi praticamente só salada pois a carne do restaurante não estava mto apetitosa… A tarde tomei iogurtinho e comi um pouco de cereal das crianças o.0 … A noite saí um pouquinho da dieta pois não tinha salada na casa da minha mãe… mas comi pão integral com ovo… ADORO SALADAAAAAAAA!!!!!!!! bjosss

  13. Raquel 13/11/2012 at 07:47 -

    Bom dia Carollllll!!!! -3,8kg hj, estou mais do q feliz minha linda, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada!!!!!!!!!

  14. Karina Sperandio 13/11/2012 at 14:24 -

    Parabens Raquel!