Oi gente!

Este post está programado porque provavelmente estou no hospital com o baby André! Como tive que agendar cesárea, ele está programado para nascer dia 02 de maio, quando estou quase completando 40 semanas de gestação, o mesmo dia de aniversário do meu pai! Vovô e primeiro neto fazendo aniversário juntos!! O máximo não??

Bom, vou falar um pouquinho sobre cuidados pós parto que me programei para ter, já que trabalho numa clínica cheia de médicos, então vou falar da dieta pós parto e dos cuidados que me falaram para ter!

DIETA

A mulher que amamenta precisa ter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, sem se preocupar em ficar contando muitas calorias. O mais importante agora é pensar no bebê, e na adaptação com a amamentação. É comum as mulheres referirem muita fome e sede (o que realmente dá para entender já que cada ml de leite produzido gasta 1 caloria!!! Isto significa se produzir 500 a 1000 ml de leite por dia, a gente gasta 500 a 1000 calorias!!! Melhor que academia hein!)

O melhor a fazer é consumir alimentos de baixa densidade calórica ou seja, alimentos que são volumosos mas não tem muita caloria. Para você entender bem pense assim:

Ao comer 1 bombom sonho de valsa você não vai matar aquela fome, mas a banana é maior, mais volumosa e pode te saciar mais, com bem menos calorias entendeu?

Então o truque mesmo é caprichar em frutas, verduras e legumes. Além disso a hidratação é fundamental nesse momento. Beber de 2 a 3 litros de água/chás ao dia é fundamental.

Nada, nenhum alimento tem comprovação que irá aumentar a produção de leite (esqueça canjiquinha, milho, fubá etc).

O que eu vou seguir: muita água, frutas, se alimentar a cada 2 a 3 horas. Tomar chás como camomila e erva doce e caprichar em alimentos para evitar o baby blues (aquela depressãozinha pós parto): banana, verduras verdes escuras, brócolis e cereais integrais. Evitar: chocolate e leite/iogurte (nos primeiros dias acho que vale a pena tirar a lactose e sentir cólicas do bebê).

Suplementos: pantogar- para diminuir queda de cabelo e vou tomar um pouco de clorofila líquida que comprei nos EUA, a clorofila é boa para a cicatrização interna, é só diluir 1 colher de sopa em bastante água e tomar. A outra opção é suco verde.  Eu tomo suplementos de lactobacilos desde o final do oitavo mês e pretendo tomar até uns 3 meses do bebê, ótimo para prevenir prisão de ventre, além de melhorar a imunidade.

BELEZA

Atividade física- zero até liberação do médico.

Cinta- o cirurgião plástico da minha clínica recomendou e vou usar sim! Acho super importante, as melhores são as que não tem colchetes ou velcro, devem ser de vestir, como uma segunda pele, como estas daqui:

 

 

 

 

 

 

Procure conversar com seu médico sobre usar ou não a cinta ok! Aliás melhor indicação é SEMPRE conversar com seu obstetra antes de tomar qualquer decisão!

Cremes e cuidados pele- estive na dermatologista e peguei todos os cuidados que devo ter na fase pós gestação:

1) Creme para estrias- Strivectin associado com um ácido (permitido para amamentação, não vou falar o nome para não incitar ninguém a usar creme sem prescrição!).

2) Queda de cabelo- Pantogar (suplemento oral) + Shampoo Vichy anti queda (queda de cabelo de grávidas de menino é super acentuada!!!)

3)Cicatriz da cesárea- mederma, cicatricure ou outro gel para a cicatrização.

4) Hidratação do corpo- Aveeno ou outro creme- uso diário.

5) Rosto- água termal (acho o mais fácil de usar é só borrifar rsrs) + Produtos Clinique dia e noite!

Bom é isso gente!

Bastante coisa né!

Basta saber se vou dar conta ou não! rsrs Mas isto eu conto para vocês depois!

Beijos

Carol Di Guimarães

nutricionista

www.saboridades.com

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Priscila 03/05/2012 at 16:55 -

    Excelentes dicas, Carol! Vou anotar pra quando for minha vez, rsrsrs BeijO* pra vc e pro baby André

  2. Silvana 03/05/2012 at 17:54 -

    Mais uma vez Boa Sorte Querida!!!!
    Muita Paz !!!!