oi gente!

Já perceberem o quanto é necessário disciplina, organização e muita força de vontade para levar uma meta até o final? Isso em tudo na nossa vida: seja para prestar um concurso, para organizar um evento, para inúmeras situações do dia a dia e claro, para uma dieta! Quem nunca passou por uma vontade ou uma situação difícil de encarar enquanto nos propomos a fazer uma dieta? É só começarmos que logo aparece alguém oferecendo alguma coisa não programada do seu cardápio.

Por isso hoje vamos entender um pouco os 3 principais sabotadores da dieta:

NÓS MESMOS!

Sim, acho que essa luta interna da fome com a vontade de comer e a programação da dieta é a principal sabotadora. Antes de se entregar para o primeiro doce ou junk food que você ver pela frente,  considere isto: O segredo para resistir a um desejo não é lutar com ele, é sobre como identificar o motivo subjacente pelo qual você está com vontade de uma barra de chocolate e então responder em conformidade. Muitas vezes a questão é emocional e você vai querer estes alimentos que você ama para o conforto. Outras vezes, pode ser que você está cansado (super comum), o que reduz o açúcar no sangue e provoca a liberação de hormônios ligados à fome. Às vezes você simplesmente não tem comido bastante calorias e você realmente precisa de energia.

O que fazer então?

1) Nunca fique com fome. Acho que a regra de comer a cada 3 horas é perfeita. Muitos falam em comer para manter o metabolismo ativo, etc. Mas o maior benefício de estar fazendo pequenos lanches é nunca se permitir estar num estado de fome pelo qual você possa por tudo a perder. Tenha frutas ou cereais na bolsa. Leve barrinha de cereal ou cookies integrais fechados no carro. Prepare o seu dia com pequenas refeições entre as refeições principais.

2) Respeite o seu organismo e sacie a sua fome e sede. Capriche sempre nas porções de saladas pois ajudam no controle da fome e não trazem calorias ao cardápios. Proteínas são ótimas para saciar. O seu prato deve respeitar a sua fome (ou 80% dela). Lembre-se de estar sempre ingerindo bastante líquidos pois hidratam e muitas vezes você pode ir comer, quando na verdade está com sede.

3) Distraia-se. Uma dica importante é: quando bater aquela vontade louca por um doce, espere sempre 15 minutos. Tome um copo de água, ligue para alguém, leia um livro ou dê uma volta. Esses 15 minutinhos podem fazer muita diferença se você ia simplesmente comer por comer!

NOSSA FAMÍLIA

Essa é comum em consultório, sempre ouço os pacientes reclamando que a mãe disse que a dieta ia deixar fraca ou que o marido não acompanha…ou até mesmo o filho. Aí já viu né…amor de mãe e de nossos queridos podem derrubar a dieta fácil fácil!! O que fazer então?

1)  Em primeiro lugar nunca faça uma dieta por conta própria. Tenha sempre o apoio de um médico e uma nutricionista e busque bastante informações com profissionais responsáveis. Não confie em sites, blogs que trazem informações aleatórias. Busque sites que tenham profissionais médicos ou nutricionistas e mantenha a sua saúde em ordem, fazendo check-ups e consultas periódicas. O mesmo vale para atividade física, somente um educador físico ou um fisioterapeuta poderão auxiliá-lo adequadamente.

2) Recuse. Converse logo no primeiro dia que começar a dieta e explique sobre o planejamento. Envolver as pessoas no seu programa pode ajudá-lo muito! Estes dias tive um aniversário em casa e como avisei do desafio do blog, fizemos um cardápio todo especial com muuita salada, legumes salteados, carnes e de sobremesa (além do bolo e brigadeiro para o aniversariante), tínhamos picolés light!

3) Sempre há opção! Sempre temos como fazer uma versão mais saudável dos alimentos consumidos no dia a dia. Claro que vez ou outra sair para comer fora é sempre bem vindo, mas no dia a dia, não permita que pequenas escapadas coloquem todo o seu planejamento alimentar em um barco furado. Aqui no blog mesmo temos várias opções e você pode pesquisar opções de receitas light/diet/mais saudáveis em vários lugares: livros, revistas e internet.

Amigos

Ouço sempre isso, principalmente de adolescentes que saem nos finais de semana e vão segurar a onda com bebidas alcoólicas. A pressão dos amigos pode ser cruel! Isso também ocorrem quando vai haver um jantar entre casais ou em festas. O que fazer?

1) Previna-se. Antes de sair de casa faça uma refeição leve com sopa ou um sanduíche integral e fruta. Se você estiver com muita fome será bem mais difícil resistir às tentações.

2) Leve numa brincadeira. Gente…uma das coisas que menooos gosto é quando alguém vem falar: come isso, não engorda, não faz mal (e quando a pessoa está obesa então???). Brinque com a situação e não se deixe levar tão a sério. Com certeza vocês já ouviram: de grão em grão a galinha enche o papo. Realmente comer um pedacinho só de qualquer coisa que for não irá engordar, o problema é se esse pedacinho abrir a porta para você provar de tudo. Então tenha disciplina e saiba dizer não!

3) Selecione o que vai comer. É difícil e muito chato você ver as outras pessoas comendo e você só no suco ou não comendo nada. Deixe 1 dia da semana para estas comemorações e selecione: Qual caloria compensa?? Sim porque comer um pãozinho velho ou um alimento que você nem é tão fã assim não compensa. Pense e escolha: Qual caloria a mais hoje vai compensar? Pode ser um ou dois pedaços de pizza (sem a borda), ou uma sobremesa maior, ou a bebida. Faça suas escolhas.

E então, qual o principal sabotador da sua dieta? Foque na sua meta e lide com eles!!!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

25 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Adelaide 07/11/2012 at 12:40 -

    O principal sabotador de minha dieta é fogo mas é verdade…sou eu. Sabe em casa até tento me controlar mas principalmente no pré menstrual sou capaz de bater em alguem por chocolate…depois passa. E em festas (as festas de familia normalmente só tem fritura e doces mega calóricos e para variar eles fazem para ME agradar os meus preferidos…E sempre fico sem graça de recusar….
    Estou aprendendo a dizer NÃO com o desafio e devido ao susto de estar com 80.798kg…. Decidi que preciso voltar aos 57 então o trabalho é longo e árduo…

    Adorei as explicações vou tentar po-las em prática.

    Abraços

  2. simone 07/11/2012 at 12:44 -

    muito boa esta matéria, acho que nos é que sabotamos mesmo. mas estou firme e feliz.

  3. Kelly 07/11/2012 at 13:12 -

    Este post é a mais pura verdade. Acredito que todas nós passamos por isso. Se não somos nós mesmas, são os amigos e a família. Minha mãe vive dizendo que não preciso de dieta… e hoje mesmo, na hora do almoço, meu colega de trabalho fez um carreteiro com linguiça e ficou me enchendo a paciência para comer. Mas, disse não! Muito obrigada! Segui firme e forte com minha salada + carne… e bemmmm feliz, he, he!!! : )

  4. Lilian Braga 07/11/2012 at 13:47 -

    Meu sabotador é cerveja nem ligo tanto pra comer não gosto de doces mas quando bebo abre o apetite e acaba o pensamento pratico, e vou comendo mais do que pra matar a fome, com o desafio ando me controlando e se a vontade é muita raciono e nem compro pra mim tomo uma pequena quantidade do meu marido.
    Bjs

  5. AMANDA CAROLINA 07/11/2012 at 14:19 -

    Carol tenho certeza de que eu atrapalho a dieta… mas agora com este desafio esta sendo diferente… eu fico entrando toda hora no blog para ver a próxima etapa…sigo direitinho e esta dando resultado…. Queria muito após este desafio, que você já nos passasse outro….quero estar esbelta no natal… e tendo as dicas dia a dia parece estar fazendo muita diferença no resultado final. … bjo :)

  6. Daniela B 07/11/2012 at 14:23 -

    uma boa dica é não contar aos outros, qdo está numa festa por exemplo, que está de dieta, simplesmente recuse algum tipo de comida. Se nós falamos que estamos de dieta vem aquela enxurrada de blablabla não engorda, só hoje, não vai matar, segunda vc malhar. Se vc só recusa, ninguém fala nada, é até engraçado. É um compromisso com nós mesmos, então sabemos o que e o quanto queremos comer

  7. Carla Cabral/RJ 07/11/2012 at 15:13 -

    Carol, parabéns (mais uma vez) pelo post incrível!!!! Concordo com td e sempre soube que quem me sabota sou eu mesma!!! Nunca dou continuidade a nada e prefiro os doces e a forma errada que sempre comi, a força de vontade, mas com o desafio td está mudando e estou impressionada (e orgulhosa) comigo mesma!!!
    Não tenho uma vida social mto agitada, então encontrar com amigos, só as vezes mesmo. Qto a família….Um exemplo foi o último feriado. Fui para casa da minha irmã na serra…Ela é super farta e super cozinheira, adora ter de td para nos oferecer, mas qdo minha mãe disse que eu estava de dieta, ela simplesmente suspendeu tudo, ficou apenas com o doce de abóbora que já tinha feito e qdo cheguei comeu simplesmente td que eu comia para me dar força!!! Já meu marido suspendeu nosso jantar (pois sempre saimos a noite qdo estamos la) e sempre ia para cozinha fazer sucos para mim!!!! Quer dizer, só preciso me amar mais e seguir em frente com determinação pq o único problema sou eu mesma!!!!

  8. Cristiana Gonçalves 07/11/2012 at 15:32 -

    Sim Sim Sim tenho que admitir que meu sabotador sou eu..minha cabeça pensa como gordo..se vou no shopping tenho que comer alguma coisa, mesmo sem fome, se estou só tenho que comer….se recebo alguém tenho que servir alguma coisa e tudo calórico pois adoro um docinho!!! Mas isso é passado com fé em Deus mesmo depois do desafio vou continuar com alimentação equilibrada pois já percebi que meu metabolismo e idade já não me permite mais descuidos!!!

    Ahhhh acabei de fazer o Shake com leite desnatado e gelatina diet de morango e ficou muuuito bom!!! Bjs e força a Todas!!!
    Carol adoro receitas de Shake e Batidas essa com gelatina nem parece coisa de dieta, vc é ótima!!!

  9. Renata 07/11/2012 at 15:59 -

    Queria fazer um elogio enorme à você pelo seu blog, é simplesmente fantástico…to praticamente viciada nele…todas as suas receitas são fáceis, práticas e muito saborosas, imprimo tudinho e faço sempre…Obrigada por tudo…to fazendo o desafio, mas comecei apenas nessa segunda-feira, to seguindo tudinho..já emagreci 3 kg só nesses 3 dias…que fantástico!!!! Beijo grande

    • Saboridades 07/11/2012 at 19:20 -

      beijos, obrigada Re!!

  10. Francys 07/11/2012 at 17:30 -

    Ai Carol… acabo de chegar em casa… mais cedo sai para felicitar uma amiga (considero uma irmã na verdade) por seu aniversário, decidi ir a tarde justamente para não ter que enfrentar salgadinhos e afins a noite, resisti a muitas coisas oferecidas: bolo, torta, refrigerante… mas fiquei sem graça de não aceitar nada e só tomar água… acabei cedendo a um pessego e a um bombom de morango… ainda bem que havia marcado manicure e consegui escapar de mais guloseimas… mas estou triste pois estava seguindo a risca o desafio…
    Carol vc acha que vai comprometer tudo que eu vinha fazendo???? O que faço??? Sigo em diante????? Me dá uma luz… fico no aguardo…

    • Saboridades 07/11/2012 at 19:18 -

      Fica tranquila, essas situações acontecem mesmo, bola para frente! não vai dar nada não!bjoss

  11. Bela Cross 07/11/2012 at 18:13 -

    “Cair, muitos caem, mas ter coragem para levantar e seguir é para poucos”
    Pois bem: Era uma vez uma moça linda que começou a namorar um professor de educação física. Ele a exibia como um troféu. Passou-se 1 ano e meio a bela passou num concurso em uma cidade movimentada, conturbada e pra lá de poluida…stress,depressão e a bela passou do manequim 40 para o 46, de 66 Kg para 96 Kg e o tal professor escarneceu dela o que pode e a abandonou…Um certo amigo de anos da área de T.I (Tecnologia da Informação) a reencontrou e viu que a menina estava destruída: o que aconteceu??? Quase foi tirar satisfação com o tal professor, seu conhecido, sabe?! Amigo, né??? Passou o tempo o jovenzinho do T.I se declarou: namoraram, noivaram e casaram em 1 ano e meio…(Esta história é minha história) e a motivação para mudar veio do fruto de muito amor: nossa filha. Na gestação enjoei (pasmem!) de qualquer guloseima, arroz branco tinha gosto de sabão, só comia frutas, legumes, verduras, carnes e principalmente peixe (adorava)…Iniciei a gestação com 96 Kg e terminei com 92 Kg, em uma semana já estava com 89 Kg, meu bebê nasceu com 3,800 Kg, 51,5 cm, apgar 10, super saudável, pulmões fortes…esse anjo me ajudou a dar o pontapé inicial para uma mudança de vida, por mim, por ela, por ele, que me resgatou…1 ano mais tarde cheguei aos 60 Kg e manequim 38, mantenho a mais de seis anos, mas sempre quis ter imc 20, na minha época o imc normal era de 20 a 25, não tinha essa coisa de 18,5. Encontrei a Carol(o blog, né?quem sabe um dia pessoalmente) e graças a Deus e a ela estou a 900 gr do sonho de uma vida inteira. Há um mês fui numa festa em Santos (minha terra natal) e o traste estava lá com a esposa e os dois filhos, não pela moça(que está super obesa e eu não gosto de ver ninguém nesta triste situação), mas pelo fato de eu estar num vestido tubinho e num salto agulha…Agora, queridas, valorizem-se, vocês podem vencer, eu venci…está tudo na nossa cabeça, a mudança começa de dentro: Sim, Deus me deu a mãozinha de um anjo, mas o seu pode estar disfarçado de outra forma, encontre-o, tenha força, coragem, peça a Deus, você vai conseguir!!! Sim, vão aparecer mil problemas, é necessário ter foco. Pergunte-se: Porque eu quero emagrecer? Tem que estar claro. A comida não é um afago, vá atrás do que você precisa. Não engula seus problemas…eu só tive que manter a mesma dieta da gestação…deu certo. Ah! E porque você não chegou na meta, simples eu não sabia como, sério, o peso parou nisto, eu já estava menor do que era antes, então achei que era assim,mas a Carol é o novo anjo que Deus me deu…aproveitem, sigam, não desistam, eu sei que não é fácil…Estamos aqui para nos ajudarmos, trocar experiência e sim eu vibro por cada uma, por cada história por trás dos quilos eliminados,eliminados,ok?

    Beijos, fiquem com Deus…e Carol continue essa pessoa linda por dentro e por fora!!!

    Bela.

    • Michele Sauer 07/11/2012 at 21:24 -

      Linda tua história Bela!! PARABÉNS!!
      Mais uma inspiração para mim nos momentos dificeis.
      Beijos!!

    • Carla Cabral/RJ 07/11/2012 at 21:54 -

      Parabéns Bela, sua história é mto inspiradora!!!!
      Todas unidas no mesmo desejo!!!

  12. marina 07/11/2012 at 19:53 -

    Carol, pode barrinha de proteina, tipo energy power. Acho q não, né?
    Esse exercicio de raciocínio do texto acima é fundamental. Em último caso a “caloria” que + vale é o q salva. Adoro pizza e cortei pq ñ tenho controle! Mas já fui sozinha na pizzaria q + gosto e pedi a brotinho vegetariana com massa integral. Acreditem, engorda sim, mas agora ADORO esse sabor e é 1 opçao + saudável! O importante é ñ desaninar e, se vacilar, respirar fundo, refletir e recomeçar. Todo mundo falha, imagine qd envolve emocional? Chato mesmo é q aquela caipirinha de fruta tropical nunca mais entrou na lista do “sim”…
    Mesmo nesse desafio, q a balança quase não mexeu, 2 pessoas disseram q meu rosto está “+ fino” ;) #curti

  13. Luciane 07/11/2012 at 20:54 -

    Muito bom!!!

  14. Cristiana Gonçalves 07/11/2012 at 21:45 -

    Bela , parabéns, ótimo depoimento!!! Com certeza nos ajudará a não desistir!!!

  15. Gabi 08/11/2012 at 08:29 -

    Carol !!!!
    Primeiro de tudo parabéns pelo blog, não consegui participar do desafio mais to seguindo em casa e fazendo tudo certinho o que vc pública, mas….
    Me ajude!!!!
    To viajando e não tem como seguir esse cardápio do dia 7e 8 pois ontem comi carbiodrato, me de uma resposta se a minha dieta ta perdida e o que eu faço, tava tão animada já eliminei 1,100 kg e para piorar to com medo de me pesar kkkkk.
    Beijos. Deus te abençoe.

    • Saboridades 08/11/2012 at 10:47 -

      Continua

  16. AMANDA CAROLINA 08/11/2012 at 08:47 -

    CAROL …… socorro !!!! vc vai postar hoje o cardápio de amanha???? Estou na espectativa. >>>>> bjinho :)

  17. AMANDA CAROLINA 08/11/2012 at 09:28 -

    Oi Carol…queria fazer o mouse de morango, mas não to achando o creme de leite diet… só achei o light>>>> Tem que ser o diet mesmo?
    Qual marca vc costuma comprar?

    • Saboridades 08/11/2012 at 10:46 -

      Creme de leite? É iogurte zero ou natural, morango e gelatina diet bjod

  18. Juliana 08/11/2012 at 09:32 -

    Uhhhhhhh…. o primeiro sabotador sou euzinha…rsrsrs mas creio q durante a dieta eu consigo manter um mega foco q só Deus sabe de onde vem…..pq sou simplesmente doente por doces, massas……mas durante a dieta consigo a resistir a todas tentações, fiz a Dukan ano passado e perdi 9 kilos extremamente focada, o meu problema é logo que eu consigo perder tuuudo que me incomodava eu dou uma relaxada……é só um docinho, mais outro pãozinho e assim vai….bem coisa de viciado…….rsrsrrsrs

    Segundo sabotador meu maior arqui inimigo na dieta é o meu marido, que tb é um formigão mas ele se exercita muuuuito e não pega peso fácil o ano passado logo quando eu iniciei a Dukan fomos fazer compras……ele teve a cara de pau de pegar um outro carrinho e comprou praticamente uma amostra de cada guloseima que havia no mercado….eu fiquei petrificada!!!!!! rsrsrs

    E agora, quando disse q estaria iniciando este Desafio ele repetiu o feito do ano passado, porém ao invés de fazermos compras, ele resolveu fazer cachorro quente, comprou tortas salgadas, doces, bolo floresta negra, pamonha, cural…olha, foi simplesmente…. alias, esta sendo uma orgia de besteiras em casa, mas, como sou uma boa taurina, teimosa pra xuxu……rsrsr não perco o foco…..”não estou me importando”, faço q não é comigo…..sei q ele faz isso para me atormentar e zuar, mas é nas primeiras semanas logo ele para….rsrsrsrrs

    E a minha mãezinha é a minha maior aliada nesta guerra…..rsrsrs tanto a na Dukan quanto neste Deesafio ela me acompanha só que ela só quer se pesar quando finalizar a dieta…..eu e ela fazemos as receitinhas da Carolzita……e trocamos figurinhas…..

    Beijos

  19. maria isabel 12/02/2013 at 18:17 -

    Querida!
    Agora que descobri você não a deixarei mais.

    Está sendo importante essa comunicação.

    Por enquanto, obrigada

    Isabel