Se você sempre quer começar uma dieta mas não consegue nem pensar em comer saladas, frutas ou tomar um leitinho desnatado, este post é para você!

As agendas lotadas e o mundo de compromissos a resolver, trânsito e a vida cada vez mais sem tempo fizeram com que a maioria das pessoas fosse mudando a alimentação, incluindo alimentos prontos (industrializados), lanches em fast-foods e tudo aquilo que fosse poupar tempo na hora de comer. Isso faz com que além de você começar a se encher de substâncias tóxicas e artificiais, passasse a não saborear o alimento como ele deve ser. E assim você come um doce ou biscoito agora e daqui a pouco quer mais e mais! Já passaram por isso?

Comer de maneira saudável não deve ser apenas privar-se de guloseimas – basta não comer todos os dias, e quando come, realmente apreciá-las. E além disso você deve começar a ter prazer em comer alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes e produtos integrais.

Então vou dar 3 dicas para você passar a curtir estes alimentos

 

1) Deixe as frutas picadas e prontas dentro de potes na geladeira. Vá a uma boa quitanda e compre apenas as frutas que você gosta. Ok, não gosta de quase nenhuma? Compre 1 tipo de fruta que você topa passar a experimentar! Faça uma calda de chocolate amargo e molhe levemente as frutinhas picadas nessa calda.  (apenas derreta o chocolate amargo e mergulhe cada frutinha nele e leve a geladeira para endurecer, vai parecer um bombom).

 

2) Passe a trocar os alimentos brancos pelas versões integrais: não desista! Comece a comprar pães, arroz e massas todos na versão integral. Pela variedade de pães, vá testando até encontrar um que goste! O arroz é questão de saber temperá-lo. Ainda assim não quer o integral? Faça um risoto com legumes mas não desista!

 

 

3) Experimente novos tipos de saladas. Esta semana ainda no blog vou deixar receitas para diferentes tipos de saladas!!! Varie os tipos de folhas, legumes e molhos! Monte o prato de uma maneira diferente! Capriche nas cores!

Seu corpo vai agradecer.

Se você sofre de compulsão alimentar ou não resiste às tentações, o caminho mais rápido para não consumir excesso de alimentos industrializados é ter as opções sempre a mão. Então tenha as frutinhas já picadas, compre os integrais (amo os cookies integrais) e evite deixar essas guloseimas sempre a vista.

Seu amor ao chocolate
Satisfaça o seu lado chocólatra: Comer uma porçãozinha de chocolate amargo todos os dias – de alta qualidade (mais de 60% cacau) é bom para você. O chocolate escuro contém substâncias químicas naturais que servem como potencializadores do humor e elevam os níveis de serotonina, que aumentam a nossa sensação de bem-estar. Os benefícios de saúde vão além: o chocolate amargo ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL  e ainda é um super antioxidante, ajudando a manter os vasos sanguíneos saudáveis.

Passe a olhar a dieta como uma maneira de cuidar da sua saúde e do seu corpo e não como uma obrigação. Você vai perceber que desta forma, alimentar-se de maneira saudável vai aos poucos, se tornando um prazer.

Comer é bom!

Que sua semana seja saborosa!

Até a próxima

Carol Di Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Ana Oliveira 06/08/2012 at 10:56 -

    Oi Carol,
    Tenho algumas duvidas, estou na dieta dukan e vou fazer a fase 1 nos proximos 10 dias para ver se dou um up no emagrecimento, visto que agora o processo esta bem lento.
    Suco clight é permitido ??
    Iogurte Densa ( Danone ) é permitido ??
    Depois desses dias, caso tenha vontade de comer doce também posso comer o chocolate 1/2 amargo ?

    • Saboridades 06/08/2012 at 12:30 -

      Ana por favor faça os comentários sobre a dieta dukan nos posts correspondentes, essas perguntas já foram esclarecidas por lá tb ok!
      Suco clight pode mas o iogurte e chocolate não
      bjs

  2. Patricia 06/08/2012 at 12:26 -

    Oi Carol, muito boa as dicas, obrigada. Voce ja postou algumas infos sobre como se alimentar e quantidades no periodo de amamentação? Minha duvida é a seguinte. Eu optei por continuar amamentando depois do primeiro ano de idade do meu filho. E estou ganhando peso, pois continuo sentindo fome e acho que agora, (amamentando só 3x por dia) não sei qtas calorias devo comer para produzir leite saudavel. Não sei se convem fazer dieta?! Bem, qualquer conselho, é bem-vindo! ;-) Abraços

    • Saboridades 06/08/2012 at 12:36 -

      oi Patrícia bom dia!
      Como você não está mais amamentando exclusivamente e o consumo de outros alimentos é bem maior após 1 ano (aliás, ele já está se alimentando como vocês né? arroz, feijão, carninha, legumes…).
      Convém você fazer uma dieta sim, mas apenas com alimentos naturais, não consumindo adoçante, e caprichando em frutas, verduras e legumes.
      O valor calórico gasto em amamentação 3 vezes ao dia vai ser pequeno, então você pode sim controlar as porções, o açúcar, tomar bastante líquidos.
      bjs

  3. Carla 06/08/2012 at 19:01 -

    Oi Carol, como sempre com suas dicas maravilhosas…Comecei esse mês a fazer dieta. Estou com 82kg para 1,65m. Já sai do sobrepeso para obesidade. Estou desesperada pq ando mto anciosa e por esse motivo estava comendo (beliscando) bastante, mas meu maior problema (além de não gostar mto de folhas e legumes), é o doce. Alguma diquinha para eliminá-los da minha vida?!!?!? Amo o blog. Bjs…Carla – RJ

    • Saboridades 07/08/2012 at 21:54 -

      Não elimine os docinhos por enquanto, vá trocando por opções mais saudáveis como picolés de frutas, frutinhas grelhadas etc! bjos