oi gente!

bom dia! começamos esta semana um especialzinho cada dia vou falar sobre algumas questões de saúde e o que a dieta pode ajudar!…então hoje começo a falar sobre o ácido úrico elevado, uma condição muito comum, mais do que imaginamos!

O ácido úrico é derivado do metabolismo das purinas no organismo. Então sempre que comemos alimentos ricos em purina, elas vão ser quebradas em ácido úrico. O excesso de ácido úrico no organismo pode causar a gota e muitos outros males como pedra nos rins, hipertensão, artrite, doenças cardíacas e, claro, renais! Isto porque o ácido úrico é excretado pelos rins. Como começa a se depositar nas articulações, a hiperucemia ou a elevação do nível de ácido úrico sanguíneo pode causar muitas dores! Quem tem muitas dores nas juntas precisa buscar acompanhamento médico o mais rapidamente possível.

Considero o ácido úrico uma das condições mais difíceis de ser tratada com a dieta, porque muitos alimentos contém purinas e o organismo não reage tão rapidamente ao tratamento. É fundamental acompanhamento médico!!

TRATAMENTO

* Beber de 8 a 10 copos de água por dia

* Fazer atividade física

* Dieta deve ser bem saudável: rica em frutas, verduras e legumes, poucas carnes e moderada em carboidratos!!

Exemplo de cardápio 

Café da manhã

Leite desnatado, pouco café, açúcar ou adoçante

Pão francês ou de forma, com queijo branco

fruta

Lanche da manhã

Fruta

Almoço

Muita salada, pouca carne, carboidratos como batata ou arroz

Lanche da tarde

Leite batido com frutas ou iogurte

Torrada com geléia de frutas

Jantar

Sopa de legumes ou idem ao almoço

Não se esqueça de consultar um médico pois o tratamento com medicamentos é fundamental!! Um nutricionista poderá prescrever o tratamento dietético específico!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. 30/07/2012 at 20:16 -

    Olá, Carol

    Minha mãe tinha artrite reumatóide e diabetes, além de hipertensa. Faleceu em consequência das complicações de tantas enfermidades. Tenho 43 anos, 1,63m e peso 76,6kg. Estou fazendo dieta para perder peso e evitar, se possível, esses males. Já sofro de rinite alérgica e sensibilidade pluviométrica. Esta última me causa dores nas pernas (tíbia e tornozelos) sempre que há mudança brusca de temperatura. Não lembro de ter feito algum exame que medisse a taxa de ácido úrico. Você aconselha que eu faça?

    Um grande abraço,

    • Saboridades 30/07/2012 at 20:32 -

      Sim! é super importante e muito fácil.
      Quando for fazer seu próximo check up peça para o médico incluir a dosagem de ácido úrico. É no sangue mesmo
      Ele tb pode pedir creatinina e albumina.
      bjs

  2. taís 01/08/2012 at 16:11 -

    Carol, achei muito bom o post sobre ácido úrico. Meu esposo tem ácido úrico elevado, inclusive desenvolveu a gota e é um sofrimento só quando ataca. Mesmo com dieta e remédios, atacava pelo menos 1 vez no mês, alguém falou para ele tomar o suco de 1 limão em jejum, mas ele não conseguiu e passou a espremer o limão no prato, no almoço. Após fazer isso há 2 anos, ele só teve 3 crises leves durante esse tempo. Abç!

    • Saboridades 01/08/2012 at 20:54 -

      Que ótimo Taís!
      Diminuir o ácido úrico é super difícil!!!
      bjoss