Oi gente!

Vou aproveitar que o dia das crianças está chegando e fazer vários posts para os pequenos….vou começar falando de alimentos para bebês e vou evoluindo as idades até chegarmos na adolescência quando muitos não querem comer nada ou querem malhar e comer tudo! Vamos lá?

Como meu bebê está com 5 meses e meio, já estou introduzindo alimentos. Se você faz aleitamento materno exclusivo, pode tranquilamente esperar seu filho completar 6 meses para começar a introduzir alimentação complementar. Vamos às principais regrinhas:

6-9 Meses:
Comece dando frutas e sucos de frutas (em especial suco de laranja lima, que é rica em vitamina C e bem docinha, mais fácil do bebê aceitar). Você também pode oferecer as papas salgadas, 15 dias após a introdução das frutas. Ofereça por volta da hora do almoço, papas com  legumes e cereais tais como inhame, abóbora, cenoura, beterraba, brócolis, batatas, feijão verde, ervilhas, batata doce, chuchu, couve, mandioquinha, mandioca, abobrinha e pode fazer algumas papas mais elaboradas, salgadas, juntando frutas como maçã, pêras, pêssegos, bananas, damascos, nectarinas e abacates.
* Eu comecei a dar ao meu filho André, a papa de frutas com as seguintes opções: pêra, maça, banana, mamão papaya, laranja. Ia variando essas frutas numa mesma papa e assim que vi que ele comia tudo, acrescentava uma variedade de fruta. Agora já estou com a papa de fruta no lanche da manhã e a papa salgada na hora do almoço. É importante introduzir um alimento de cada vez, no primeiro mês ou dois para que você possa distinguir facilmente o que seu bebê pode e não pode comer, faça isso principalmente se você tem muitos casos de alérgicos na família.

O QUE INTRODUZIR PRIMEIRO, A FRUTA OU A PAPA SALGADA?

Isso varia de opinião profissional, alguns acreditam que se você começar a início com a fruta, o bebê vai adquirir um paladar doce. Pessoalmente, eu discordo. Você deve tomar cuidado e não introduzir açúcar REFINADO no cardápio da criança (nada de sucos prontos, refrigerantes (o fiiiimmmmm da picada), doces prontos etc).   Quanto mais cedo você introduzir frutas, mais o seu bebê vai adorar.

Assim que seu bebê estiver aceitando bem a  papa salgada, começe a colocar cereais nas papas, como arroz, fubá, quinoa, etc.

Nunca faça a papa muito líquida, o bebê tem capacidade de comer a papa em consistência pastosa. Ele precisa aprender a mastigar. Não coloque a papa na mamadeira, ofereça na colher, sempre.
9-12 meses:
Isto é, quando você entra com textura um pouco mais firme e sabores maiores. Você pode começar a dar diferentes grãos como centeio, cevada e aveia. Introduzir novas frutas e legumes em 9 meses e quando o bebê parece pronto você pode adicionar iogurtes, queijos, gemas de ovos, peixe, frango, carne e feijão.

Depois de 12 meses:
O bebê pode agora tem a alimentação da família! O leite muda, ovos inteiros, o mel, tomates e morangos.
Finalmente, o seu bebê pode comer o que você e sua família estão comendo. Enquanto ele está em pedaços pequenos, picadas ou esmagadas, bebê vai gostar de ser parte do grupo.

Acho bacana também você dar alguns alimentos na mão da criança para ela chupar, mastigar e fazer a maior festa:
Pedaços de frutas
Bolinhos de legumes (aqui no blog tem o bolinho de chuchu, você pode fazer com qualquer legume!)
Cenouras cozidas em cubos
Torradas de trigo integral
Feijão cozido e ervilhas
Brócolis ao vapor
Iscas grandes de carne (o suficiente para que a criança não engula inteira, mas que coloque na boca e chupe o caldinho da carne)
 
Bom, ainda quero falar sobre as panelas para fazer comidas e também se vale ou não a pena o uso de alimentos orgânicos.
Aguardem!
Beijos
 
Carol Di Guimarães
nutricionista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Fátima Ferreira 09/10/2012 at 17:05 -

    Oi carol, estou seguindo você a um tempinho e estou adorando suas dicas.

    • Saboridades 10/10/2012 at 07:26 -

      oi Fátima, que legal! Beijossssss