oi gente!

Tem algumas pessoas me perguntando sobre alguns “medicamentos” naturais para emagrecer…na verdade quando observamos estes famosos produtos vemos que nada mais são do que um mix de fibras com antioxidantes ou algumas vitaminas.

Um destes produtos que está super em alta agora tem como principal composto o psyllium, já citei ele aqui no blog quando falei da quitosana neste post aqui.

O psyllium nada mais é do que um composto riquíssimo em fibras solúveis e insolúveis (além de alguns óleos e mucilagens) que vem de uma planta chamada Plantago Ovata . Esse mix todo de fibras com óleos e mucilagens fazem com que o intestino funcione bem melhor pois ele aumenta o volume fecal (no intestino essas fibras vão juntando água e formando uma pasta). Alguns livros de nutrição sugerem o uso do psyllium em pacientes que tem diverticulite pois impedem a a formação dos divertículos. Também pode ser usado em outras doenças do intestino.
Alguns estudos com o psyllium mostram que o maior efeito dele é sobre a diminuição do colesterol LDL, tem um estudo de 2004 que mostrou um bom efeito em homens com riscos cardíacos.Tem outros efeitos benéficos também como esse efeito laxante e a eliminação de gorduras (muita gordura que foi ingerida também vai embora junto com essas fibras).

No entanto, para emagrecer nenhum estudo sem patrocínio mostrou um grande efeito assim na queima de gordurinhas (algumas empresas patrocinando estudos e mostrando que o produto que elas querem vender é fácil de dizer que são bons né….), mas, por ser um produto bem tolerável e que vai ajudar no intestino e no colesterol, acho que compensa sim o seu consumo.

Bom, em resumo o psyllium é bem seguro de ser usado, e tem várias marcas no mercado (não vou citar nenhuma em particular para não fazer propaganda), mas a outra hipótese é seu nutricionista ou médico prescrever para você. Costumo dar bastante para os meus pacientes em sachês diluídos em água e o preço é muito bom!

Uma ótima opção para você começar a tomar e se preparar para o verão, pois intestino que funciona melhor diminui a barriguinha e melhora o aspecto da pele também!

Beijos e até a próxima

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Priscilla 04/09/2012 at 09:32 -

    Adorei a dica do psyllium. . . ^^’

  2. Camila 04/09/2012 at 13:50 -

    Onde acho para comprar? Farmácia? Pode comprar sem receita?

    • Saboridades 04/09/2012 at 18:07 -

      oi Cami sim tem em farmácias, vários remédios “naturais” para emagrecer tem o psyllium na fórmula, além de vc encontrar em casas de produtos naturais!! bjosss

  3. Mel 03/10/2012 at 16:13 -

    NÃO COMPREM… Pura mentira! Não emagrece nada! Não faz esse efeito milagroso e ainda é caro pra caramba! Vamos voltar para a Academia e fechar a boca!!!!!

    • Saboridades 03/10/2012 at 16:30 -

      vc leu o post????? estou falandoque não tem efeito milagroso mas alguns estudos sustentam e muito o uso do psyllium para redução do colesterol além de ajudar a diminuir a gordura abdominal. e não é tão caro assim, muito pelo contrário…

  4. pri Silva 07/11/2012 at 20:32 -

    Olá, Carol! você poderia nos dizer algo sobre a spirulina, se há benefício?? beijo

    • Saboridades 07/11/2012 at 21:26 -

      Vou fazer post ok! Bjos

  5. Juliano Roberto de Oliveira 22/12/2012 at 18:10 -

    Olá! Tudo bem? Recentemente conversei com uma colega que é nutricionista e ela me disse que alguns remédios emagrecedores atuam na hipófise e que, portanto, são muito prejudiciais à saúde. Ela me disse, no entanto, que alguns são naturais e que não fazem mal à saúde. Lembro-me de ela ter comentado sobre a Chia. Procurando na internet informações sobre o remédio Nutrilipo, vi que é composto por colágeno, psyllium e Vitamina C. Procurando saber o que é Psyllium encontrei este site e gostaria de saber se ele atua na hipófise ou no organismo. Muito obrigado.

    • Saboridades 26/12/2012 at 12:17 -

      Oi Juliano boa tarde
      O psyllium é uma fibra, não digerida e passa pelo intestino, ajudando a formação de bolo fecal
      att

      carol

  6. lilian lima 15/01/2013 at 16:02 -

    oi Carol curti muito o seu blog, tenyho pesquisado sobre produtos naturais que ajudam a emagrecer e quero saber em especial sua opiniao sobre o maxburnn e cenaless se realmente sao naturais e bons para emagrecer….. obrigada

    • Saboridades 16/01/2013 at 08:24 -

      Não costumo usar esses produtos Lilian! bjs

  7. Fabricia 23/01/2013 at 20:20 -

    Oi Carol, primeiro preciso te parabenizar pela belíssima página e por toda sua dedicação!!!
    Estou fazendo a dieta de Dukan e vc tem me ajudado bastante.
    Gostaria de saber se posso usar esse produto Psyllium durante as fases da dieta de Dukan. Obrigada!!! Bj

    • Saboridades 24/01/2013 at 19:00 -

      Pode

  8. Suzie 28/01/2013 at 14:48 -

    Carol,
    Boa tarde! Pode me informar sobre a composição do psyllium(se tem carboidratos, e se é calórico), e , como tenho problemas de intestino, não posso ingerir “laxantes”, e voce comentou que ele era.

    • Saboridades 28/01/2013 at 20:52 -

      Ele é uma fibra, zero calorias

  9. Claudia 28/01/2013 at 15:00 -

    oi Carol amo o seu blog, amo as dicas
    tenho duvidas com o psyllium….. eu comprei de fora em capsulas, não senti muitos efeitos não. Será q é tão bom quanto as formulas em pó?
    outra coisa, existe um horário ideal pra gente tomar?

    • Saboridades 28/01/2013 at 20:51 -

      Como disse no post ele é só uma fibra e não faz milagre rsrsrs