Ai se eu ganhasse um dinheirinho toda vez que eu ouvisse isso….estava rica!!! É minha gente…meu marido fala que isso é desculpa de gordo: “estou inchada!”….” eu não como e engordo”…”tomei remédio por isso que eu engordei”…e quando me falam que tomaram muita vitamina quando era criança e por isso engordou???

Gente…vamos acordar…ninguém engorda assim hein!! Infelizmente alguns remédios tem sim um efeitinho chato sobre o peso, então resolvi falar um pouquinho sobre eles. Agora você não tem mais desculpa para sair falando que engordou e não sabe como!

1) ANTI-INFLAMATÓRIOS

Podem aumentar o apetite. Além disso, se você toma uma aspirina quando tem qualquer dorzinha, pode desenvolver gastrite, e os primeiros sintomas da gastrite podem ser uma fome de leão! Aí já viu hein! Você come mais e acaba até piorando a inflamação.

2) DIURÉTICOS

Comuns para tratar hipertensão, inchaços e doenças cardíacas em geral, os diuréticos podem aumentar a sede. Aí você pode desenvolver a síndrome da sede ou seja, comer ao invés de tomar água. Já falei sobre isso neste post aqui!

3) ANSIOLÍTICOS

Os “remedinhos para dormir” podem confundir seu cérebro…em busca de sensação de prazer e conforto eles podem estimular o apetite por alimentos que aumentam a serotonina como doces, massas, pães…

4) ANTIDEPRESSIVOS

Pode ocorrer o efeito revés e você precisa ter bastante cuidado. Muitos resolvem tomar esses medicamentos por conta própria pensando que vão se sentir melhor e tirar a fome e o que pode ocorrer é exatamente o oposto. Principalmente se você tomar no horário errado ou por um tempo errado terá mais fome e pode engordar!

5) CORTICÓIDES

Dentre os antiinflamaórios, essa para mim é a classe de medicamentos que realmente engorda sem você abusar da comida. Além é claro de poder aumentar o apetite, o tratamento com corticóide pode aumentar a resistência a insulina, causando aumento da taxa de açúcar em jejum, ou seja você fica com um monte de açúcar circulando no organismo, o que vai mexer com a sua absorção de gordura também.

Pode ocorrer também uma perda de gordura distribuída no organismo e aumento da gordura abdominal (olha a barriguinha aí!). Você também perde massa magra e isso pode abrir caminho para a gordura se instalar aonde antes era pura músculo!

Portanto minha gente, tomem cuidado com o uso de medicamentos hein!!

Somente com acompanhamento médico.

Boa semana e bora malhar e comer direitinho para ter saúde e afastar a farmácia da sua vida!

bjos

Carol Di Guimarães

nutricionista

www.saboridades.com

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

20 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Helen 18/06/2012 at 09:39 -

    Oi Carol, bom dia

    Este post veio muito a calhar pra mim, desde que frequento o blog queria fazer uma pergunta relacionada a isso. Posso dizer com convicção que engordei sim devido a remédios.

    Tive 2 derrames cerebrais em janeiro do ano passado e desde então passei a tomar remédios, dentre eles, corticóides e anticoagulantes.
    Nunca fui gorda, nunca tive problemas com meu peso, sempre tive 60kg redondinhos distribuídos nos meus 1,65 de altura, além disso, sempre pratiquei atividades físicas (fazia kung fu e boxe chinês há quase 8 anos) e sem contar num outro detalhe importante: sou natureba, minha alimentação sempre fora peixe, frutas, verduras e legumes, e, muito raramente, frango. Em relação ao meu corpo e objetivos sempre fui muito disciplinada e determinada.

    Desde que eu passei por este episódio de AVC minha vida mudou MUITO. Primeiro porque tive várias sequelas e levei meses pra me recuperar de todas elas (fiquei com a cara toda torta, cega e aleijada).

    Depois de me recuperar disso começou a cair meu cabelo, acho que até te contei isso no post de vitaminas pra cabelos, caiu MUITO, acho que uns 70%. Com o tempo e com o tratamento adequado eu contive a queda, mas o aumento de peso…ah este não. Fui de 60kg para 75 em +ou- 6 meses.

    Meu médico até hoje não me liberou para voltar para o kung fu, ele tem medo que eu sofra alguma lesão interna e tenha sangramentos por causa do remédio. No entanto, semana passada ele finalmente tirou o corticóide, depois de muito eu chorar por causa da minha aparência.

    As pessoas conhecidas se chocam quando me veem, e eu, quase não me olho no espelho pois não me reconheço neste corpo…e tudo isso é muito triste, muda muito nossa vida.

    Eu não uso desculpa pra justificar meu excesso de peso, eu tenho justificativa pra isso, meu médico me disse que eu só iria emagrecer depois que parasse com o corticóide, eu parei com ele há poucos dias e espero recuperar minha antiga forma, espero também que ele me libere pra fazer atividades físicas anaeróbicas pois sinto muita falta disso.

    Com a dieta dukan perdi 6 kilos e me sinto bem menos inchada, meu médico disse que a dieta ajuda porque com ela se perde gordura e água e super me aconselha a prosseguir. Tenho fé que agora que o corticóide saiu da minha vida, recuperarei meu peso normal.

    Conheci algumas pessoas que engordaram muito mais com o corticóide, tenho uma amiga que descobriu que tinha lupus há uns 2 anos atrás, ela toma corticoides e engordou mais de 30kg, o cabelo cai muito, ela está deprimida e triste e não há muito o que fazer, pois o remédio é a garantia de vida dela. Ela diz que reclamo de barriga cheia por ter engordado “só” 15 quilos.
    Então, às vezes quando dizemos que estamos gordos por causa de remédios, não estamos dando desculpas de “gordo”.

    Bom, finalizando, quero dizer que entendi o seu post perfeitamente e que o meu comentário é uma comprovação disso que você escreveu sobre os efeitos dos corticóides.
    Um beijo e ótima semana =)

    • Saboridades 18/06/2012 at 12:16 -

      Amei seu comentário e realmente corticóide é a pior clase de medicamento para engordar!!!

      • Helen 19/06/2012 at 13:27 -

        Carol, você acha que temu ma média de tempo até esse remédio sair do meu corpo e eu emagrecer? Tenho muito receio de nunca recuperar minha antiga forma. O que eu mais odeio em mim hoje é a horrível papada que se formou no meu queixo/pescoço, apesar de ter emagrecido 6kg, a infeliz ainda continau igualzinha =/

  2. Fernanda 18/06/2012 at 11:16 -

    Oi, Carol!
    Passei a acompanhar seu blog a partir da semana passada e estou gostando bastante das informações que você coloca aqui. Obrigada por compartilhar conosco dos seus conhecimentos.
    Vivo na luta pela boa forma e gosto muito dos assuntos relativos a nutrição, alimentação saudável e afins.
    Eu tenho pavor dos efeitos colaterais dos remédios! Rsrs… Principalmente na balança! Ainda mais que tenho problemas com retenção hídrica e qualquer coisinha já fico inchada.
    Por experiência própria, sei que antibióticos costumam ter alguns efeitos ruins na saúde da pele e das unhas. Certa vez, por conta desse tipo de medicação, fiquei com o rosto todo empolado (e não era alergia, pois veio como efeito rebote um tempo depois que parei com o remédio) e outra vez fiquei com minhas unhas descamando.
    Agora terei que tomar um anti-inflamatório e fiquei um pouco receosa com o que você escreveu sobre a possibilidade de aumentar o apetite. :( Existe alguma explicação científica para isso? Tem alguma medida para evitar esse aumento?

    • Saboridades 18/06/2012 at 12:18 -

      oi Fernanda a explicação é porque os antiinflamatórios aumentam o metabolismo tb então é como se você tivesse sempre comido pouco sabe! a fome vem por aí! bjoss

  3. Ana 18/06/2012 at 16:53 -

    Concordo plenamente contigo, mas gostaria de saber porque todo médico insiste em afirmar que corticoide não engorda! Eu tomo corticoide 2 vezes por dia para tratamento de asma crônica, há cerca de 8 anos. Antes disso eu nunca tinha tido problema de sobrepeso, comia bastante e conseguia emagrecer facilmente, mas no primeiro ano que comecei a tomar esse remédio engordei cerca de 10kg e no passar dos demais anos engordei mais uns 5kg. Minha alimentação tem que ser sempre regrada e com pouca comida, se chuto o balde um pouco e começo a comer como gente normal engordo num instante! Cada dia acho mais difícil emagrecer, até pq já como pouco para manter o peso.

    Uma coisa que tenho notado é que ando me sentindo muito cansada, sem disposição para nada, será que isso também é efeito do corticoide?

    • Saboridades 18/06/2012 at 17:21 -

      oi Ana, realmente os médicos falam isso mas há até estudo científico comprovando as alterações do corticóide sobre o metabolismo!
      Acho que esta indisposição não tem relação direta ao corticóide mas pode ser com a asma ou alguma outra alteração que você tenha e não descobriu como anemias, hipotireoidismo etc! Sem falar na importância da dieta etc!!
      bjos

  4. Fernanda Biscaro 19/06/2012 at 13:05 -

    Tô amando seu blog! Parabéns!!

  5. Carine 10/10/2012 at 21:44 -

    Oi Carol,estou te escrevendo a pedido do meu filho de 12 anos que foi quem achou seu blog,ele estava pesquisando sobre corticoides pois ele esta tomando a alguns meses e engordou e criou barriga.Ele se alimenta razoavelmente bem so nao gosta de legumes mas saladas ele come e nao gosta de doces,por isso ele acha que engordou por causa do remedio,ele quer saber se pode fazer essa dieta dukan apesar da idade dele,te confesso que acho ele muito novo pra isso mas como ele se exercita bastante e ainda assim nao consegue perder os 2kg que ganhou eu queria pedir sua opiniao,ele vai ler sua resposta aqui no blog me ajude por favor.Att Carine e David.

    • Saboridades 11/10/2012 at 16:15 -

      oi Carine
      Na verdade seu filho está passando por uma fase super importante, em que em breve ocorrerá o estirão (crescimento rápido). Então ele precisa fazer uma dieta bem balanceada com todos os grupos de alimentos. A melhor coisa a fazer é procurar uma nutricionista. Muitas vezes se o peso a mais não for muito alto só de mantê-lo e acompanhar o crescimento já estará bom!!
      bjs

  6. mariangela 24/10/2012 at 16:05 -

    tenho artrite reumatoide engordei 40 quilos em dois anos e meio tomando dexametazona nao estou conseguindo medico pelo sus o que posso fazer para nao reter tanto liquido

  7. Izabela 25/10/2012 at 21:28 -

    Gente, corticóide é a pior desgraça que possa existir. É paliativo demais – te ajuda em uma coisa, te prejudica em cinco… Eu sempre fui magra, nunca tive problemas com balança, mas uma doença autoimune (PTI) me obrigou a toma-los por um ano. Meu corpo ficou deformado: perdi massa magra, minhas articulações travaram, estrias grossas e vermelhas, câibras e uma barriga horrível… Sim, gente… Isso existe, e é muit o triste… Descobri ser uma alergia a adoçantes – se soubesse disso, ainda pesaria meus 60kg, mas resolvi tira-los por conta. Hoje estou curada, e o caminho de volta a ser eu mesma é difícil, mas sei que estou conseguindo. Por isso, meu conselho: procurem a solução antes de apelar para os corticóides. Isso é VENENO, para o corpo e para a alma. Um abraço a todos.

    • Saboridades 25/10/2012 at 21:37 -

      Isabela, na verdade o correto é procurar o médico antes e sempre seguir as orientações dele!! Tudo vai dar certo! bjosss

  8. Izabela 26/10/2012 at 10:42 -

    Sim, fiz tratamento com o hematologista ao longo de todo este ano difícil. Não recomendo fazer tratamento/parar o tratamento por conta, mas meu hematologista me incentivava a pesquisar e buscar, paralelamente ao tratamento, novas soluções. Sempre dialogamos muito e ele sempre esteve ao meu lado e por isso, consegui entender melhor a doença e descobrir por método de eliminação qual a substância que desencadeava a reação autoimune. O ‘desmame’ dos corticóides foi seguro – neste caso, eu opinei por sua retirada na ultima crise, pois já não resolvia – tive melhoras visíveis e ele me deu alta. Ou seja, se eu tivesse me acomodado somente no diagnóstico e não pesquisasse, não teria descoberto o que me fazia mal e estaria ingerindo essa substância juntamente com os cortícóides, intoxicando meu corpo ainda mais… Meu conselho às pessoas foi este: façam acompanhamento médico sim, mas busquem a alternativas que lhe ajudem a evitar os corticóides ao máximo. Obrigada por publicar meu comentário! Gostei muito do blog e ficarei sempre por perto. Abraços.

    • Saboridades 26/10/2012 at 11:44 -

      ótimo depoimento Iza! E que médico! Muito bom! bjos

  9. Valquíria 03/11/2012 at 22:07 -

    Carol sempre ganhei peso fácilmente, poré, nunca passa dos 68kg (tenho 1,63), há um ano e quatro meses faço uso da paroxetina 49mg pela manhã e nesse mesmo período ganhei mais 15. Hoje estou com 83kg, estou fazendo AF regularmente e não consigo emagrecer. Atribuo esse ganho de peso ao medicamento. Posso estar enganada?

    • Saboridades 04/11/2012 at 06:14 -

      Val, precisa parear: atividade física x alimentação x saúde! Consulte uma nutricionista para ver como está sua dieta atualmente!

  10. Hiago 20/12/2012 at 18:39 -

    Estou tomando corticóides predinisona 3 comprimidos diarios(cada um com 20mg, total 60mg) por conta de uma doença chamada Purpura Trombocitopênica, irei tomar esses comprimidos até 22/01/2013, e depois disso acho que a médica irá diminuir a quatidade. Estou fazendo uma dieta passada pela nutricionista onde consite em usar o minimo de sal possivel nos alimentos, não consumir açucar, gorduras e frituras. Nas refeições principais( almoço e jantar) como salada, carnes grelhadas e 2 colheres de sopa de arroz e 1 de feijão( bem pouco). Pela manhã como torradas integrais e 1 copo de leite desnatado 200ml com 1 fruta. Também como 1 fruta entre as refeições, ou seja, estou comendo 6 vezes por dia em quantidades reduzidas, mas eu tenho medo de sentir fraqueza(já estou um pouco) pois não posso consumir açucar, gostaria de saber se essa dieta que estou fazendo irá me deixar fraco mesmo, e tbm queria saber se posso realizar atividades fisicas como por exemplo: caminhar ou correr, pois vi na internet que o corticóide diminui a massa muscular. Ou seja, preciso de dicas para amenizar ou liquidar os efeitos do corticóide, o que comer, o que fazer, o que não fazer?. Já estou fazendo o tratamento a 6 dias com 3 comprimidos ao dia.

    • Saboridades 26/12/2012 at 12:19 -

      oi Hiago
      Siga conforme a sua nutricionista indicou, por te conhecer “ao vivo” e ter consultado vc, é a melhor coisa a fazer!
      Converse que está preocupado de se sentir fraco! ok!

  11. Clo 23/01/2013 at 13:23 -

    Um médico me receitou antidepressivo para engordar e engordei ,não sei por que em mim faz engordar,claro que tem que tomar remédio para abrir apetite .