oi gente

Hoje trago as dicas que apliquei e continuo usando, que fizeram meu bebê dormir a noite inteira (20:00 as 6:00hs), desde os 45 dias. Sei que não sou expert em lidar com bebês, mas tive muito sucesso com meu bebê e por isso resolvi falar um pouquinhos obre esse tema tão comum no universo das mamães: sono dos bebês. Desde que engravidei ficava preocupada com duas coisas: sono e cólicas. Não pensava muito no parto, amamentação, dar banho ou trocar fraldas, foquei um bom tempo em sono e cólicas.

Meu bebê vai fazer 04 meses e por enquanto está dormindo a noite toda, das oito até as seis da manhã. Acho este esquema ótimo pois conseguimos (eu e meu marido) colocar o bebê para dormir e ter um tempo para nós dois: jantar junto, assistir um filme, relaxar. Algumas pessoas acham este tempo muito longo sem mamar, mas o bebê está ganhando peso e se desenvolvendo normalmente, além disso, ele nasceu bem gordinho (mais de 4 kg) e sempre tive o ok do meu pediatra!

Então o post hoje não é sobre dieta mas tenho certeza que vai ajudar as atuais e as futuras mamães:

1- divida o dia do seu bebê em ciclos de 2 a 3 horas. cada ciclo deve começar com a mamada. Assim que o bebê mamar, coloque-o para arrotar e se necessário troque a fralda. Depois que o bebê estiver limpinho e alimentado, brinque com ele. Aqui em casa em cada ciclo faço uma atividade: tapete de atividades da fisher price, móbile (deixo num outro quarto e não no berço), passeios ao ar livre, livrinho, musiquinha etc!

2- o primeiro ciclo do dia inicia-se quando o bebê acordar e o dia estiver claro. Assim que isso acontecer, abra as janelas do quarto dele, diga bom dia e mostre que o dia clareou. Troque a fralda e capriche na mamada pois o dia começou.

3- Acostume o seu bebê a brincar sozinho. Alguns pediatras/livros aconselham a não ficar pegando o bebe no colo…mas acho que o tempo passa tão rápido, e, se você quiser, brinque com ele no colo, curta mesmo. Mas deixe ele alguns momentos mais sozinho, independente.

4- Como diz a encantadora de bebes, tudo é questão de timing, Quando o bebê estiver brincando e você perceber que ele está começando a acalmar e ficar com sono, pegue-o calmamente e leve-o para o berço.Eu costumo ir falando suavemente: vou por você no berço para uma sonequinha, daqui a pouco venho ver você. Mesmo que ele não tenha dormido ainda, coloco-o acordado no berço e deixo. Mas você precisa perceber que ele QUER dormir ou ESTÁ com sono.

5- Em alguns ciclos pode ser que o bebe simplesmente não queira dormir, então se ele chora, pego e tento fazê-lo dormir…mas se ele não quiser, paciência, só no proximo ciclo. durante o dia não fico tão rígida com sono.

6- Nas primeiras semanas dava o banho na hora do almoço, principalmente porque os dias estavam mais friozinhos. Hoje deixei o banho parao último ciclo.

7- Deixe o bebê passear ao ar livre. Em pelo menos um dos ciclos pego o bebê para caminhar comigo (uso o canguru mas você pode colocá-lo no carrinho. se o seu bebê estiver muito agitado, passeie em dois ciclos: um pela manhã e um a tarde.

8- O último ciclo para mim agora começa as 17 horas: mamada, arrota, passeia rapidamente (15 minutinhos caminhando comigo) e em seguida vamos começar a rotina do sono. Por volta das 18:15 ele vai para o banho: água bem quentinha e banheira cheia. Deixo ele brincar bem. Trocamos e quando é mais ou menos 18:45 meu marido (que já chegou do trabalho e já tomou banho) vai brincar com ele. nesse periodo eu tomo banho e preparo a ultima mamadeira e possíveis mamadeiras da madrugada. Se vc amamanta ao peito, melhor, vc tem um tempo bom para um banho demorado!!!

Então as 19:30 pontualmente ele vai mamar e dormir. Antes de me entregar o bebê, meu marido dá uma volta com ele pela casa conversando, brincando e mostrando que o dia escureceu. Não somos fãs de tv então raramente a TV está ligada.

9- Quando ele mama nesse ultimo ciclo, assim que ele arrota já apago a luz e o coloco no berço.

10- Deixe a luz apagada para o bebê dormir, coloque-o no berço e saia do quarto. Fico de olho na babá eletronica e se precisar (bebe chorar), volto, acalmo e coloco de volta no berço. Faço esse processo até ele dormir, mas como ele já está habituado não tenho precisado fazer.

11- Antes deixava uma luz acesa (banheiro)... mas percebi que o bebê acordava chorando. Até um dia esqueci de acender e deixei o quarto bem escuro. Ele dormiu completamente bem a noite toda e depois disso nunca mais deixei “luzinha” no quarto. Isso de deixar luz acesa é bobagem pois o bebê ainda não vai precisar ir ao banheiro ou tomar água como uma criança mais velha. Se precisar futuramente, quando desfraldar o bebe ou ele pedir certamente deixo uma luz acesa!

12-Se o bebê acordar a noite, não acenda completamente a luz. Alimente, troque, e volte-o para o berço. Faça o mesmo processo: se ele chorar pegue-o no colo, acalme-o e de volta para o berço; faça isso até ele dormir. se necessario deixe um pufe do lado do berço para vc sentar esperando rapidamente se ele acalma.

Recomendo a leitura dos livros: a encantadora de bebês e o nana nenê.

O nana nenê existem dois livros diferentes, com autores diferentes. Compre o do autor Gary Ezzo, ed mundo cristão. Na internet existem várias pessoas falando mal do método nana nenê pois teoricamente o livro manda deixar o bebê chorar…gente…sinceramente…acho que essas páginas não vieram no meu livro! O que o autor fala é para você deixar chorar alguns minutinhos, e se ele chorar muito, é para você pegá-lo e acalmá-lo. Não deixe o bebê sofrendo, muito menos permita que ele durma por cansaço ou estafa. O que eu faço é esperar exatamente 1 minuto se percebo que o choro é leve e não é fome (acho uma maldade deixar o bebê chorando se ele tem fome). Antes de ontem mesmo meu bebê chorou as 22:30, quando ia entrar no quarto dele, ele parou, virou para o outro lado e dormiu novamente.

Então não tenha medo, o choro é uma forma de comunicação dos bebês, não saia correndo no primeiro buá que você ouvir, faça tudo com calma e paciência. Siga seu instinto mas tenha rotina e disciplina, tudo com amor e flexibilidade. Vai dar tudo certo!!!!

Quem quiser posta aqui nos comentários que posso TENTAR ajudar!!

beijos

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Raquel 23/08/2012 at 13:24 -

    Parabéns Carol! Tenho uma filha de 2 anos e 8 meses e sempre segui uma rotina com ela também.
    Ela hoje em dia já vai para a escolinha o dia todo, mas ela dorme as 20:30 todos os dias e sozinha em seu berço. Como ela ainda usa fralda somente para dormir, ela sabe que quando eu digo para ela que tem que ir no banheiro e colocar a fralda é porque é hora de dormir. Antes disto ela costuma assistir filme na TV bem tranquila (sempre o mesmo diga-se de passagem….rsrsrs).
    Eu costumo acorda-la as 7:00 da manhã para leva-la na escola.
    Também acho ótimo que ela dorme cedo, pois assim tenho tempo para mim e o que é bom também para o casal.
    O seu site continuo muito bom!! Parabéns!!

    • Saboridades 23/08/2012 at 13:52 -

      Que ótimo Raquel!
      Amo ouvir experiência, tomara que mais mamães comentem porque acho super importante!!
      E espero que meu filho quando tiver com a idade da sua filha também continue no mesmo ritmo!
      bjosss

  2. Daniella Machado 23/08/2012 at 14:33 -

    Perfeito!!!
    Sou sua fã neste blog em relação as dicas sobre nutrição, mas este post sobre sono do bebê está maravilhoso. Eu também sempre tentei seguir a rotina da encantadora e deste livro que você colocou a foto da capa: “Soluções para noites sem choro”. Hoje minha princesa está com quase 6 anos e tudo correu muito bem (na maioria das noites, rsssss) e para completar já estou começando a ficar com saudades de bebês. Quem sabe ano que vem!!!
    Parabéns, amei de coração este post!
    Daniella

    • Saboridades 23/08/2012 at 14:56 -

      oi Dani
      Obrigada!!! Que bom que gostou!!!
      Ainda não li esse livro mas já ouvi falar muito bem dele!!!
      Beijosss

      • Saboridades 23/08/2012 at 14:56 -

        ah, quem sabe mesmo você não encomenda um baby desde já!!! Estou na torcida!

  3. Luciana 28/08/2012 at 21:52 -

    Carol o seu bebê não mama à noite? Com quantos meses ele começou a dormir a noite toda? Parabéns pela sua conquista com o seu bebê.

    • Saboridades 28/08/2012 at 22:29 -

      Oi Lu, não mama não.nunca acordei ele para mamar mas ate quase 2 meses ele acordava lá pelas 3:30/4:00hs. Hoje esticou e não acorda mais. Mas se ele acordar com fome eu dou leite sem problema, mas até agora não precisei!
      Bjos

  4. Cláudia 20/09/2012 at 15:34 -

    Oi Carol…vou dar meu pitaco aqui…tive 2 filhos,hoje adolescentes e digo que em matéria de sono não há regras infelizmente…meu primeiro filho foi um doce e dormia super bem como o seu…era tranquilo demais…mas minha segunda filha teve problemas com sono,com amamentação,com peso,com tudo…rsrsrs…até digo que se ela fosse a minha primeira gravidez não teria me animado para ter outro. Fiz com ela tudo que fiz com meu primeiro…mas nada funcionou! Por isso se alguma mamãe tentar tudo e não der certo não entre em parafuso…cada criança é de um jeito e responde diferente a todos os estímulos.Tenho uma cunhada que tem uma menina de 1 ano e meio e essa criança simplesmente NÃO DORME! Já foi a vários médicos… até neuro! Faz parte do organismo dela se recuperar com pequenas cochiladas!!!! Já pensou? Vc tem muita sorte com seu nenem como eu tive com o meu…o que percebo é que os meninos de uma maneira geral tem menos cólicas…pode ser uma bobagem ou nada a ver mas é o que constatei de verdade.Desculpe a intromissão! Bjo

    • Saboridades 20/09/2012 at 16:00 -

      oi Claudia
      Que coisa hein, ainda bem que isso foi só com sua segunda filha!
      Ainda assim vou deixar aqui a minha opinião: rotina e rigidez dos pais para cumpri-la é fundamental! Claro que tem dias que se sai daquele dia a dia (uma festa, um casamento, um evento) mas num geral, quanto mais rotina se estabelecer melhor!!!
      bjoss

  5. Carla Pancha 20/09/2012 at 17:03 -

    Não tenho bebê ainda, mas adorei suas dicas e a forma como abordou o tema. Ótimo seu texto. Beijocas!

  6. Léa Matos 24/11/2012 at 12:05 -

    Oi, Carol
    De tudo que pesquisei na internet sobre bebês, o seu foi o melhor, tenho uma bebê linda de 20 dias , sei que é muito novinha e estou exausta de tanto sono, pois ela é agitada demais, tem fome demais mas acho muito importante manter uma rotina , como foi quando seu bebê era novinho e com quanto tempo criou a rotina? me conta seu início como mãe.. e os cuidados com a sua alimentação, pois tenho pouco leite e tenho q complementar com Nan a do bebê, mas vc como nutricionista deixou de comer alguma coisa para evitar cólica no bebê? Desde já, obrigada.

    • Saboridades 24/11/2012 at 14:34 -

      oi Léa!
      esses primeiros dias são puxados mesmo, mas estabeleci a rotina sempre desde que o meu nasceu e como ele não pegou o peito, tirava com a bombinha e dava do meu leite na mamadeira e complementava com o Nan. Mas usei um Nan muito bom o Nan HA que foi ótimo para mim, converse com o seu pediatra, esse Nan evita muito as cólicas!!!! Tome bastante água, evite principalmente refrigerantes, chocolate e feijão.
      Assim que o dia clarear começa os ciclos como falei no post. O último ciclo é o que o dia estiver escurecendo. A partir daí ele dorme e você não o acorda, mas enquanto o dia estiver claro não deixe ele dormir mais do que 2 horas seguidas.
      bjos

  7. Léa Matos 25/11/2012 at 14:37 -

    Oi Carol
    Obrigada por me responder, ontem a noite tentei deixá-la dormir sozinha, ela me deu uma canseira, dormia no braço e, coloca no berço , 15 min depois acordava, isso foi até meia noite. Mas ainda tenho duvidas, me explique cada ciclo, por exemplo, de manhã, ele mama, brinca e vc põe no berço, e deixa dormir 2 horas e depois o acorda e assim sucessivamente, até o último ciclo, é isso? Minha bebê chora muito quando fica no berço sozinha ou bebê conforto, o q faço para ela acostumar? Abraços

    • Saboridades 26/11/2012 at 10:40 -

      oi Lea
      Agora meu bebe já está maior e não dorme em todos os ciclos, mas vc deve fazer mais ou menos assim:
      6,6:30 (CICLO 1): acorda, mama bem, arrota, troca a fralda, deixa ela brincar sozinha num tapetinho de atividade por uns 20 minutos (essa dela brincar sozinha sem ver você é essencial porque aí ela fica mais confiante para a hora de ir dormir sozinha). Lá pelas 7:30, 8 hs coloque ela para dormir (se precisar nine ela cantando musiquinha etc)
      9:00 ou 9:30 (CICLO 2): acorda, mama, arrota, troca a fralda- passeio de carrinho por uns 30 a 40 minutos. Ao voltar do passeio SONO.
      12:00- CICLO 3: acorda, mama, arrota, troca a fralda- brinca, banho gostoso e soninho.
      14:30/15:00- CICLO 4: acorda, mama, arrota, troca a fralda, brinca sozinha em algum ambiente como um cercadinho, sono.
      17:00 CICLO 5: acorda, mama, arrota, troca a fralda, passeio de carrinho. Sono
      19:30- CICLO 6: mama, arrota, troca a fralda- brinca, banho gostoso e pode brincar com o papai (nessa hora vc pode ir tomar um banho etc). Neste ciclo vc pode fazer com que ela fique mais acordada.
      22:00- CICLO 7: mama, arrota, troca a fralda-SONO. SEM ATIVIDADE ANTES. nessa hora faça de tudo para ela dormir, no escurinho. se precisar cante, embale etc. Não deixe ficar chorando. Se chorar, pegue, acalme, volta pro berço, se precisar faça isso 50 vezes. A PARTIR DESTE CICLO, deixe ela dormir e não acorde. Nos anteriores não deixe as sonecas ultrapassarem 2:00hs.Se ela acordar com fome, mama, arrota (se precisar troca a fralda) e volta pro berço.
      Depois que ela ficar com uns 3 ou 4 meses o ciclo 7 não existe mais e o último ciclo é o 6.
      Deu para entender? rsrsrs

  8. Léa Matos 26/11/2012 at 15:26 -

    kkkkkkkk,achei ótimo,Carol. Já estou tentando fazer assim, mas é impressionante como um serzinho tão pequeno já está mal acostumada. Ela não quer ficar sozinha de jeito nenhum, chora bastante, para dormir, pego-a no colo, embalo, qdo vejo q está quase dormindo, coloco no berço, aí ela chora ou dorme alguns minutos e fica acordando de tempos em tempos. Deixo chorar mesmo no berço ou continuo fazendo assim?

    • Saboridades 26/11/2012 at 20:38 -

      Léa, nào deixa chorar não. Chorou? Pega, embala, acalma o baby e volta ele pro berço.
      Se nada der certo aí sim vc pode fazer a técnica do “deixar chorar” mas converse com seu pediatra antes, pois tem toda uma técnica! bjosss

  9. Léa Matos 27/11/2012 at 11:24 -

    Já estou fazendo Carol, acho q vai dar certo. Muito obrigada pela ajuda.
    Seu parto foi normal ou cesárea? O q vc acha do uso da cinta? O meu foi cesariana e o médico me recomendou usar a cinta só 30 dias, me falou q era mais psicológico. Engordei 13 kilos e já se foram 8,graças a Deus. Como nutricionista vc recomenda q tipo de dieta para o pós parto? Lembrando q quase não tenho mais leite. Espero não estar aborrecendo vc com minha perguntas, acho legal compartilhar com quem mais sabe, mas se não quiser, é só falar. abraços.

    • Saboridades 27/11/2012 at 21:52 -

      Tive cesárea meu bebe estava sentado. super recomendo a cinta para todos!!! eu ainda uso de vez em quando! minha barriga ainda não voltou ao normal!
      bjosss

  10. Léa Matos 11/12/2012 at 08:22 -

    Oi, Caro
    Tudo bem? Por aqui não tem dado muito certo a rotina, minha Alicia é muito inquieta, chora demais, acorda de meia em meia hora, ou ta dormindo ou chorando, não quer ficar no carrinho nem no bebê conforto,eu e o pai estamos exaustos. O q vc me sugere,por favor? Preciso de ajuda. Hoje estou levando ela para o pediatra mas não creio q ela sente dor, nem cólica, mas de qualquer forma é melhor o médico vê-la. bjs

    • Saboridades 13/12/2012 at 12:55 -

      oi Léa só consegui responder hoje…mas acho que ela está com fome ou cólica! nenhum bebe fica assim a toa! bjs

  11. silene 18/01/2013 at 20:42 -

    tenho dois filhos umt em 2 anos e outro tem 9 meses oprimeiro so deu trabalho quando recem nascido depois passou mas o segundo meu deus do ceu ate hoje ele tem 9 meses e durante esses meses eu nao sei o que e durmir acordavarias vezes a noite mama muito nem chazinho de camomila resolve o que eu faço?

    • Saboridades 19/01/2013 at 08:57 -

      si, primeiro vc precisa ver se é fome ou não. Ele precisa acordar cedo, no máximo 7hs da manhã, mamar bem e se alimentar muito bem durante o dia. Passeie com ele, leve num parque, faça ele gastar energia e não deixe tirar mais do que uma soneca pela manhã e uma a tarde (no máximo 1:30). Coloque ele para dormir cedo (no máximo 21hs) e veja o que acontece. Quando ele acordar espere uns minutinhos e identifique se é fome ou simplesmente vontade de te ver.

  12. Claudia 08/02/2013 at 09:58 -

    olá ! Adorei seu site!!1 Qual rotina vc fez qdo sua bb tava c 5 p 6 meses e comecou a alimentação? Ela dormia as vezes sonecas curtas – de 40 mins? bjs e obrigada

    • Saboridades 11/02/2013 at 08:39 -

      oi Claudia seguia essa rotina mesmo, mas fui colocando as papas no horário das mamadas! :)

  13. Cássio 06/03/2013 at 18:06 -

    Tem uma música muito boa no youtube para o bebê dormir:

  14. Juliana 26/08/2013 at 22:51 -

    eu sei q já se passaram um tempinho, mas meu bb ainda não fez um mês e não consegui ainda por uma rotina, por achar ele novinho, e tbm li q a digestão do leite materno é mais rápido então fico com dó de deixar ele dormir a noite toda, mas essa semana ele completa um mês, já esta na hora de colocar essa rotina que eu amei por sinal no meu bb ou devo esperar mais um pouco???

    • Saboridades 27/08/2013 at 08:22 -

      Oi Ju, depende! Se ele esta bem, ganhando peso etc, provavelmente nao recusa acorda-lo para mamar nao! Veja com seu pediatra e se ele der o ok, vale a pena já estabelecer uma rotina! Bjs