Gente bom dia!

Este post era para ter vindo ao ar faz muito tempo mas só agora que vi ele aqui parado! Hoje quero tirar uns 5 minutinhos do seu tempo para você prestar atenção no que vou dizer: vá a um nutricionista. Não pense, não hesite, não diga que não tem tempo ou dinheiro, vá a um nutricionista.

Tenho recebido muitos emails de gente querendo fazer a dieta X ou a dieta Y e querendo saber a minha opinião. Então aqui vai: vá a um nutricionista. Sempre comento e respondo aos comentários aqui no blog falando sobre a importância do acompanhamento nutricional e médico antes e durante uma dieta. Isto é FUNDAMENTAL para quem quer emagrecer, engordar, cuidar da saúde, malhar e melhorar a barriguinha…enfim, para qualquer pessoa é super importante esse acompanhamento. Muitas pessoas nem imaginam mas podem ter diversos probleminhas de saúde que com a dieta errada vão desencadear-se em problemões.

Quer um exemplo? Você tem crises hipoglicêmicas e não sabe…sente-se um pouquinho tonta…acha sempre que é a pressão caindo ou porque está muito calor..enfim. Aí você começa a fazer uma dieta e daqui um tempo percebe que está se sentindo “mais” mal. Vai ao médico…e com um simples exame de glicemia de jejum descobre uma leve alteração de açúcar no sangue…aí o doutor investiga mais a fundo e solicita uma curva glicêmica e pronto: você é diabético.

Ou então você sente dores nas juntas…passa a fazer uma dieta com pouco carboidrato e as dores aumentam…vai ver e está com ácido úrico elevadíssimo (super perigoso).  Resolve fazer uma dieta mega restrita para emagrecer rápido sem malhar…aí passa mal…vai fazer uns exames e descobre gordura no fígado e colesterol nas alturas.

Por estes e muitos outros motivos é que quero falar um pouquinho da minha profissão para vocês!

O nutricionista estuda 4 anos (eu fiz período integral) e em muitas faculdade 5, só vendo corpo humano e alimentos, alimentos e corpo humano. Gente, nós respiramos por todas as disciplinas um pouco de alimentação. Tudo isso para depois de formadas irmos fazer pós graduação, mestrado, doutorado (mais 2/3/4 anos…). E assim podermos conhecer bem como o consumo alimentar interfere na saúde e vida das pessoas.

Vejo muita gente reclamando que não tem dinheiro para ir ao nutricionista….mas: fazer unhas, ir ao cinema, comer fora sempre, comprar roupas novas todo mundo tem!!

O nutricionista é o melhor profissional para investigar bem como está a sua alimentação e dia a dia e adaptar um cardápio que se adeque direitinho as suas necessidades. Eu trabalho em parceria com um médico endocrinologista e sempre fazemos assim: o paciente vai no médico, ele faz toda a avaliação médica, descobre direitinho como está a saúde e depois vem em mim para vermos como está a alimentação e corrigirmos o máximo possível a saúde e corpo pela dieta.

Já imaginou você uma hora desabafando sobre sua vida e alimentação? Não tem nada melhor!! E só nós nutricionistas é que podemos elaborar um plano alimentar exatamente como as suas necessidades. Gosta de doce? Colocamos doce. Quer comer arroz e feijão? Terá arroz e feijão. Quer sair no final de semana e jantar com seu amor? Ótimo, vamos elaborar algo para você.

Citando o blog produtividades neste post AQUIEm um país que, na prática, seus cidadãos pagam R$ 120,00 num abadá, numa simples camisa de marca e em uma hidratação profunda das raízes e reclamam de pagar o mesmo numa consulta médica / odontológica…

O que você precisa é um profissional que te acompanhe direitinho!! Isto é muito importante!!

A consulta com nutricionista (pelo menos a minha) funciona assim:

Primeiro vamos descobrir um pouquinho quem você é, o que vc faz e como é o seu dia a dia. Vamos ver como você está, se tem exames e o que você gostaria com relação à sua saúde e seu corpo. Depois vamos investigar um pouquinho como está a sua dieta e vamos fazer muuuitas perguntas (muitas mesmo, você nem imagina!!!). Com estes dados em mãos vamos partir para um diagnóstico físico ou antropométrico: peso, altura, medidas, %gordura…enfim aquilo que achamos mais importante para cada paciente.

Tendo dados da dieta e sua avaliação física vamos traçar um objetivo: qual peso você quer ter (x qual peso é o seu ideal), você malha e quer ganhar músculos, você tem celulite, muita flacidez, o cabelo não cresce…enfim…N objetivos.

E só então vamos montar uma dieta para você. Este cardápio tem que ter duas coisas: ser fácil e gostoso de ser seguido e ter os alimentos que você precisa para seu objetivo. Aliado à dieta podemos prescrever suplementos e fitoterápicos que podem dar um gás a mais no processo todo!!

Viram? Não é um monstrinho de 7 cabeças não!!

Dê um jeitinho e procure um profissional nutricionista na sua cidade!!!! Mas encontre um que você goste e se adapte (igual médico: alguns amam e outros odeiam, já aconteceu isso com vocês?).

Enfim…acho super importante isso porque saúde é um dos nossos bens mais preciosos!!! Cuide-se hoje mesmo!!!

Beijos

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:

12 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Jenifer 21/08/2012 at 11:00 -

    Nossa, eu queria ter uma nutri aqui na minha cidade como vc!! aqui elas só medem, pesam, perguntam mais ou menos o que vc come e mandam vir na outra semana buscar a dieta, não percebo muito comprometimento, com seu post até me deu vontade de procurar uma nutri de novo, mas quando me lembro que ja procurei várias e nenhuma deu certo, eu não gostei da profissional mesmo, ja me desanimo.
    bom, era isso.

    beijinhos

    • Saboridades 21/08/2012 at 11:05 -

      oi Jennifer é uma pena!
      Mas o segredo é vc cobrar do profissional tb!!!
      bjossss

  2. Talita 21/08/2012 at 11:08 -

    Bom dia Carol!
    Sou nutricionista aqui em São Paulo e sempre passo por aqui, gostaria de te parabenizar pelo Post!
    Adorei e concordo plenamente com vc!!!

    Bjos

    • Saboridades 21/08/2012 at 11:28 -

      Talita!!
      Que bom ver uma nutri por aqui!!!
      Quem sabe um dia nos conhecemos!!
      Beijosss

  3. Milena 21/08/2012 at 11:22 -

    Excelente post! Faço acompanhamento com uma nutricionista há mais de 1 ano e posso dizer que ela conseguiu mudar a minha vida. Eu emagreci mais de 30 kgs, ganhei muita qualidade de vida, passei a me conhecer mais… Mas infelizmente, muita gente ainda tem o conceito errado de que nutricionista só serve pra contar caloria. Vou guardar esse post pra mostrar pra essas pessoas que ainda não acreditam na importância de se consultar com um nutricionista! Parabéns pelo blog, acompanho há algum tempo e adoro suas dicas!

    • Saboridades 21/08/2012 at 11:26 -

      Milena fiquei muito feliz com seu comentário mesmo!! :)
      Beijosss

  4. Tamires 21/08/2012 at 12:53 -

    Olá! Tudo bem???
    Aproveito o post para uma pergunta: Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

    • Saboridades 21/08/2012 at 13:42 -

      Oi Tamires, bom dia!
      O nutricionista é formado em nutrição e o nutrólogo é médico que se especializou em nutrologia. O nutri faz um trabalho voltado para a alimentação do paciente, com receitas, cardápios, dia a dia etc! O nutrólogo volta mais para a saúde, normalmente com prescrição de medicamentos.
      Por lei, somente o nutricionista pode prescrever dietas!! E por isso precisa ficar bem atenta, um médico até tudo bem, mas tem muito profissional terapeuta holístico, biomédico, farmacêutico querendo prescrever dietas. Não desmereço nenhuma profissão, mas cada um na sua área!!
      beijossss

      • Tamires 23/08/2012 at 13:37 -

        A minha pergunta é porque dada a dificuldade de conseguir uma consulta com nutricionista, minha médica encaminhou para um nutrólogo. Pois um nutricionista levaria uns 4 meses para conseguir consulta e o nutrólogo “só” dois. rsrsrsr

        • Saboridades 23/08/2012 at 13:51 -

          Nossa Ta! Que estranho!!!! Nunca ouvi falar isso!! Vai ficar que a nutri que vc ia era muuuito famosa rsrsrs

  5. valeria vaz de oliveira 17/10/2012 at 22:59 -

    me consultaria com vc agora,,,parabens,,,,realmente vc ama sua profissao…..eu sempre quis passar com uma nutricionista …..mas nao generalizando…ta desanimador os medicos de hoje em dia…..experiencia propria ja sai de cada consultorio sem acreditar no qe ouvi…..vc deveria atender on line rsrsrsrsrsr…….seria perfeito….vc e muito atenciosa e explica de uma maneira qe da pra entender muito bem…..parabens tai uma profissional completa….

    • Saboridades 17/10/2012 at 23:08 -

      Oi adoraria atender online, mas além de ser proibido, não tem como porque temos que ver o paciente. Bjos e obrigada, amei seu comentário!