Oi gente.

Ontem falei sobre o ácido úrico elevado e hoje vou falar sobre uma das condições mais comuns: o tal do colesterol! Mas como já se tem muita informação sobre colesterol na rede, vou sintetizar ao máximo possível e dar 5  dicas minhas para ajudar a combatê-lo ok!

1- Malhar!! 3 a 4 vezes por semana, a atividade física é um dos primeiros pontos. O colesterol alto reage super bem quando o paciente malha e faz uma dieta adequada. Muitas vezes apenas fazer um controle alimentar não resolve o problema.

2- Azeite de oliva extra virgem – fundamental acrescentar azeite na salada, diariamente! A gordura do azeite ajuda a elevar o colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL).

3- Frutas e verduras cruas – 3 a 4 ao dia, contém antioxidantes e fibras essenciais para carrear o colesterol para fora do organismo.

4- Incluir aveia no seu cardápio- 2 colheres de sopa ao dia, pelo menos. Vale 1 no café da manhã- misture no suco, leite ou iogurte e 1 colher de sopa de aveia no período da tarde.

5- Farinha de linhaça dourada- 1 colher de sopa ao dia

6- Chá verde- 2 xícaras ao dia (se o paciente não tiver hipertensão)

Bom é isso!!! Bora malhar e começar a mudar a alimentação. Não se esqueça de consultar sempre seu médico. Muitas vezes o colesterol alto é devido a fatores intrínsecos o que dificulta muito o seu controle, então cuide-se e faça sempre seu check up!!

Dicas fáceis de incorporar hein!!

Beijos e até a próxima

Carol Di Guimarães

nutricionista

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Carla 31/07/2012 at 17:37 -

    Arrazando como sempre!!!! Bjs no bb…

  2. Adriana 31/07/2012 at 22:35 -

    Carol, meu filho tem 10 anos e o colesterol alto (hereditário). Toma medicação para controle, mas na hora the dieta fica complicado… Ele come frutas, faz atividade física, coloco aveia no leite dele, mas detesta azeite, chá e farinha. Você poderia dar idéias para a alimentação de crianças com o colesterol alto ou mesmo receitinhas? É que só falam de crianças obesas com colesterol alto e esquecem que existem crianças com o mesmo problema que são magras e difíceis de comer. Tô falando muito né? rss É que eu fico meio desanimada quando pesquiso sobre esse assunto e só falam de crianças que vivem de fast food e se esquecem das crianças que tem hábitos saudáveis, mas sofrem do mesmo problema. Beijo!

    • Saboridades 01/08/2012 at 10:52 -

      oi Adriana!!
      Realmente este ponto que vc falou é super importante!!! Muitas crianças hoje são super magrinhas e tem colesterol alto!! As mamães precisam ficar de olho!!!! Eu tenho muitas receitas aqui é que com o bebê é difícil parar para fazer e fotografar etc!! Mas vou tentar por sim! A idéia é uma receita por semana!! bjosss

  3. Luciana 03/08/2012 at 09:55 -

    Oi Carol, andei lendo sobre o óleo de abacate, que ele seria ainda mais efetivo no combate ao LDL do que o azeite. É verdade? Bjs, Luciana

    • Saboridades 03/08/2012 at 10:30 -

      oi Lu
      Sim o óleo de abacate é muito bom! Tenho um post sobre isso falando do abacate aqui no blog dá uma pesquisadinha no campo de busca!
      O azeite extra virgem tb é muito bom!
      bjos