Gente… como é difícil postar aqui no blog quando a gente tem um bebezinho em casa!! É só sentar no computador que lá aparece alguma coisa para fazer! Esses dias estava com o bebê e pensando em leite (aliás acho que só vou pensar nisso nos próximos meses né! rs) e comecei a lembrar que vários pacientes sempre me perguntam se vale a pena parar de tomar leite e derivados de leite para emagrecer.

Então hoje resolvi falar um pouco exatamente sobre isso, se compensa ou não tomar leite.

A verdade e mais pura verdade é que se formos parar para analisar, nós somos realmente os únicos “animais” que consomem leite de outro animal. Vocês provavelmente nunca vão ver um filhote de cachorro mamando na vaca e assim por diante. Nosso organismo não é muito bem preparado para este consumo de leite de vaca/cabra, seja lá o que for.

O que acontece é que  ao ingerirmos qualquer LEITE, estamos consumindo uma fonte considerável de LACTOSE. A LACTOSE nada mais é do que o açúcar naturalmente presente no leite. Ao nascermos, todos nós temos uma enzima no trato digestório chamada LACTASE. Essa lactase é responsável por quebrar a LACTOSE do leite e assim nós o digerimos melhor. Conforme vamos crescendo, essa LACTASE vai se perdendo e muitos adultos quase não a tem. Algumas crianças deixam de ter LACTASE desde pequenos e aí desenvolvem às famosas intolerâncias ao leite, precisando de fórmulas específicas sem LACTOSE.

TODOS os adultos tem essa deficiência de LACTASE e portanto não digerimos bem os leites e derivados.Aí você me pergunta: mas eu tomo leite e não me acontece nada! Realmente! Algumas pessoas podem e devem continuar tomando seu leitinho para o resto da vida pois conseguem digerir o leite bem, mesmo com pouca LACTASE.

Se vocês viram o post sobre a dieta do tipo sanguíneo, puderam perceber que o único tipo sanguíneo que teoricamente se dá bem com fontes de leite é o tipo B! E o tipo A, O são bem ruinzinhos nestes aspectos! (leia aqui ó: tipo A, tipo B, tipo O, tipo AB).

Entre nós nutricionistas, esse questionamento sobre consumir ou não o leite é super controverso. Já na faculdade (há 11 anos atrás….), tinha vários professoras com opiniões divergentes.

Então vamos à minha sincera opinião:

O leite é uma fonte SUPER HIPER MEGA BLASTER importante de cálcio. Nada, nenhum alimento vai substituir o leite (não me vai cair na lorota de que espinafre e brócolis tem cálcio hein gente? eles até tem mas a gente quase não aproveita esse cálcio vegetal). E por isso caimos no dilema d importância do cálcio x consumo de leite.

Se você gosta de leite, se sente bem quando toma o leite, se tem prazer de tomar aquele cafezinho com leite pela manhã..: continue tomando leite!!

Agora, se você percebe que não digere muuuito bem o leite, você precisa se auto avaliar: quando toma leite se sente bem? Seu intestino prende ou solta? Você tem dor de cabeça frequente? Como é a sua pele? Lisinha ou cheia de pequenas manchas/alergias? Se você vira e mexe tem uma alergia ou não se sente 100% bem, experimente tirar o leite um pouco do cardápio para ver a diferença. A outra opção é trocar o leite de vaca por fontes como o “leite” de soja.
Então só tire o leite da sua dieta se você realmente não se sente muito bem com ele!
Uma outra opção é tomar iogurte, por ser parcialmente hidrolisado pelos lactobacilos vivos, eles são mais facilmente digeríveis.
Quem realmente tem intolerância/alergia ao leite, precisa de acompanhamento profissional para fazer a suplementação de cálcio!
Combinados??
Até a próxima!
Carol DI Guimarães
nutricionista
www.saboridades.com

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

19 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Glaucia 21/05/2012 at 08:54 -

    Muito legal!
    Há alguns anos atrás fiquei mal, intestino solto, mal estar. Meu médico informou que eu tinha intolerância a lactose. Daí que me dei conta do porquê sentir dor de barrida todas as vezes que tomava leite. Nunca fui fã de leite, a partir daí dei uma cortada geral. Realmente percebo alteraçao na pele e alergias que do nada aparecem…bom, hoje tomo o leite de soja, e sinceramente, gosto muito do sabor. Geladinho é uma delícia!!!

    • Saboridades 21/05/2012 at 11:28 -

      ótimo comentário Gláucia! Só fica de olho se o leite de soja q vc está tomando tem cálcio ok?
      bjão

  2. Fabiane 21/05/2012 at 11:11 -

    Oi Carol!
    Primeiramente, parabéns pelo seu BB! Que Jesus continue abençoando ele grandemente!
    Eu AMO leite e todos os seus derivados, rsrs, e nunca fiz um teste de tira-los do meu cardapio, mas vi esses dias a dieta detox da Oprah aqui no seu site e vou comecar hoje =), como eh uma dieta que nao pode ingerir produtos animais vou poder prestar atencao nisso, se me sinto melhor ou se nao vejo diferenca!

    Amo seu blog, tem me ajudado bastante na minha luta com a balanca!

    Obrigada! Bjooo

    • Saboridades 21/05/2012 at 11:17 -

      Oi Fabiane! Seja bem vinda! Vc sabe que essa detox da Oprah é o máximo mesmo! Dá energia, super saúde!
      Se tiver dúvidas me procure!
      bjos

      • Fabiane 22/05/2012 at 15:34 -

        Obrigada Carol!!! Amei o recadinho e a vista em meu blog!!!
        Bjinhooo

        • Fabiane 23/05/2012 at 14:16 -

          Oi Carol!
          Gostaria de saber se vc pode me ajudar. Como eu disse estou fazendo a detox da Oprah, porem tenho me sentido fraca, sonolenta e ontem senti dor de cabeça! Sera que pode ser da dieta?!

          • Saboridades 23/05/2012 at 14:25 -

            muito difíil.
            capriche em frutas, verduras, sucos
            arroz, feijão no almoço
            bjos

  3. Carla 21/05/2012 at 11:18 -

    Perfeita como sempre!!!! Bjs

  4. Daniela 21/05/2012 at 14:36 -

    Olá! E outra dica é pra mulheres que amamentam para cuidar com a ingestão do leite;latose. A minha pediatra liberou, mas com moderação, e semana passada abusei um pouco do iogurte, que adoro e ajuda nas calorias né?, mas minha bebê de 2 meses e meio já passou a sentir mais cólicas. Então prestem atenção que pode acontecer com vcs tbém. E qdo diminui o iogurte melhoraram os sintomas da cólica. Bjos!

    • Saboridades 22/05/2012 at 17:46 -

      ótima dica!!! bjos

  5. mara 22/05/2012 at 17:00 -

    muito obrigada pela dica vc e OTIMA bjos mara

  6. mara 22/05/2012 at 17:01 -

    obrigada vc e OTIMAAAAA

  7. Lila 22/05/2012 at 21:36 -

    Ainda bem que não passo mal tomando leite, pois amo demais, não sei se conseguiria cortar da alimentação, meu tipo de sangue é o AB, mas acho que saí fora da curva desse tipo sanguineo, pois além de tomar qq tipo de laticinios só consegui emagrecer eficientemente comendo bastante carne, até mesmo porque estou fazendo a dieta Dukan, com seu precioso auxílio, se não fosse seu site dando dicas e receitas Dukan, não teria ido tão longe, já emagreci 8 quilos em um mês….

    • Saboridades 23/05/2012 at 14:27 -

      uau!parabéns bjos

  8. SABRINA 29/11/2012 at 19:33 -

    Olaaa, td bem???

    Adorei o seu post me ajudou bastante.
    Há uns 4 meses tirei carnes, açucares, doces, leites e derivados do meu cardápio. O 1 motivo foi por uma dieta mais saudável, a 2 foi por causa de uma esofagite abeçoada..rsrs Toda esta mudança pode estar contribuindo para eu perder muito peso? Até hj já perdi quase 6 kl. O que posso fazer para nao continuar perdendo tanto?
    Aguardo ansiosa a sua resposta…
    Obrigada desde ja querida…

    bjim

    • Saboridades 30/11/2012 at 10:04 -

      Sim claro! Quando mudamos nossos hábitos e adotamos estilo de vida mais saudável consequentemente emagrecemos.
      A melhor coisa afazer é vc consultar um nutricionista e avaliar toda a sua alimentação!
      bjoss

  9. Carol 03/01/2013 at 18:02 -

    E o leite com baixa lactose? O que vc acha? Obrigada…

    • Saboridades 06/01/2013 at 17:20 -

      Gosto e indico muito tb! bjs