oi gente!

Há umas semanas atrás dei a dica sobre como fazer o bebê dormir a noite toda, mas hoje quero falar sobre outro tema que assombra algumas mamães: cólicas. Tenho uma teoria bem minha mesmo sobre cólicas em bebês e apliquei algumas técnicas e posso garantir, hoje meu bebê com 04 meses não teve nenhuma cólica. Quero aplicar essas técnicas em mais gente para ver se dá certo seguir essas dicas e evitar que o bebê tenha cólicas.

Pesquisei muito sobre a fisiologia da cólica e “pouco” se sabe mesmo sobre porque ela acontece. A cólica normalmente aparece nos primeiros 15 dias de vida do bebê e vai até o terceiro ou quarto mês. O que se imagina é que a causa seria uma combinação de fatores, entre eles: a imaturidade do sistema digestivo (o que faz bastante sentido afinal até nascer o bebê nunca precisou digerir nada!), stress e ansiedade do ambiente, gases etc.

Dicas MINHAS (baseadas em muita coisa que pesquisei e observação de pacientes)

1) Nada de cesárea eletiva logo que completar 38 semanas- quanto mais tempo o bebê puder permanecer se desenvolvendo com a mãe melhor. Se o amadurecimento do intestino é algo que vai impactar o bebê após o nascimento, é fundamental você garantir o máximo de tempo possível para que o bebê se desenvolva ainda no ventre da mãe. Mesmo que você queira fazer cesárea, deixe o nascimento ser no dia ou bem próximo das 40 semanas completas.

2) Ainda grávida, aproveite para comer de tudo o que quiser mas sem abusar de nada. Coma moderadamente, de todos os grupos alimentares, evite bebida alcoólica e tabagismo. Nas últimas semanas de gestação inclua MUITAS fibras no seu cardápio, MUITOS vegetais crus E MUITOS PROBIÓTICOS. Todos os alimentos que possam melhorar a sua flora intestinal vão ajudar muito na maturação do intestino do bebê, pois essas bactérias boas que compõem a flora passam para o bebê também!  Você deve estar estranhando eu falar para ainda na gravidez você comer de tudo não? Mas é isso mesmo, enquanto está grávida aproveite para comer os alimentos que gosta, mas sem abusar. Isso porque após o parto, nos primeiros 20 dias você NÃO VAI CONSUMIR: doces, refrigerantes, feijão e sua família. Gosto de pedir para se evitar o consumo de queijos amarelos e leite por causa da lactose. Passados os primeiros 20 dias, reintroduza doce se você não tiver aguentando: chocolate amargo. Permaneça mais 15 dias assim. Com quase 40 dias do bebê, vá voltando a consumir 1 ítem por semana.

3) Ainda nos primeiros 20 dias, massageie o bebê após toda amamentação! Toda vez que o bebê mamar, coloque-o para arrotar, troque a fralda e faça uma massagem rápida: assim você o estimula a liberar gases e melhora a digestão. Os bebês muitas vezes tem dificuldade de soltar os gases e isso causa muita dor! Pegue um óleo para bebê, esfregue nas suas mãos para esquentá-lo e comece a massagear a barriguinha do bebê: em sentido horário, sem pressionar muito e fazendo um coração sobre o abdômen do bebê.

4) MUITA ÁGUA, antes, durante e após a gestação. Beba muito líquido (água!) enquanto estiver amamentando. Lembre-se: quanto melhor o funcionamento do seu intestino, melhor a sua flora intestinal e melhor a do bebê!!

5) Seja calma e não queira amamentar assistindo televisão, você pode até ligar o aparelho mas deixe com som baixinho. Mantenha o ambiente do bebê calmo. Controle as visitas nos primeiros quinze dias, não deixe-as ficar pegando o bebê toda hora. Não saia de casa com o bebê, apenas para ir ao médico e banhos de sol!

6) Bebê chora!! Não se esqueça disso! Pode não ser cólica, mas: fome, frio, calor, fralda ou cansaço. Sabe no final do dia quando a gente chega cansada e quer comer um doce ou sentar na TV para ver “qualquer” coisa? Bebê também é assim…no final do dia ele também está meio cansadão…mas ele não vai devorar um chocolate nem conectar no facebook! Se ele chorar, pegue no colo, deixe ele desabafar um pouco (sem ficar falando toda hora) e depois acalme-o! Essa tática foi ótima para mim!! Você pode aproveitar e fazer alguma atividade relaxante como um banho, uma música (mas não logo que ele estiver chorando) ou um passeio de carrinho pelo bairro!!

7) Tenha horários. Uma coisa é a livre demanda da amamentação, a outra é rotina e outra é você oferecer o peito a cada chorinho que ouvir. Acorde sempre no mesmo horário, passeie ao sol, cante, brinque, mas faça a alimentação do bebê ser sempre nos mesmos horários, a cada 2:30 ou 3 horas. Dessa forma o metabolismo do bebê vai se ajustar, ele mama mais e melhor e com o tempo você vai perceber que as mamadas ficam eficientes e práticas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia!!! Como a nossa alimentação.

Bom, acho que é isso!

Se o seu bebê chora muito e você suspeita que é cólica, tente seguir essas regrinhas, converse com o seu pediatra e procure uma nutricionista para elaborar uma dieta anti cólica para você seguir enquanto amamenta!

Até a próxima

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Cláudia 20/09/2012 at 15:21 -

    Boas dicas Carol! Meus dois filhos tiveram cólicas mas nada de anormal…porém elas só começaram depois dos 4 meses…e eles estavam só com leite materno…espero que vc escape delas!!! Boa Sorte!!!

  2. thais 21/08/2013 at 16:52 -

    Peso adquado p pegar a cada mes?

    • Saboridades 21/08/2013 at 20:02 -

      cerca de 20 a 30g por dia até o sexto mês